CANTAR É UMA VIRTUDE DOS ANJOS.
Imaruí, SC 12 de fevereiro de 2006
Minha amiga Elis:
Rouxinol do canto puro.
Hoje, esta minha mensagem começa como se fosse um diálogo, a bem da verdade, dirigida a uma amiga de longa e de severas confidências.
Antes de propriamente entrar no assunto pertinente, eu quero de forma envaidecida agradecer a tua mensagem e o teu beijo que recebo sempre com muito respeito.
É que nós velhos somos assim mesmo, agradecidos e orgulhosos por sermos alvos de pessoas tão lindas.
Na verdade, Elis, estes meus olhos já se acham cansados, mas eles já viram tantas coisas que tu nem imaginas, por isso, os meus olhos pouco mesmo me fizeram feliz.
A minha vida foi uma história, uma fantasia sim, mas por ter sido assim desta maneira, acredite, eu ainda a amo.
E, de tanto amá-la, sinto o meu coração já um tanto quebrado, choroso e cheio de rumores, por não ter feito as coisas de uma melhor forma.
Felizmente, ela foi uma sucessão da minha introvertida personalidade, entretanto, se eu tentasse me mudar, seria uma violência cometida contra mim mesmo.
Agora, quero te informar que quando tu quiseres me mandar alguma mensagem, se eu merecer é claro, por favor, faça através do meu e-mail que, agora, já se encontra em teu poder.
Explico-te as minhas razões:
Sai do Clube da Amizade, porque eles fizeram um trabalho, um engano completamente irresponsável.
Foi o seguinte: Eu mandei um e-mail para uma amiga em Belo Horizonte.
Ela é uma pessoa muito especial, Doutora em Psicologia e me fornece revistas especializadas em psicologia e, inclusive, me recomenda livros dessa área.
Haja vista que já me presenteou com o livro “Fenômeno Humano” escrito pela brilhante sabedoria do Padre Pierre Thaillard de Chardin.
Aliás, esse sábio não é um psicólogo, mas sim um renomado naturalista, autor do referido livro e que foi proibido pelo Vaticano.
O dito e-mail era um agradecimento, imagina o que aconteceu? Caiu em outro e-mail, exatamente no da pessoa que eu jamais desejaria que caísse.
Deu uma confusão danada, uma ciumeira e quase a perdi, felizmente, agora, já nos entendemos perfeitamente e estamos programando uma viagem para a Suécia.
Como eu te elegi a minha mais nova confidente, estou te contando isso, espero que não reveles a ninguém, nem mesmo sob tortura.
Brincadeira tem hora!
Agora, tenho um poeminha para ti, simples e velho como eu.
CANTAR UMA VIRTUDE DOS ANJOS.
Pablo Neruda.
Cantas e a sol e a céu com o teu canto.
Tua voz debulha o cereal do dia.
Falam os pinheiros com sua linha verde.
Trinam todas as aves do inverno.
O mar enche seus porões de passos,
De sinos, cadeiras e gemidos,
Tilintam metais e utensílios,
Chiam as rodas das caravanas.
Ma só a tua voz escuto e sobe
Tua voz com vôo e preciso de flecha,
Desce tua voz com gravidade de chuva,
Tua voz esparge altíssimas espadas
Volta tua voz pesada de violetas
E logo me acompanha pelo céu.
Deste poeta velhinho, que gostaria de espargir mais luzes sobre o teu caminho.