Cartas Sóbrias IV - A Fênix
Querida Amiga,
Uma vez, me disseram que uma poesia só é bonita quando tem rima. Mas como ignorar a beleza e o impacto que causam os versos brancos. Como ignorar, como simplesmente não perceber a beleza e a sutileza escrita, não se importando com formalidades de rimas.
Não dizemos que uma flor é linda por que ela tem a completa estrutura, com todas as suas formalidades. Dizemos que ela é linda por que nos agrada. E mais ainda: uma flor é linda por que nos passa um impacto.
Existem diversos poetas que rimam - literalmente - "romã com travesseiro". Suas poesias não são, nem de longe, contestadas. Não se preocupe em querer impor a formalidade ao seu estilo. Assim como existem pessoas que não gostam de maçã, também existirão pessoas que não gostarão de nossos escritos. Mas isso não deve ser motivo para apagar a chama de um poeta.
Não pare de escrever. Não aposente a pena. Leia mais, busque outras fontes de inspiração - tome alguns chazinhos, se for o caso. Mas não deixe que a poetisa dentro de você morra. Não permita que apenas uma ofensa te derrube. Não desanime. Motive-se, não comparando se com os outros, mas com o melhor que você pode ser.
Não pare. O mundo está perderndo as cores e a fantasia. Precisamos de pessoas como você para devolver ao mundo a lucidez e o sentido . Precisamos de poetas e poetisas, que não se importam com as críticas destrutivas. Mas se importam sim, em expressar todo o sentimento que possuem, e que não pode ficar guardado.
"Só você pode tirar o seu destino de seu percurso normal."
Estarei sempre do seu lado.
______________________
Dedico a Sobriedade deste texto à minha amiga Lary Anne, que está passando por alguns dias difíceis com as palavras. Não desista amiga.