Mossoró, 12 de julho de 2009
Meu adorado pai;
Ontem fui dormir lembrando os teus afagos em mim, das vezes que chegavas cansado à noite, e antes de dormir, ias até a cama de cada um de teus filhos, ajeitava os nossos lençóis, e beijava-nos no rosto carinhosamente. Achava lindo quando me dizias baixinho:
_Que Deus te abençoe e te guarde!
Às vezes, quando meu sono era interrompido por coisas que na época não entendia, ficava assustada e não te deixava dormir. Com muita paciência, armava uma rede e se deitava comigo até que eu conseguisse dormir outra vez. Ah, meu pai, tem coisas que o tempo não apaga...
Fostes um exemplo de pai a vida inteira. Até hoje nunca presenciei uma discussão tua com mamãe, sempre tiveste este cuidado. Uma das coisas que mais admiro em tua pessoa, é que és um homem de poucas palavras e de muita determinação. Só falas o necessário, não é de prometer, conhece a hora de apoiar e sabe exatamente como alegrar cada um de teus filhos.
Hoje, lembrei do dia em que me disseste que sentias muito orgulho de mim, pela filha que sou, e parece que ainda estou vendo o brilho em teus olhos com a resposta que te dei:
_Sou pedaço teu, meu adorado! Também me orgulho por seres meu pai; um homem de verdade, um pai que toda filha gostaria de ter.
Sempre gostei do teu abraço, pai. Do jeito que me chamavas atenção quando era preciso... Lembra quando chegava de surpresa por trás e te beijava na nuca?
Num instante roubava um sorriso teu, desmanchando teu jeito sério, fazendo-lhe cócegas e cafunés. Então, me olhavas cheio de ternura e me dizia:
_Não é a toa que és a menina dos meus olhos... Cuida de tua vida, quero que sejas feliz minha filha.
Logo em seguida, me colocava no colo, brincava com os cachos de meus cabelos... Às vezes, até disfarçava a lágrima emocionado e eu fingia que não via os teus olhos segurarem as águas de tua emoção de ser tão amado.
Obrigada meu querido, antes que chegue o por do sol, voltarei a tua casa e te farei sentir o amor em mim como em todos os dias da minha vida.
Não tem jeito, serei sempre assim... Quando me avistas de longe, vais logo estampando um sorriso porque sabes que te levo alegria no coração. Faço isso porque te amo, és muito importante para mim. Quem dera mamãe pudesse me ver outra vez, pra ser tudo como antes...
Mas num fique triste não, ela ver do coração!
Os melhores ensinamentos que tive, não foram de graduações, nem de livros teóricos que tive acesso, dos títulos que conquistei profissionalmente, foram da minha base, do amor compartilhado, das interações construídas ao longo da caminhada que me ajudaste a seguir.
Desejo-te o céu e todo amor deste mundo, meu adorado!
Carinhosamente,
Tua filha; Antonia Zilma.