Preservação Ambiental: Uma responsabilidade social de todo brasileiro
Natal, 10 de Junho de 2012
Querida população brasileira,
Venho através desta como jovem participante de questões de cunho social e atuante nos processos de amenização das problemáticas ambientais do país, afinal componho uma ONG ambientalista defensora do bem estar social sem infligir os limites do equilíbrio florestal, em detrimento da manutenção da estabilidade humana.
Considero a temática preservação ambiental de imprescindível relevância para a discussão no âmbito político e repercussão social, por consistir uma realidade presente, um assunto de interesse comum, e principalmente, uma questão de sobrevivência. Esta questão toma por base o quadro de alterações climáticas globais já perceptíveis, e que podem acentuar os efeitos e torná-los irreversíveis. Fatores como aquecimento global (e as conseqüências deste), a redução das jazidas de petróleo, e da quantidade de água disponível para consumo, desmatamentos, altos índices de eliminação de gases poluentes e intensificadores do efeito estufa natural, contribuem para progressão da problemática.
Como assunto de interesse coletivo, devemos reconhecer que o espaço geográfico-natural proporciona ao homem a qualidade de vida perfeita para sua sobrevivência. Além de constituir o acervo natural do país, a Amazônia se apresenta como um dos patrimônios nacionais mais cobiçados internacionalmente. Pelos aspectos benéficos que ela traria para humanidade, já se pensou na possibilidade de internacionalizá-la. Porém, idéias pressupostas apostam na extinção de grande porção da fauna e flora da região se isso acontecer, além de por em risco o conceito de soberania exercida na nação. É por esse motivo, caro leitor, que o crescente desmatamento dos recursos naturais torna as consequências de um futuro próximo numa realidade presente.
As consequências de atitudes egocêntricas que beneficiam a elite agrária do país ultrapassam os interesses da nata política e dos grandes proprietários. Atinge toda população do globo, como também se torna responsabilidade de todos a preocupação e atuação relativas à preservação ambiental. Em contrapartida grupos políticos e ecológicos (como a WWF) tentam amenizar o quadro de exploração irrestrita e irresponsável, ainda que de forma tímida. Para isso é que foi implementado o novo código ambiental, combater o abusivo e o imprudente desmatamento, e fiscalizar eficientemente as reservas, porém ainda com pouca evolução dos resultados positivos.
Reforço a ideia da necessidade de gerenciar alternativas favoreçam a perpetuação das espécies animais e vegetais e proporcionem a segurança de um futuro para as gerações seguintes, enquanto que a situação ainda é reversível. Fomentar movimentos de caráter social em prol de alavancar a tímida preservação do planeta é responsabilidade de todos, na perspectiva de assegurar a não extinção da espécie humana.
Karen de Araújo.