HOMENAGEM A NOSSA DIRETORA DO RAMALHO JUNIOR, DONA DULCY EM MEMORIA.

MARIA DULCINEY SANTOS CUNHA- (em memória), esse era o nome da nossa diretora quando estudamos na Escola Ramalho Júnior. Saudade dessa época, eis os seus dados:

Nome: Maria Dulciney dos Santos Cunha- (em memória).

Pai: Rodolfo Libório dos Santos- (em memória).

Mãe: Ana Ramos da Cunha Santos/ Dona Ninita, como era conhecida - (em memória). Nasceu em: 17/06/1940

Faleceu em: 24/06/2004

Dona Dulcy tem os seguintes irmãos e irmãs: professora Dora (em memória), Artur, Pedro Gilberto, Mário, Zé Alberto, minha comadre Dagmar, Dulcimar, Dorotéia, Dioneia, Rodolfo (em memória) e Darcinéia, um time de futebol.

A Darcinéia é a irmã mais nova da família, ela que tem os traços de aparência mais perto com a Dona Dulcy, são muito parecidas.

Essa família é muito querida em nossa terra e muito já contribuiu com a história do nosso Urucará, no passado e continua contribuindo nos dias de hoje.

Em 1966, casou -se com Seu Francisco Nascimento Cunha, o popular Seu Cunha (em memóri), telegrafista, muito amigo de meu pai, que veio trabalhar em Urucará.

Teve 3 filhos com Seu Cunha: Aroldo, Elisângela e Cíntia.

Em 1983, teve que ir pra Parintins, acompanhar seu esposo, que foi transferido.

Dona Dulcy, como era conhecida, foi uma excelente Diretora, onde estudei do 1° ao 3° ano na Escola Ramalho Júnior, fiz a alfabetização no Grupo Escolar, que ficava ali onde é a prefeitura hoje na Rua Crispim Lobo, um galpão grande de madeira assoalhado que servia de salão de festas.

Como diretora fez um trabalho excepcional, a escola era um brinco de limpeza, a parte pedagógica muito bem organizada, um relacionamento ótimo com os professores, corpo docente, discente e com a comunidade escolar em geral.

Muito exigente como deveria ser na época, tínhamos hora cívica todos os dias e para ir pra sala, íamos todos em fila, na hora da merenda a mesma coisa.

Professores altamente competentes, lembro muito da Dona Nadir e da Dona Diomélia.

A escola tinha uma banda, que tocava em nossas formaturas e ensaios da marcha para o dia 7 de setembro, o hino nacional tinha que saber ao pé da letra, (aprendi e nunca mais esqueci), assim como o hino da bandeira e outros hinos, mas o que ficou gravado em minha memória, foi o hino Canções do Exército, que era muito tocado nas formaturas especiais, mais ou menos assim, era muito animado:

"Nós somos da pátria amada

Fiéis soldados

Por ela amados

Nas cores da nossa farda

Rebrilha a glória

Fulge a vitória".

Veio na memória agora, a gente marchando em frente à Escola Ramalho Júnior, da turma que éramos: Stelio, Pato, Nado, Mário, Toró, Zé do Sabino, Waldir, Oscar, Antônio Lauro, Pedro Vitorino, Alberto, Sueli, Dolores, Chiquinho, Fatima, Graça, etc; desculpe não lembro de todos no momento.

Estudei até o 3° ano no Ramalho Júnior, depois tive que vir para Manaus fazer o exame de admissão, para ingressar nas escolas daqui.

A Dona Dulcy, uma diretora de brio, capacitada, durante o tempo que esteve à frente da Escola Ramalho Júnior, como também professora que foi, formada em Pedagogia na Faculdade de Bauru-SP. Em 1962 passou no concurso para professora em Urucará. Continuou como Diretora até o ano de 1983, quando teve que ser transferida para Parintins.

Merece nossa homenagem, pelo seu trabalho com zelo e dedicação. Já existe uma escola em Urucará com seu nome, justa e honrosa menção, que em 2018 foi ampliada e reinaugurada, pelo nosso querido prefeito Enrico Falabella.

Fica aqui o registro pelos trabalhos prestados ao município e à comunidade.

Essa simples e eterna homenagem a nossa Diretora da Escola Ramalho Júnior, Dona MARIA DULCINEY SANTOS CUNHA, que com certeza está ao lado do nosso Pai Criador.