Cartas da Autoestima I
Boa noite meu caro.
Como seu psicanalista fico muito feliz com sua decisão de romper com as correntes da depressão trilhando um longo porém certo caminho.
E indo direto ao ponto, passo a você o primeiro exercício interior.
Na sua primeira folga depois de hoje, saia sozinho, se o fez em outros tempos por não ter opção, o faça agora por opção sua, escolha um programa do qual goste, mas que goste mesmo, não o que outras pessoas achariam legal, não importa se outros achariam chato, esquesito, de mal gosto, ou seja lá mais o que pensariam, a prioridade, ( entenda, PRIORIDADE ), é você gostar. É muito importante que você não permita outras pessoas, por mais que goste delas, saia só você, e se possível não conte a ninguém sobre onde vai, para que ninguém fique ligando para saber, atrapalhar, ou coisa parecida. Vou mais longe, diga que é trabalho, reunião, estudo, ou outra coisa, e que só liguem em caso de emergência, seja louco mais não bobo, não vá para onde for perigoso, nem faça nada sem segurança para você, ter cuidade de si também é se valorizar.
Segunda coisa vital, compre alguma coisa para você, que seja um desodorante, uma cueca, uma meia, mas compre.
Terceira coisa, pense tudo com calma, se algo der errado não importa, você estava se esforçando para se prover de momentos bons para você, por causa desse esforço, relaxe.
Pode acontecer de justo neste dia que você separou para você, alguém te ligar querendo sair, talvez até aquela moça que você gosta, agradeça, seja cortez, mas decline, lembre-se, se você não for emocionalmente indepedente, será um escravo velado sempre procurando um senhor, seja um relacionamento, seja um carro, seja consumismo, enfim, por aí vai...
Vá para um lugar preferencialmente vazio, para ninguém chegar procurando conversa, esse dia, é para você com seu silêncio e pesamentos.
Compre um caderno grande, agenda, ou diário, e escreva com suas palavras sobre essa experiência, o texto não tem que ser grande ou pequeno, fale do seu coração. Um bloco de notas digital também serve, guarde só para você.
Por agora é isso, te enviarei outra carta em breve, não se preocupe, estarei por perto se você precisar.
Bom passeio!