"NORA", GRANDE CRAQUE DE FUTEBOL DE URUCARÁ, UM CRAQUE DOS DRIBLES CURTOS.

No passado, tivemos um jogador excelente, que jogou no Flamengo do Manoel Pedro e na UECU de Luiz Paes e na Seleção de Urucará, nos anos 1960, 1970 e 1980. Seu nome Claudionor Barreto dos Santos, o popular "NORA", não sei a origem do apelido, mas do outro "BOTO VERMELHO", conforme também o chamavam, eu sei, devido o nosso personagem ser louro e vermelhão.

Nora, era filho do Seu Ozano e Dona Maroquinha (em memoria), moravam ali na Rua Crispim Lobo, bem próximo a praça Santana, sendo seus irmãos: Tereza (em memoria), Milico, João Batista, Aridelson, