TÂNIA CARDOSO 25 ANOS DE CASAMENTO

Tânia Querida

E aí, mulher? 25 anos de casados, é tempo pra burro! Como diz Roberto Carlos, “são tantas emoções”... O que eu devo, então escrever sobre esses 25 anos de relação?

Das venturas e desventuras? Das crises e dos chamegos? Das brigas e das reconciliações? Dos momentos felizes e/ou eróticos?... Ou das aventuras e experiências?...

Melhor será não escrever nada; apenas lembrar, que o segredo do relacionamento prolongado e estável é a desigualdade dos pares. Se estamos juntos há 25 anos, em parte, deve-se as nossas posições antagônicas, fazendo-nos respeitar e ser respeitado, cada qual, na sua subjetividade... O igual é sempre monótono e, às vezes melancólico. É preciso “vento” para levantar a poeira... Foi com essa ventania que chegamos até aqui, e, vamos à busca dum vendaval para nos levar aos 50 anos juntos. – Bodas de Ouro... O resto, é usar “clichês” repetitivos de modelos comerciais para definir o SER e ESTAR das pessoas.

Nós estamos juntos, porque queremos estar juntos. E só se quer estar junto, quando existe uma energia de aproximação, de cujos ingredientes são: querença, chamego, paixão, ternura, tezão, cumplicidade e respeito. - Tudo isto misturado, vira AMOR, pronto para passear na Praça depois levar pra “cama”, fazer um chamego e morrer de prazer...

Fazer bodas de prata é viver juntos 25 anos, que é igual a 300 meses, que é igual a 9.125 dias com a mesma pessoa. E para conviver esse tempo satisfeito, sem vontade de mudar, é preciso muita TEZÃO pelo outro, que por sua vez, dispensa explicação... Tem que saber conjugar o verbo QUERER na primeira pessoa; tem que usar o pronome possessivo (meu marido, minha mulher); tem que usar o plural (nós temos, nós vamos, nós somos, nós queremos, etc.); e na cama, tem que saber fazer o “piscilony”. (minha especialidade). Não existe outra fórmula.

Todos os sociólogos, psicólogos, psicanalistas, filósofos, poetas, sacerdotes, conselheiros e sacanas, falam de experiências advindas de vários casamentos, porque NÃO foram capazes de ter um casamento duradoura com a mesma pessoa...

Escrever e aconselhar uma vida conjugal é muito fácil; eu quero ver o casal estar juntos, por 25 anos, beijando na boca e transando, sempre com se fosse a sua primeira vez! - Isso é coisa pra quem tem fogo de paixão. “Amor é prosa, sexo é poesia”. Quem disse isso foi Arnaldo Jabor.

Nesses 25 anos, já fomos a várias Cerimônias de casamento e também testemunhamos muitas separações; algumas, antes de romper a crise dos sete anos. E nós, aqui, entre “Tapas & Beijos”, comemorando 300 meses de “fudelança”, e bem querença...

Por todo o exposto, não devo escrever bonito, tampouco fazer comentários eloqüentes. Abro mão da retórica, pois o papel aceita tudo e a boca diz o que quer... O exemplo melhor é “Passar a régua e fechar a conta”, totalizando, 9.125 dias juntos. De minha parte, tô feliz e tenho “fôlego” e amôr suficiente para conquistar a “Medalha de Ouro”- 50 anos, com o mesmo querer e mesma ternura.

Um beijão e que Deus continue nos ajudando sempre.

Seu marido.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 18/04/2011
Reeditado em 18/08/2021
Código do texto: T2915422
Classificação de conteúdo: seguro