Afinal quem é e o que fez o Deputado Federal DANIEL LÚCIO da SILVEIRA? (parte única).

Afinal quem é e o que fez o Deputado Federal DANIEL LÚCIO da SILVEIRA? (parte única).

Origem: - Wikipédia, a enciclopédia livre.

Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. Período – 1º de fevereiro de 2019 até a atualidade.

Nome completo – Daniel Lúcio Silveira.

Nascimento - 25 de novembro de 1982 (39 anos) – Petrópolis, Rio de Janeiro.

Nacionalidade – Brasileiro.

Alma mater – Universidade Estácio de Sá.

Partido – PSL (2018 – 2022), UNIÃO (2022) e PTB (2022 – presente).

Profissão - Cobrador de Ônibus, Policial Militar e Político.

SERVIÇO MILITAR.

LEALDADE – Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Anos de Serviço – 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018,

Graduação – Cabo.

DANIEL LÚCIO da SILVEIRA (Petrópolis, 25 de novembro de 1982 - 39 anos) é um Ex-POLICIAL MILITAR, POLÍTICO, filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.

Ele foi preso em 16 de fevereiro de 2021, após publicar um VÍDEO com INJÚRIAS e AMEAÇAS a Ministros da CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL.

Em abril de 2022, DANIEL LÚCIO da SILVEIRA foi condenado pela CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL à pena de PRISÃO e PERDA do MANDATO PARLAMENTAR pelos Crimes de Ameaça ao Estado Democrático de Direito e de Coação no Curso do Processo.

Posteriormente, foi concedida a DANIEL LÚCIO da SILVEIRA a GRAÇA CONSTITUCIONAL por meio de DECRETO do PRESIDENTE da REPÚBLICA JAIR MESSIAS BOLSONARO, com o propósito de Perdoar a Pena e Afastar os Efeitos da Condenação.

BIOGRAFIA e TRAJETÓRIA POLÍTICA.

Nascido em Petrópolis, Daniel Lúcio Silveira foi COBRADOR de ÔNIBUS entre 23 de dezembro de 2006 até 17 de janeiro de 2007.

Nesse trabalho, chegou a apresentar Atestados Falsos para justificar Faltas ao Expediente, sendo Processado por isso.

Pouco tempo depois, prestou Concurso para a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido Reprovado devido ao Processo por Falsidade.

Em 2012 foi Incorporado Plenamente após Recorrer na Justiça.

Em 2016 o Processo Prescreveu e foi Encerrado. Integrou a Corporação entre 2012 e 2018. Enquanto era Policial, período em que recebeu Sessenta Sanções Disciplinares.

Declarou durante uma Manifestação Contra JAIR BOLSONARO, que torcia para que um dos Manifestantes Contrários ao então Candidato "tomasse um tiro no meio da caixa do peito".

Na sua Ficha Policial, consta que DANIEL SILVEIRA "Mau Comportamento", ficou 26 dias Preso e 54 Detido, além de receber 14 Repreensões e Duas Advertências, sendo Considerado Inadequado para o Serviço Policial Militar, segundo Boletim da Polícia.

Durante o Período em que foi Policial, Cursou Direito na Universidade Estácio de Sá, Concluindo o Curso em 2019. É também Professor de Muay Thai e de Defesa Pessoal.

Foi ELEITO nas Eleições de 2018 como Deputado Federal pelo Rio de Janeiro para a 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados, através do Partido Social Liberal (PSL), com 31.789 votos (0,41% dos válidos).

O Político ficou conhecido porque, antes das eleições de 2018, viralizou nas Redes Sociais um VÍDEO seu ao lado do Deputado Estadual eleito pelo Rio de Janeiro, Rodrigo Amorim, em que ambos os então Candidatos quebravam uma Placa que homenageava MARIELLE FRANCO, vereadora assassinada em 14 de março de 2018 na capital fluminense.

