O velho Zé vaqueiro
Depois de tanto tempo longe de casa, o velho resolveu voltar ao chegar na entrada da cidade com varia novidade ele começou a deparar, a cidade havia mudado e o povoado também, dos rostos comenhecidos nenhum era visto.
O coração acelerou e começou a suar frio, ao chegar na vendinha onde ele costumava comprar doces para o unico filho logo percebeu que não era mais o velho Bento que estava la.
Parado em frente ao balcão olhando um rapaz que atendia ao choro do filho que havia caido, sentiu uma dor enorme no coração,perguntou ao rapaz : cade o velho Bento ?
O rapaz respondeu, logo se ve que o senhor não passa aqui a uns bons anos, o velho Bento morreu sorrindo vendo o por do sol, como ele dizia que não precisava sair daqui para ser feliz. E então o viajante começou a perguntar por muitas outras pessoa e cada resposta ele ficava mais assustado e então pediu uma agua ardente para limpar a a poeira da garganta e com muito medo da resposta perguntou.
E a familia Zé vaqueiro?
O rapaz ficou palido e sem poder disfarçar começou a tremer.
O senhor conheceu o Zé vaqueiro e a familia dele ?
Sim, do que foi feito dele e da familia dele.
então o rapaz pos a falar;
Ele foi embora quando eu ainda era criança, deixou para traz, mulher e filho e ate a pouco tempo a mulher dele ainda o esperava todo dia sentada no banco em frente a tapera, o filho cresceu e construiu familia e ela não quiz ir morar com ele, pois sempre dizia meu Zé um dia vai voltar e ai vai encontra a casa do geito que ele deixou.
O velho então pergunto se ela havia casado de novo, o rapaz respondeu que não.
Mas então ela parou de esperar por ele?
O Rapaz com lagrimas nos olhos respondeu ela se foi esperando por uma pessos que talves nem se lembre mais dela e do filho dela, mas deixou uma carta para ele se caso ele resolva volta.
O velho disse me de a carta que eu entrego ao Zé e pegando a carta foi logo abrindo e o rapaz disse que ele não podia abrir e o velho sem responder nada leu a carta que dizia com poucas palavras.
Eu sabia que você ia voltar e sabia que você não ia me esquecer e nem esquecer nosso filho, agora eu descanso em paz.
Se caso não reconheceu o rapaz que te deu a carta e o nosso filho.
o velho levantou os olhos e respondendo ao rapaz falou.
Fique descansado pois o desejo de sua mãe se cumpriu eu sou o Zé que sempre esperou .
Não peço que me perdoe pois sei que talvez não possa mas peço que me abrace e o rapaz simplesmente o abraçou e disse a velha tapera esta do geito que ela me pediu para deixar a cinco anos atraz antes de morre o se cachorro mateiro esta velho mas esta bem alimentado e seu neto precisa de um avô e eu ainda tenho medos e preciso de um pai.