A SÍNDROME DO ANONIMATO
Certo dia dois amigos conversavam sobre diversos temas, quando começaram a falar sobre Literatura Brasileira. Um deles tirou do bolso um papel amassado, meio sujo e amarelado pelo tempo. Pediu a atenção ao companheiro e começou a ler um belo poema retratando o homem como um ser egocêntrico, mostrando a nossa realidade política, social, cultural e econômica, transferindo toda a responsabilidade de mudança para o próprio homem. Quando terminou a leitura perguntou ao amigo ouvinte o que achava do poema.
__Mas...é uma obra perfeita, nunca ouvi nada comparado a este poema, é uma unanimidade no mundo literário e da cultura.
__Que bom que você gostou, acho que é um excelente poema. __Comenta o amigo leitor.
__Quem é o autor deste maravilhoso poema? ___Pergunta o amigo ouvinte.
__É do poeta Tomás Antonio Gonzaga. __ Responde o amigo leitor.
O amigo leitor percebendo todo o entusiasmo e fascinação do amigo ouvinte resolve contar-lhe toda a verdade:
__ Brincadeira de minha parte, este poema é de minha autoria, já faz alguns dias que eu o fiz. Em um momento crítico da minha vida peguei a caneta e comecei a escrever, dando assim vida a este poema, desculpe por não ter lhe dito antes.
__É possível que seja seu.__Indaga o amigo ouvinte.
__Mas não acabastes de me dizer que ficou um poema maravilhoso?__Questiona o amigo leitor.
__É, ficou mais ou menos, você tem futuro, mas...Tu precisa melhorar um pouco mais, não estou te criticando, estou apenas contribuindo com a minha opinião. Já está um pouco tarde e tenho que ir embora. Até outro dia.__Comenta o amigo ouvinte saindo apressado, sem olhar pra trás e desaparecendo na primeira esquina que encontrou. Deixando o amigo leitor feliz com a sua adorável comprovação dos reais fatos que regem a sociedade brasileira.
(Autor: Antonio dos Anjos)