Em sua defesa, Daniel Silveira alegou que a Placa fora retirada pois cobria a Sinalização da Praça FLORIANO PEIXOTO e para transmitir um recado aos Agentes Militantes de que estes não tomariam território de forma ostensiva e pela via de vandalismos.

Dentre as principais votações no Congresso, Daniel Silveira votou a favor nas seguintes pautas: a - MP 867 (que segundo ambientalistas alteraria o Código Florestal anistiando desmatadores). b - MP 910 (conhecida como MP da Grilagem). c - PL 3723 que regulamenta a prática de atiradores e caçadores. d - Novo Marco Legal do Saneamento. e - Anistia da Dívida das Igrejas. f - "Pacote Anticrime" de Sérgio Moro. g - PEC da Reforma da Previdência. h - Congelamento de Salário de Servidores Públicos (2020) e a i - Convocação de uma Convenção Interamericana contra o Racismo.

Daniel Silveira votou contra nas seguintes pautas: - a - Que os responsáveis por rompimento de barragens sejam Criminalizados. b - Que os Professores estivessem fora das regras da nova Reforma da Previdência. c - Aumento do Fundo Partidário. d - E a possibilidade de alteração ou diminuição do Fundo Eleitoral.

Na regulamentação do novo FUNDEB, Daniel Silveira esteve ausente na primeira votação e na segunda votou contra que a destinação fosse apenas para o Ensino Público.

Em fevereiro de 2021, após ter sua Prisão Decretada pela CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL e confirmada pela Câmara dos Deputados, Daniel Silveira deixou o PSL e ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), assinando sua Ficha de Filiação de Dentro da Prisão ao lado do Presidente da Sigla, Roberto Jefferson.

CONTROVÉRSIAS.

COLÉGIO PEDRO II.

Em 11 de outubro de 2019, RODRIGO AMORIM e DANIEL SILVEIRA, ambos do PSL, foram ao Colégio Pedro II, em São Cristóvão para fazer uma Inspeção para a "CRUZADA pela EDUCAÇÃO", que foi empreendida pelos dois parlamentares.

OSCAR HALAC, Reitor da Instituição, tentou impedir a Entrada dos Parlamentares, pois estes não possuíam autorização.

Na ocasião, o Reitor se pronunciou evidenciando sua indignação com o ocorrido, que demonstrou a Falta de Conhecimento dos Dois Parlamentares sobre as regras de entrada e saída da Instituição, e questionou a atitude dos eleitos, que, em sua opinião, estariam preocupados apenas com interesses político-partidários.

O Reitor comunicou o evento à Polícia Federal, para analisar se houve Abuso de Autoridade por parte dos Parlamentares.

RODRIGO AMORIM disse que a "CRUZADA pela EDUCAÇÃO" não tem "escopo ideológico" e alegou ter encontrado nos locais que visitou uma "Forte Doutrinação".

Em 18 de outubro de 2019 foi divulgado pelo jornal O Globo que a Diretoria do Colégio Pedro II fez um Registro de Ocorrência na Polícia Federal.

No mesmo mês, foi divulgado que Daniel Silveira teria que responder ao Processo na CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL.

AGRESSÃO de JORNALISTA.

Em outubro de 2019 foi registrado em VÍDEO que Daniel Silveira teria discutido com o Jornalista GUGA NOBLAT. Ele joga o CELULAR do Jornalista no chão e diz: - “Arremessei. E aí irmão? Te bati, babaca. Vai no STF e me processa. Tu é um babaca, rapaz."

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou uma nota contra a Ação do Deputado, ressaltando que a Ação de Agressão Contra o Jornalista GUGA NOBLAT não fora um caso isolado, referindo-se ao caso ocorrido no dia 20 de setembro de 2019, quando Daniel Silveira amplificou peças de desinformação sobre a Revista AZMINA, criticando virtualmente o trabalho das Jornalistas que tocam o periódico.

A Abraji manifestou solidariedade a GUGA NOBLAT e condenou a ação de Daniel Silveira.

