CARTA AOS FILHOS
Eu li um texto da escritora Maria Olímpia Alves de Melo, em que a mesma diz estar acostumada a perder objetos e que por isto não chora. Achei intreressante porque eu também sou assim. Até digo que, se alguém carregar o único automóvel do qual disponho,ou outra bobagem qualquer, não chorarei, nem gritarei. Eu e a escritora temos isto em comum. Entretanto, acredito que algo em mim está anestesiado, pois as minhas três filhas estão distantes de mim _ não que as tenha perdido, mas perdi aquelas crianças sobre as quais tive um certo poder, ou pensei ter _ e não me desespero. Cada uma procura seguir o próprio destino, coisa muito natural para elas e para o mundo. Nunca para uma mãe.
Não choro, não grito, simplesmente porque a razão me informa ser perda de tempo.Por mais que chorasse ou gritasse não conseguiria mudar a situação.
Espero que vocês tenham bastante clarividência e discernimento para compreender o que está acontecendo no que se relaciona à irmã mais nova, a caçula, a mimosinha, a risonha cujo riso se transforma e fica mais comedido e até preocupado. Enfim, nem os maiores filósofos da humanidade conseguiram até hoje decifrar o enigma humano.
Não relacionem e nem passem em rosto o que fizeram com a melhor das intenções, para ajudá-la; não a critiquem impiedosamente, pois Jesus nos deu a maior das lições, a do perdão.
Tentamos todos alguma coisa, que não era a vontade de Deus, ele sempre sabe o que faz. O dia de amanhã é uma interrogação, o minuto seguinte também o é.
Recebi, receberei e acatarei decisões de meus filhos, façam o que fizerem, não mudarei, Deus sabe disto. Cada um tem suas razões e nada podemos contra este fato, mesmo que julguemos as tais razões como erros ou pecados. Deus é quem sabe e sonda cada um de nós. Eu não sei lutar contra a vontade alheia, não faz parte do meu ser, do meu íntimo, mesmo porque não adiantaria alguém lutar contra as minhas próprias razões.
Esta é a minha concepção de Amor. Com este mesmo calor amo cada um de vocês, uma verdadeira paixão, intensa e impotente.
Beijos para todos.