Carta aos meus amigos

Um dia, descobri que ser bom não é o bastante. Por mais que se seja bom, nunca se é o suficiente, nem para você, nem para os outros. Descobri que ser bom leva tempo, dá muito trabalho, exige, principalmente, humildade. Faltou-me isso durante todo esse tempo. Pensava que era bom, mas não era humilde. Então, eu não era bom. Descobri que isso me machucou muito. Mas a vida não para, e pode não dar tempo para me corrigir. Na verdade, descobri que, se eu quiser ser bom, tenho que me corrigir em várias partes.

Descobri que, o que sou hoje, é resultado das experiências que tive no passado. Na verdade, eu fui transformado em uma junção de infelizes experiências, retalhadas pela depressão e pelo medo, sem nenhuma organização imaginável. Dessa forma, não poderia carregar nada além de pensamentos negativos e imagens de que tudo daria errado. Faltou-me a maturidade para administrar tudo. E, em uma única noite, toda a minha estrutura caiu por terra, por que eu não tinha uma boa base.

Descobri que não posso deixar a depressão me dominar, e que devo aproveitar as oportunidades. Poderá ser a última vez que terei a chance de me reconstruir. Descobri que, se quiser voltar a ser o que era antes, devo reconhecer que errei, e devo me retratar perante meus semelhantes. Tenho que relembrar quem sou, e devo redefinir meus valores. Minha moral, um dia inabalável, se transformou em pó diante da terrível crise que passei.

Descobri que os erros não devem ser esquecidos. Por que são necessários para nossa evolução. Mas não devemos nos lamentar, como crianças inocentes. Devemos levantar a cabeça e seguir em frente, para que os erros sejam válidos, e para que não sejam cometidos novamente. Descobri que as provas que Deus nos impõe nos faz crescer mais depressa, e que devemos ser felizes por termos essa oportunidade. O mundo é muito grande, e pode ser que não tenhamos essa chance duas vezes.

Descobri que sou eu quem faço meu caminho. Deus permite-me seguí-lo, se for da vontade Dele. Mas cabe apenas a mim traçá-lo e seguí-lo. Descobri que não posso mais me queixar das dores e da vida, por que todos temos problemas. E isso não vai resolvê-los. Descobri que ainda tenho muito que aprender sobre mim e sobre a vida. Mas, que, para isso, terei que ter muita força de vontade. E terei que estabelecer minha base, para que os retalhos de experiências não se desmorone novamente. E para que minha fortaleza sirva de abrigo para todos aqueles que me são queridos.

Sendo assim, não devo me queixar que não sonho mais. Porém, tenho que encontrar outras formas de entrar em contato com meus anjos. Tenho que estabelecer outras formas de ter inspiração, e devo voltar a ser romântico novamente. Devo organizar minha vida e meus valores, para que meu caráter não seja duvidoso novamente, e para que meus valores não sejam mais modificados pela depressão. Só assim poderei ser bom.

Só, com isso, poderei ser bom. Ser um bom namorado, para minha linda Carol. Ser um bom filho, para os meus pais. Ser um bom irmão, para meu irmão de sangue, e para as minhas irmãs de coração, Cássia, Olívia e Marcella. Ser um bom amigo, para minhas queridas Jacqueline, Lorraine e tantas outras pessoas que me auxiliam nessa caminhada. Ser bom não significa ser o melhor em algum aspecto. Mas significa poder ajudar prontamente quando necessário. Ser bom não significa saber tudo. Mas significa correr atrás do conhecimento quando preciso. Ser bom significa ter valores e caráter bem definidos, para poder ser referência para os demais. Enfim descobri isso.