A associação também incitou a Câmara dos Deputados a tomar providências para determinar se houve Infração ao Decoro Parlamentar e para a aplicação das Sanções Cabíveis.

PL SOBRE VÍTIMAS do COMUNISMO no BRASIL.

Em outubro de 2019, Daniel Silveira protocolou um Projeto de Lei (PL) que tem o objetivo de instituir o Dia Nacional em Memória das Vítimas do Comunismo no Brasil.

O deputado não citou os números de "genocídios" no país. Também sugeriu que deve ter campanhas para "Conscientizar" os brasileiros da "Ameaça Comunista".

O cientista político EDUARDO GRIN, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamou a proposta do Deputado do PSL de "absurda" e Desmentiu o Político sobre Fatos Históricos Relacionados ao Comunismo.

ATAQUES à CORTE CONSTITUCIONAL e ao TSE.

Em novembro de 2019, após a decisão da CORTE CONSTITUCIONAL vetar a Prisão em Segunda Instância, Daniel Silveira publicou no Twitter: - "Se precisar de um cabo, estou a (Sic) disposição".

A postagem é uma referência a declaração de EDUARDO BOLSONARO (PSL-SP), que disse em sua Campanha Política em 2018: - "Se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Não manda nem um jipe. Manda um soldado e um cabo (…).

Tira o poder da caneta da mão de um MINISTRO da CORTE CONSTITUCIONAL, o que ele é na rua?"

Segundo o levantamento do Aos Fatos de maio de 2020, Daniel Silveira e um grupo de Sete Deputados Investigados no PROCESSO CONSTITUCIONAL - Inquérito das Fake News -, publicaram em média duas postagens por dia em Rede Social em um período de três meses, com Desinformação ou mencionando a CORTE CONSTITUCIONAL.

Em dezembro de 2020, o Deputado voltou a ameaçar a CORTE CONSTITUCIONAL, e também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao defender o Voto Impresso: - “O Voto Impresso vai acontecer ou então o STF e a Justiça Eleitoral não mais existirão porque a gente não vai permitir".

O Deputado chamou os MINISTROS da CORTE CONSTITUCIONAL de "MARGINAIS", e o Presidente do TSE, LUÍS ROBERTO BARROSO, de "MOLEQUE". Há controvérsias.

PRISÃO.

Em 16 de fevereiro de 2021, Daniel Silveira foi PRESO pela POLÍCIA FEDERAL após divulgar um VÍDEO contendo Apologia ao AI-5 e Ofensas e Ameaças contra MINISTROS da CORTE CONSTITUCIONAL.

A Ordem de Prisão foi expedida pelo MINISTRO e ADVOGADO ALEXANDRE de MORAES.

No dia seguinte, o Plenário da CORTE CONSTITUCIONAL decidiu, por 11 votos a zero, manter o Parlamentar Preso.

No dia 19 de fevereiro, a Câmara dos Deputados manteve a Prisão de Daniel Silveira por 364 votos contra 130.

AÇÃO PENAL por Crimes Previstos no CÓDIGO PENAL e na LEI de SEGURANÇA NACIONAL.

Em 17 de fevereiro de 2021, Daniel Silveira foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República em razão dos Ataques à CORTE CONSTITUCIONAL e ameaças a MINISTROS daquela CORTE.

A CORTE CONSTITUCIONAL recebeu a denúncia em 28 de abril de 2021, tornando Daniel Silveira RÉU em Ação Penal.

Em 14 de março de 2021, a Prisão Preventiva foi substituída por Prisão Domiciliar com Monitoramento Eletrônico pelo MINISTRO e ADVOGADO ALEXANDRE de MORAES, RELATOR da AÇÃO PENAL.

Porém, em 24 de junho foi preso novamente por Motivo de Repetidas Violações ao Monitoramento Eletrônico, sendo a PRISÃO revogada em novembro do mesmo ano.

