CARTA ABERTA ÀS MULHERES

Tenho acompanhado com vivo interesse a escalada do debate em torno da emancipação da mulher. Creio que do lado delas o progresso tem sido grande, não obstante muitas considerarem que muito falta para uma condição justa.

Gostaria, entretanto, de manifestar minha preocupação com tudo isso. Não com a liberdade que a mulher está tendo, mas com uma coisa que está passando despercebido também da maioria das pessoas que têm se empenhado nesses debates: o cumprimento das Escrituras exatamente no aspecto que estamos abordando. Será que o que está acontecendo tem algo a ver?

A algum tempo li na revista Seleções do Readers Digest um artigo escrito por uma senadora dos Estados Unidos da América, no qual ela dizia que queria ver o que as mulheres iriam fazer com toda a liberdade que estavam conquistando.

Apesar de toda autoafirmação da mulher, do espaço conquistado, da liberdade adquirida, será que a mulher está cumprindo o seu verdadeiro papel diante de Deus?

Fala-se tanto em sociedade, mundo, vida, justiça, e esquecemos que todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo para receber, através do corpo, o bem ou o mal que se praticou.

Como o nosso país é tido como cristão, deveria a mulher brasileira se conhecer melhor do ponto de vista religioso, sabendo qual o seu papel no mundo em que vive, devendo estar consciente do seu dever de mulher, mãe, irmã, etc.

Ao fazer Deus o homem e a mulher, deu a eles direitos e obrigações. Esses direitos foram perdidos quando eles falharam com as suas obrigações determinadas. Desse modo, havendo a humanidade se corrompido e perdido o direito, Deus providenciou o pagamento do resgate dela, oferecendo a seu Filho unigênito, para com a sua morte libertar o homem caído da sua condição de réu. Com isso ditou instruções esquecidas ao longo do tempo entre a criação e a reconciliação pela morte de Cristo, que reconciliou a terra com os céus, e derrubou a parede de inimizade que havia entre os povos, pois outrora só o povo de Israel era considerado povo de Deus. Assim, os gentios passaram a mesma condição perante Deus. E essas instruções estão exaradas nas Sagradas Escrituras, carta magna da salvação.

Entre elas temos:

“Vós mulheres, sede submissas à vossos maridos, como Sara vossa mãe na fé, que chamava a Abraão de Senhor. As idosas que sejam castas, sóbrias, de boas obras, prontas para ensinar”. I Pe. 3:1 e 6.

“Vós mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor”. Cl. 3:18.

“Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. I Tm. 3:11.

“As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem; para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada." Tt. 2:3-5.

“A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, na caridade e na santificação”. I Tm. 2:11-15.

Mas o que se vê hoje são mulheres altivas, arrogantes, etc. Pretendendo autoafirmação, acabam como vítimas de sentimentos condenados nas Escrituras, quais sejam: incontinência (sensualidade), lascívia, erotismo, homossexualidade, etc.

Pretendendo se sobrepor aos homens, se masculinizam, se desvalorizando diante de Deus e dos homens. Perdem sua identidade e decaem da graça e da simpatia.

A busca da sua verdadeira identidade não pode ser feita às cegas, tateando. Mas retroagindo e aceitando a condição imposta por Deus, de ser a costela do homem e não a cabeça com ele, ainda que ela seja sua coadjutora. A respeito disso nos fala Paulo: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus próprios maridos”. Ef. 5:22-24.

Adendo: Infelizmente toda cabeça está enferma, e já não pode reger o corpo com os seus membros. Por isso Deus esta levantando mulheres com poder. Os que eram homens de Deus serão envergonhados por isso. Pois não estão fazendo jus as calças que vestem!