RAFAEL PEIXOTO: COM MENOS DE 30 ANOS, ELE É SÓCIO DE TRÊS EMPRESAS E VENDE 60 TONELADAS DE PÃO DE QUEIJO EM 10 ESTADOS BRASILEIROS
Muitos jovens de 30 anos ainda estão dando os primeiros passos na vida profissional. Alguns deles ainda estão sentados nos bancos de uma faculdade, se qualificando para enfrentar o mercado de trabalho. Rafael Peixoto é uma das exceções.
Morador de Goianésia, o jovem empresário de apenas 29 anos, já está fazendo história, já está conquistando seu espaço ao sol. Desde 2014, ele é sócio-proprietário da JBA Logística, empresa que faz a distribuição dos produtos da Gostinho Mineiro - indústria de congelados, com sede em Brasília. No seu mix estão salgados como pão de queijo, pão francês e biscoitos de queijo, entre outros.
A sua empresa hoje faz esses produtos chegarem à mesa de milhares de pessoas em três regiões do Brasil. Mas o início foi bastante modesto. Rafael conta que em 2014, em plena crise econômica no país, estava com vontade de investir em algum negócio. O amigo Julles Araújo, que já trabalhava com distribuição de pão de queijo congelado, o convidou para ir com ele até Santarém, no Pará. O amigo iria distribuir os produtos e Rafael conhecer o mercado, prospectar talvez novas oportunidades.
O INÍCIO DE TUDO
Na volta, fez uma proposta de sociedade a Julles. Iriam buscar capital e investir na empresa, para que ela pudesse crescer e alcançar novos mercados. O amigo ficaria com a parte das vendas e ele iria cuidar da gestão da empresa, da estratégia financeira.
Na época, a empresa vendia 3 toneladas de pão de queijo, um volume que mal dava para pagar os altos custos da operação, que envolviam uma logística cara, com muitas viagens. Rafael propôs algumas estratégias, com mais capital, fizeram investimentos e foram à luta. Enfrentaram muitas dificuldades nos dois primeiros anos. Mas a recompensa começou a vir: novos mercados foram conquistados e o produto cada dia ganhava novos consumidores.
MERCADO EM TRÊS REGIÕES
Os produtos são vendidos em panificadoras e supermercados de 83 cidades de 10 estados: Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. De três toneladas, passaram para 60 toneladas ao mês.
ESTRUTURA
Para atender a essa demanda, a empresa conta com uma carreta frigorífica Scania congelada e um caminhão bitruck frigorífico congelado, que fazem o trabalho de logística, que é buscar os produtos em Brasília e distribuir aos clientes Brasil afora.
São 12 funcionários diretos, entre motoristas, vendedores, secretárias e supervisor financeiro. Uma equipe muito treinada para buscar resultados. E eles estão aparecendo. Em 2020, em plena pandemia, a empresa teve um crescimento de 20%, contrariando as expectativas iniciais, que eram de retração.
PRÓXIMOS DESAFIOS
O próximo passo da empresa é construir sua sede própria. “A previsão é que fique pronta neste ano”, garante Rafael. O espaço, no Parque das Palmeiras, terá um galpão para guardar os caminhões, uma câmara fria para armazenar os produtos, escritório e toda parte de apoio da empresa.
Além da JBA Logística, Rafael é sócio em duas empresas da sua família: a Contor Diesel e a RL Transportes. “Eu cuido da parte financeira das três empresas. Todo dia é bem puxado”, conta.
Nem por isso, ele não deixa de cuidar da saúde. Acorda cedo todo dia, faz seu treinamento de calistenia (exercícios usando o peso do corpo) e às 8h já está no escritório. E todos os meses precisa pegar a estrada e acompanhar de perto o desenvolvimento da empresa. “Tenho que visitar cliente, negociar, abrir novos mercados. Gosto de fazer essa parte”, conta.
ELE NÃO PARA DE SONHAR
Com todo esse sucesso nos negócios, Rafael não se acomoda. Quer mais. Trabalha para conquistar mais. A pandemia fez com que ele adiasse um projeto que teria acontecido no ano passado: abrir mais duas empresas. Uma distribuidora de pescados e frutos do mar e uma franquia de panificadora.
“Quando eu conseguir esse objetivo, eu vou para o próximo objetivo, que é conseguir 40 franqueados em três anos”, projeta. Ele sonha alto, mas além do sonho ele tem talento para fazer seus sonhos se tornarem realidade. E não lhe falta disposição em trabalhar duro para cada meta que traça.