Desdobramentos da Denúncia pela PGR e Reações na Câmara dos Deputados.

Em 29 de março de 2022, Daniel Silveira fez um Discurso na Câmara e decidiu confrontar a Decisão de ALEXANDRE de MORAES obrigando-o a usar Tornozeleira Eletrônica, finalizando suas declarações em entrevistas posteriores com a frase: - "Quero Ver Até Onde Vai a Petulância Dele".

Em consequência, houve Reações de Ambas as Partes da Discussão: - Dos que afirmam que o Deputado quer se fazer de Vítima, e dos que querem que o Presidente da Câmara paute a Imposição do uso de Tornozeleira Eletrônica para o DEPUTADO ELEITO em ANO ELEITORAL.

Em 30 de março de 2022, o Presidente da Câmara, Arthur Lira, emitiu nota sobre o assunto, afirmando que: "A Casa é Inviolável" e defendeu que o Plenário da CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL analise os pedidos do DEPUTADO.

Depois de mais uma Decisão Controversa de ALEXANDRE de MORAES Interditando Contas Bancárias e estabelecendo Multa Diária de R$ 15 mil, além de Instaurar mais um Inquérito contra o DEPUTADO, desta vez por "Desobediência", como a Decisão de MORAES, contestada pelo MINISTRO NUNES MARQUES Impede o Justo Sustento de Silveira, este, sem alternativa, acabou cedendo e a Tornozeleira foi instalada em 31 de março de 2022.

A justificativa apresentada por ALEXANDRE de MORAES foi de que "O RÉU Mantém o seu Total Desrespeito ao PODER JUDICIÁRIO, notadamente por meio da Perpetuação dos Ataques".

Em 11 de abril de 2022, a defesa de Daniel Silveira ingressou com um Pedido de Suspeição de nove dos onze integrantes da CORTE CONSTITUCIONAL.

O pedido foi feito após a Decisão da CORTE que confirmou a Abertura de mais um Inquérito contra o DEPUTADO, desta vez por "Desobediência".

Condenação pela CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL.

Em 20 de abril de 2022, Daniel Silveira foi condenado pela CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL a oito anos e nove meses de PRISÃO em Regime Fechado, Perda de Mandato, Suspensão dos Direitos Políticos e Uma Multa de R$ 212 mil, por conta de ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS contra MINISTROS da CORTE.

O Plenário da CORTE decidiu pela Condenação com Oito MINISTROS da CORTE acompanhando o Voto Proferido pelo MINISTRO ALEXANDRE de MORAES, totalizando assim 9 votos.

O único MINISTRO que votou contra a PRISÃO foi NUNES MARQUES.

Já o MINISTRO ANDRÉ MENDONÇA apresentou um voto que Divergia de NUNES MARQUES e MORAES, propondo uma Condenação Mais Branda, sendo a favor da PRISÃO por Dois Anos e quatro meses em Regime Aberto.

EDUARDO BOLSONARO foi Assistir ao Julgamento, mas teve a Entrada Barrada por Medidas Sanitárias.

Além da PRISÃO, Daniel Silveira foi Sentenciado a Perder o Cargo de DEPUTADO FEDERAL e os Direitos Políticos.

Todavia, a PRISÃO só ocorreria após o Esgotamento dos Recursos.

Já a Perda do Mandato dependerá da CÂMERA dos DEPUTADOS.

Em seu Relato Condenatório, o MINISTRO ALEXANDRE de MORAES fez as seguintes afirmações: - "a CONSTITUIÇÃO garante Liberdade de Expressão com Responsabilidade..." "A CONSTITUIÇÃO não garante Liberdade de Expressão como Escudo Protetivo para Prática de Atividades Ilícitas, para Discurso de Ódio, para Discurso contra a Democracia, para Discurso contra as Instituições.

Esse é o Limite do Exercício Deturpado de Liberdade Inexistente de Expressão".

