Querida Íris
Minha querida, hoje, 16 de maio, tua mãe está de aniversário. Vou contar um pouco da vida dela, tá?
Sabes que ela nasceu no corredor da maternidade? Pois é! A maternidade era (acho que ainda é) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Não sei se fizeram alguma mudança, mas naquele tempo (46 anos atrás) havia uma entrada com uma
Alameda – alameda é uma rua com árvores nos dois lados. Essa alameda era muito comprida, até chegar na entrada do hospital.
Lembro muito bem que do quarto onde eu estava, ainda vi teu avô Alemão pegando o elevador, pois a enfermeira disse: “é prá hoje, mas bem mais tarde”. Acho que ele ainda não havia caminhado toda aquela alameda e tua mãe já estava nascendo. Foi muito rápido e quando eu chamei a enfermeira e me colocaram na maca (aquela cama com rodas, dos hospitais)
“puf” – ela nasceu no corredor, mesmo.
Olho aquela fotografia em que estás no meu colo ( e eu babando de orgulho) e parece que vejo tua mãe ali. Ela era pelada (careca) e melada (loira), como tu; até os olhos eram iguais, azuis, só que os dela, mais tarde ficaram verdes(lindos!) e os teus continuaram azuis (lindíssimos!!!).
Laura Giane, foi o nome escolhido – Laura porque teu avô quis homenagear a madrinha dele, tante Laura (ela era alemã)
e Giane fui eu que escolhi. Sei que vais rir: havia uma menininha de história infantil, num gibi, que se chamava Laura Jane e era muito engraçadinha. Então eu fiz a montagem e deu no que deu: um nome muito bonito, não achas?
Como foi a última a nascer acho que teve mais conforto do que os dois irmãos mais velhos, a tia Helen e tio Ricardo, pois quando ela nasceu eu já estava trabalhando e tínhamos uma vida mais folgada.
Depois que os cabelos cresceram ela ficou só melada. No dia do primeiro aniversário dela mandei fazer um bolo muito bonito, cheio de enfeites. Quando a gente botou a danadinha ao lado do lindo bolo, para tirar uma foto, ela começou a tirar os pedaços e comer e quase demoliu a decoração do bolo...
Acho que ali, naquela hora, ela decidiu ser “arquiteta e decoradora”, o que é hoje...
Íris, deves te orgulhar muito da tua mãe. Desde pequena, Giane mostrou ser muito inteligente e criativa. Entre outras coisas, ela fazia, aos nove anos, ampliação dos desenhos do Walt Disney – Pato Donald, Margarida, Pluto, Peninha e outros. Não lembro como, mas fomos parar na TV Gaúcha (hoje RBS), num programa infantil e colocaram um enorme quadro-verde para ela desenhar. Enquanto o programa se desenvolvia, Giane ia desenhando o Peninha, em tamanho muito grande e muito bem feito. Aos dez escreveu uma pecinha de teatro na escola e dirigiu numa apresentação de fim de ano, se não falha minha memória. Ainda em teatro, como atriz, iniciou aos dez anos, com peças infantis e, quando já estava grávida da tua irmã, Maíra, encenou Alice no País das Maravilhas e só parou porque a “barriguinha” estava muito grande e... uma Alice grávida não dá, não é?
Esta minha “menina” tem uma carreira que ainda continua,
pois ultimamente “virou” cantora, e das boas...
Fala com ela – ou comigo – que vais ter muitas surpresas
e procura conhecer melhor tua mãe, vais ver que vale a pena!
Um beijo da tua avó
Ivonita (Tatá)
Maio/2010