A SUTILIDADE É UMA VIRTUDE.
Imaruí, SC, 28/05/06
Prezada Cris,
Confesso que entendi perfeitamente a mensagem enviada, embora muito carregada com uma metáfora oriental, aliás, essa é uma práxis de vida desses tão propalados ascetas.
Compreendi com clareza a sutil mensagem com a conotação que lhe é devida e, não com a denotação, pois se assim fosse não a teria decodificado plenamente.
Na verdade, eu não agiria como o referido discípulo, muito pelo contrário, tomaria a rosa e ofertaria ao monge pelo seu sábio entendimento.
O vaso seria o depositário de todas as virtudes e a rosa seria a representação (simbólica) dessas virtudes, jamais destruiria a ambos.
O vaso e a rosa pra mim não constituem problemas, o problema está em quem destrói o sábio arranjo, porque, na verdade, ele não sabe VER com profundidade é apenas um vigia e nada mais.
Mesmo porque, eu não tenho vocação para guardião, não costumo vigiar certos mosteiros, entretanto sou inclinado a VER as coisas com profundidade. (admirar)
Mas a maioria das pessoas não entende a diferença entre vigiar e VER.
Por exemplo: Vigiar um escorpião é apenas acompanhar o seu trajeto e tomar certos cuidados.
Mas VER um escorpião, além de enxergá-lo como um animal peçonhento, isso não é para todos.
O monge, por certo, saberia classificá-lo como um animal artrópode, escorpinídeo provido de 12 segmentos abdominais, dos quais, os cinco posteriores formam com o telso uma cauda terminada em aguilhão, através do qual é inoculada a peçonha.
Não sei se me fiz entender, pois também usei de metáfora para que se veja com conotação se for necessário.
Porque será que certas pessoas, vêem certas coisas com certos olhos?
Tentei explicar a diferença insofismável entre, vigiar e VER!
Eráclito.