Aliados de Daniel Silveira dizem que houve Erro na Estratégia de Defesa, que ofendeu a CORTE CONSTITUCIONAL.

O PERDÃO da PENA.

No dia seguinte à condenação pela CORTE CONSTITUCIONAL, o Presidente Jair Messias Bolsonaro publicou um DECRETO concedendo a GRAÇA CONSTITUCIONAL a Daniel Lúcio Silveira, Perdoando os “Crimes” pelos quais ele fora condenado.

JURISTAS criticaram o DECRETO CONSTITUCIONAL, questionando-o por Ter Sido Publicado antes do TRÂNSITO em JULGADO do Processo contra Daniel Silveira, e afirmando que ele caracterizaria um desvio de finalidade, devido à existência de razões políticas e pessoais por trás da CONCESSÃO da GRAÇA, desrespeitando as razões para o uso do instrumento previstas na CONSTITUIÇÃO.

Também foi questionado se o INSTITUTO da GRAÇA abrangeria os efeitos secundários da pena, como a Perda dos Direitos Políticos e a consequente Inelegibilidade de Daniel Silveira.

Políticos da Oposição atacaram o DECRETO CONSTITUCIONAL e afirmaram que irão apresentar Ações Judiciais buscando a Anulação do PERDÃO da PENA, enquanto outros ELOGIARAM a DECISÃO CONSTITUCIONAL do Excelentíssimo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

NOTAS.

01 - Conforme o Art. 55º, § 2º da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, a Perda do Mandato só ocorrerá após Decisão da CÂMARA dos DEPUTADOS.

02 - O DISCURSO Proferido pelo DEPUTADO FEDERAL faz parte de um DISCURSO FALSEÁVEL já questionado pela Academia Científica.

Há consenso entre os estudiosos da área no que se refere à falsa "Ameaça Comunista" designada ao Brasil em meados do século XX.

Destaca-se que o ano de 1964 marcou "uma divisão clara entre dois projetos para o país: - De um lado estava o Nacional-Desenvolvimentismo de Jango e, do outro, “o Desenvolvimentismo Associado-Dependente, que tinha como agente principal o Capital Estrangeiro para a construção do capitalismo no Brasil".

Diante disso, a “Ameaça Comunista” foi um argumento político decisivo para justificar os respectivos golpes políticos, bem como para convencer parte da sociedade sobre a necessidade de medidas repressivas contra a esquerda.

ALGUMAS REFERÊNCIAS (de um total de 88).

01 - «CONSTITUIÇÃO da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL de 1988». Consultado em 21 de abril de 2022.

02 - «Antes de colocar Tornozeleira Eletrônica, Deputado Daniel Silveira se filia ao PTB». G1. Consultado em 02 de abril de 2022.

03 - «YouTube retira vídeo com ataques ao STF do canal de Daniel Silveira». UOL Notícias. Consultado em 18 de fevereiro de 2021.

04 - «CORTE CONSTITUCIONAL condena Daniel Silveira a oito anos e nove meses de prisão». CORTE CONSTITUCIONAL do BRASIL. 20 de abril de 2022.

05 - Gullino, Daniel (21 de abril de 2022). «Bolsonaro edita DECRETO Perdoando Crimes de Daniel Silveira». O Globo. Consultado em 22 de abril de 2022.

06 - Congresso em Foco. «Veja como cada deputado votou na emenda que Perdoa Dívidas de Igrejas». Legislativo. Consultado em 02 de fevereiro de 2021.

07 - «Especial: O Voto dos Deputados (2019)». Criminalização do rompimento de barragens por negligência. Consultado em 02 de fevereiro de 2021.

08 - Congresso em Foco. «Deputados destinam Dinheiro Público a Escolas ligadas a Igrejas. Veja como cada um votou». Consultado em 02 de fevereiro de 2021.

09 - «Preso, Daniel Silveira se filia ao PTB, anuncia Roberto Jefferson». Revista Fórum. 25 de fevereiro de 2021. Consultado em 25 de fevereiro de 2021.

