De Mimi para Chechel

Querido, mon cher,

Compartilho de tua indignação com relação ao desprezo de Janot, que ainda não te incluiu na sua lista. É-me sumamente desconfortável ter sido mencionada, enquanto estás de fora. Afinal, a não ser na formação da chapa que nos elegeu estivemos sempre juntos, amigos para sempre, na expressão sonora de Julio Iglesias.

E como avalias meu desempenho em discursar na língua de Diderot, Platini e Tigana? Embora não de todo entendida, fui muito elogiada em países de língua francesa, e alhures. Recebi até convite para apresentar-me no Haiti, que agora se sente esvaziado com a saída do valoroso contingente de paz que lá mantivemos por vários anos.

Chela era ainda uma adolescente quando lá nos instalamos, a convite da ONU. Operação baratíssima para um exercício prático de projeção da imagem do Brasil no exterior. Como bem sabes, a vida lá, é bem em conta e, se me permites uma sugestão humanitária, de empoderamento de uma população carente, manda a bolsa-família para eles.

Soube que viste fantasma no Alvorada e preferiste, destarte, retornar ao acolhedor, e menos ostentatório Jaburu. Fizeste bem, antes até de desempacotar todo o mobiliário. Menos despesa, portanto, para o Erário.

Mas eu também devo admitir os meus medos. Imagina só o quanto padeci na visita a Versailles, sobretudo diante daqueles apavorantes espelhos, que tanto deformam nossa imagem.

E olha que o Indignácio e seus meninos já haviam dado uma boa limpa naquelas moedinhas que tanta toxicicidade causam aos peixinhos do fosso do Alvorada, que em meu tempo pensei em aterrá-lo, mesmo diante da possibilidade de protestos dos ambientalistas. Mas minha argumentação é irresistível: aquilo ali é um desperdício colossal de água. Quando regressar, vou cuidar dessa questão, e conto com teu inestimável conselho. Como soeu, sói e soerá. Amigos para sempre.

Estou levando os pãezinhos de queijo ao forno agora. Estarão prontos dentro duma meia hora, a tempo ainda de comporem parte da merenda de Michelzim. Bessias os levará. Aliás, acho pertinente que consideres que ao Bessias se incumba também de acompanhar Michelzim à escolta, perdão, digo escola. Afinal, nem sempre Chela estará disponível, sobretudo agora que abraçou o Criança Feliz.

Se em teus momentos de folga, de folguedo e de vagares, queres praticar teu francês, je suis toujours disponible.

Bises, de ta Mimi

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 17/03/2017
Código do texto: T5943473
Classificação de conteúdo: seguro