A VIDA É FEITA DE ETAPAS

Há pessoas que passam três, quatro, cinco anos fazendo um curso. Após todo esse processo, chega o dia da formatura. Quando vamos dar uma aula, começamos sempre no primeiro minuto. A aula dura de quarenta a cinquenta minutos, dependendo do lugar. Na faculdade, há aulas que duram mais. Mas sempre chega o minuto final.

Quando publicamos um texto, a publicação não acontece repentinamente. Foi necessário um processo (um percurso) para se chegar ao clique da publicação. Sidarta Gautama, o príncipe que era casado, teve um filho, vivia em três palácios, de acordo com o período do ano, na riqueza, na farra e no luxo, não se tornou o Buda (o Iluminado) da noite para o dia, ou do dia para a noite. Houve um processo. O momento da iluminação não foi algo separado da sua vida anterior.

Quando uma pessoa nasce, ela começa a morrer. A morte é fruto de tudo o que veio antes. Quando a morte chega, todo o passado é apagado, é deixado para trás, e há ressurreição ou reencarnação.

Eu comecei a deixar de fazer programa de rádio no dia em que comecei a apresentar programa de rádio. Eu amava falar na rádio. Apresentei durante vários anos. Mas chegou o dia em que eu me cansei, e não sinto mais desejo ou necessidade de voltar a apresentar programa de rádio. Perdi o entusiasmo para isso. Eu jogava sinuca (apostando), mas chegou o dia em que eu joguei a última partida. Eu criei vergonha, e não joguei mais. Eu amava jogar bola, mas chegou o dia de eu jogar pela última vez. Eu jogava dama, e gostava, mas chegou a última vez. Eu já joguei na loteria e bingo, mas chegou o dia de jogar pela última vez. Eu amava ser católico, recebi um convite para participar de uma missa em homenagem e agradecimento aos que desenvolveram trabalho na Igreja. Eu fui, e com o desejo de voltar a ser católico, mas o padre usou uma história amorosa minha, falou para todo mundo (só não citou o meu nome), tentando me convencer de forma errada, com uma mente doentia (alguns amigos meus entenderam o discurso do padre, que era para mim), e eu cheguei à conclusão de que jamais voltarei a ser católico. Bendito o último dia! Chegou o último dia, e esse último dia já faz alguns anos.

A vida é feita de etapas, e essas etapas têm começo e fim. Bem-aventurado o homem que aprende com a vida! Osho diz que "envelhecer não é se tornar maduro... A maturidade é um crescimento interior. Envelhecer não é nada que você faça. Envelhecer é algo que acontece fisicamente... A maturidade é algo que você traz para a sua vida: ela vem da consciência... Envelhecer não é se tornar sábio". Poucos se tornam sábios. Osho disse, e ele está certo: "Todo mundo", se não morrer antes, "ficará velho, mas não necessariamente maduro".

A vida é bela! A vida está sendo generosa comigo. Quanto mais eu vivo, mais eu fico leve, mais feliz eu me torno e mais profundamente grato a meu Criador.

Este texto foi produzido e escrito em Pastos Bons/MA, no dia 14 de fevereiro de 2021, por Domingos Ivan Barbosa.

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 14/02/2021
Código do texto: T7184404
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.