PRECONCEITO RACIAL NA LITERATURA

Douglas,

Gostei do assunto o PRECONCEITO RACIAL NA LITERATURA.

Não sendo “descobertas”, apontam ao modo como o racismo se reflecte na literatura. E como o racismo ou o preconceito, se insere nos valores de uma determinada época. Mas será que o racismo/preconceito não continua, embora com outra roupagem?

O tema é oportuno.Mas a crítica precisa de ser aprofundada.Hergé lido por muitos, nas histórias do Tintin, reflectiu no seu "Tintin no Congo" os preconceitos belgas sobre África, e também os europeus, na época. Mas a "história" do Tintin terá que ser interpretada dentro do contexto. Portanto, não é proibindo que se mascara a hipocrisia, pois o preconceito continua. Mas é racismo? É que não existe raças humanas . Contudo a palavra "raça" tem mais conexão com culturas.É neste sentido que deve ser compreendida!

Segundo a articulista Rosângela Inojosa Galindo, in Diário de Sorocaba(http://www.liberal-caboverde.com/noticia.asp?idEdicao=64&id=15065&idSeccao=543&Action=noticia), também nas produções mais recentes "se notam as mesmas intolerâncias com as diversidades culturais, étnicas, sócio-econômicas e religiosas" E pergunta :"Até quando o homem sentirá estranhamento em relação ao outro apenas por sabê-lo e vê-lo como diferente? Até quando a economia, a política e outras instâncias do poder manterão esse padrão discriminatório em relação a determinados grupos para depois tirarem proveito dessa estigmatização?"

E quem explica o corporativismos , a construção do poder, a defesa dos grandes interesses? E as grandes ignorâncias frente aos "outros" ?

Mas, certamente, que temos algumas "pequenas" ações a levar adiante. Por exemplo a revisão dos livros escolares.A crítica sobre estes! Como explicar que, não há muito tempo, nas escolas se ensinasse nos livros que os Índios "não tinham cultura". Aqui também se confundia "cultura" com "civilização ocidental", considerando-se que só a civilização ocidental tem "cultura"!

Margarida Castro

Douglas Lara
Enviado por Douglas Lara em 06/08/2007
Código do texto: T595051