10 - «Moraes, da CORTE CONSTITUCIONAL, manda prender Deputado Daniel Silveira após ataques a Ministros da CORTE». Folha de S.Paulo. 16 de fevereiro de 2021. Consultado em 17 de fevereiro de 2021.

11 - MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES, Mandado de Prisão, INQUÉRITO 4.781.

12 - «Por unanimidade, CORTE CONSTITUCIONAL torna RÉU Deputado Daniel Silveira por Atos Antidemocráticos». G1. 28 de abril de 2021. Consultado em 28 de abril de 2021.

13 - «Alexandre de Moraes Manda Prender Daniel Silveira por Violação à Tornozeleira». Consultor Jurídico. 24 de junho de 2021. Consultado em 02 de setembro de 2021.

14 - «A tentativa bizarra em fazer de Daniel Silveira um Mártir do Bolsonarismo». Veja. 30 de março de 2022. Consultado em 30 de março de 2022.

15 - Marcela Mattos (30 de março de 2022). «Caso Daniel Silveira: Lira diz que Câmara é inviolável e pede decisão da CORTE CONSTITUCIONAL sobre situação do deputado». G1 (Grupo Globo). Consultado em 30 de março de 2022.

16 - Rayssa Motta (1º de abril de 2022). «MINISTRO NUNES MARQUES vota contra medidas impostas a Daniel Silveira». acidadeon.com. Consultado em 09 de abril de 2022.

17 - «CORTE CONSTITUCIONAL condena Daniel Silveira a 8 anos de prisão por ataques à DEMOCRACIA». notícias.uol.com.br. Consultado em 21 de abril de 2022.

18 - Borges, Beatriz (21 de abril de 2022). «ATO de BOLSONARO para Beneficiar Daniel Silveira pode ser Questionado, dizem “especialistas” em DIREITO». G1. Consultado em 21 de abril de 2022.

19 - Ventura, Manoel; Dantas, Dimitrius (21 de abril de 2022). «Indulto concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira Não Tem Precedentes Desde a Constituição». O Globo. Consultado em 22 de abril de 2022.

20 - Felice, Raphael (21 de abril de 2022). «Randolfe vai à CORTE CONSTITUCIONAL para derrubar GRAÇA concedida por Bolsonaro a Silveira». Correio Braziliense. Consultado em 21 de abril de 2022.

BIBLIOGRAFIA.

01 - Câmara dos Deputados (2020). «Biografia Daniel Silveira». Consultado em 26 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 26 de fevereiro de 2020.

02 - Motta, Rodrigo Patto Sá (2000). Em guarda contra o perigo vermelho: o anticomunismo no Brasil (1917-1964) (PDF) (Tese). Expediente: Universidade de São Paulo. Consultado em 26 de fevereiro de 2020. Cópia arquivada (PDF) em 26 de fevereiro de 2020.

CATEGORIAS:

Nascidos em 1982.

Naturais de Petrópolis.

Membros do Partido Social Liberal.

Membros do Partido Trabalhista Brasileiro.

Policiais do Brasil.

Deputados Federais do Brasil pelo Rio de Janeiro.

Extrema-Direita no Brasil.

Populismo de Direita.

Esta página foi editada pela última vez às 23h51min de 22 de abril de 2022.

Afinal quem é Daniel Lúcio da Silveira? - Um cidadão brasileiro que foi ELEITO em 2018, pelo povo carioca, através de 31.789 dos votos válidos, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro. E, o que Daniel Lúcio da Silveira fez? - Chamou o Ministro da CORTE CONSTITUCIONAL Alexandre de Moraes, de CARECA. Sentença – Quase nove anos de prisão... E pode? Vou comer uma lagosta...

Aracaju, sábado, 23 de abril de 2022.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE nº 573.

Fontes: (1) – INTERNET. (2) – GOOGLE. (3) – WIKIPÉDIA. (4) – Outras Fontes.