Feliz dia das mães!

Para Bruna, Carolina, Lara, Renata, Yasmin, Patrícia, Bárbara, Vanessa, Bianca, Luana, Sofia, Isabela, Maria, Maria Eduarda, Ana Júlia, Beatriz, Camila, Laura, Amanda e todas as outras mamães

Mãe é uma palavra engraçada. Do latim "mater", significa propriamente a pessoa que dá a luz. Diferente isso, ainda mais porque a maioria das palavras podem ser fracionadas em termos que significam outras coisas: mas "mãe" é uma palavra única.

Mãe não é só biológica. Mãe é quem cuida. Mãe é quem sofre. Mãe é quem ama e é puro perdão. Mãe é amor, amor é mãe. Deve ser indescritível a maternidade. Meu pai, por vezes, tentava descrever a paternidade, mas você, mãe, deu-me palavras incomensuráveis sobre essa experiência. A dor de ser mãe é de todas a pior, mas é uma dor prazerosa, uma dor incrível, a dor da vida.

A mãe é o organismo mais versátil que se tem no meio natural. Não tem jeito. Elas sacam tudo, tudo mesmo, percebem tudo e sabem tudo. Não tem mãe que deixe o filho sem explicação. E simplesmente parir não é ser mãe, ser mãe é muito mais, não é necessário ficar grávida para ser mãe um dia.

É uma palavra tão incrível que o pai também deveria ser chamado assim. Quem ama, cuida, dá o peito para a criança mamar e dá a barriga para a criança desenvolver, dá o colo para a criança deitar e dá a bochecha para a criança beijar. Dá a própria vida pela vida do filho. É forte, é tenaz, é linda e atraente, e é nossa, ninguém toca. Todos nós temos o tesouro que é a nossa mãe. Nenhuma namorada, esposa ou mesmo filho poderá ser mais importante que a nossa mãe, nunca. Mas a mãe dá toda a importância do mundo aos seus filhos: e esse é o verdadeiro amor. Amar sem esperar retorno, mas quando retorna, vem multiplicado.

E o mais engraçado mesmo dessa história toda é que um dia a nossa mãe morre, para interceder por nós lá do céu. Portanto, eu te valorizo, mãe. E se não estivesse mais aqui, te lembraria com carinho.

Da sua eterna criança,

Marcos, Júlia, Fernanda, Bruno, Renato, Renata, João, Denilson, Iraídes, Joana, Daniel e todas as pessoas nascidas deste mundo.

Alberto Fitzgerald
Enviado por Alberto Fitzgerald em 11/05/2013
Reeditado em 11/05/2013
Código do texto: T4285554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.