De Xexéu para Mimita

Chérie,

tens razão, os tempos tumultuados que vivemos parecem ter-nos afastado. E como podes observar, é essa roda viva que trégua não pode dar. Continuo, inobstante, trabalhando como um condenado, como tens podido acompanhar pela página eletrônica nossa e pela mídia em geral. O Inácio, contudo, é que continua ocupando tanto espaço, apesar de confinado a um único cômodo. E parece cômodo, sem o assédio da imprensa, dos jornalistas, dos paparazzi...É o que antevejo para mim, ao cabo de meu mandato. Curitiba soa-me apetecível por seu clima, mas a proximidade de Eduardo, tão calado, me preocupa. Como sabes, sempre fui solidário com os amigos.

O episódio das gravações do falastrão muito me entristeceu, por tinha apreço e até admiração pelo espírito empreendedor do rapaz de Goiás. Mas não deixei de prestigiar a carne da Friboi que defendi com denodo pelo bem do país, e até recomendei à do lar que aumentasse nossa quota de proteínas. Como sabes, o petiz está na fase de crescimento e de desenvolvimento intelectual. Já não mais passa horas em cima do skate. Compraz-se progressivamente com a leitura de clássicos franceses e de Machado. Com pouco vou introduzi-lo também os escritos de José Sarney e do poeta parnasiano de Pitangui, Josanfrei. Minha poemática por sua complexidade e sutileza ficará para a sua maturidade.

Cabo Verde foi ótimo, no aconchego do isolamento do Atlântico, e na contemplação da Ilha do Sal. Perante uma platéia atenta e bem informada, pude externar aos meus pares o que penso, e pratico desta flor do lácio, que de inculta e bela, passa a erudita, sem sequela.

Queria tanto fazer-me acompanhar de ti, numa viagem destas, onde poderíamos trocar nossas impressões, que apesar de diferenças de metodologia, sempre convergiram. E tomaria a liberdade de beber mais de teu castiço francês, que ainda me parece bicho de sete-cabeças, sobretudo nas conjugações e no emprego pronominal. A pronúncia sempre dominei, felizmente.

Contando os dias para encerrar meu modestamente tão bem-sucedido interinato, tenho a esperança ainda de formar uma equipe de notáveis para o encerrar com chave e chuva de ouro. Gandrinha, é claro, continua em meus planos e cheguei a pensar neste celibatário convicto para a nossa Pasta do Exterior. Esse moço fala com o Criador, e tem a liberdade para viajar sem o risco de constrangimento de deixar a família.

Setembro se avizinha, e já me vejo em 78 rotações. Vinil resistente e de boa sonoridade. Quero ver-te em minha festa de aniversário, bem como nas bodas de prata, ocasião que já vem sendo zelosamente preparada para surpreender Chela. Conto também com uma boa comida mineira para abrilhantar o evento. Os moços do Clube da Esquina serão sempre bem-vindos, desde que não roubem... a cena, bien-entendu.

Os pães de queijo continuam fazendo o maior sucesso em nosso café matinal e no lanche da tarde. Tens que deixar de esconder a receita, já tantas vezes reclamada por Chelinha.

Vou cuidar da extra-agenda, são horas.

Bisous pleins d'amitié sincère

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 19/07/2018
Código do texto: T6394804
Classificação de conteúdo: seguro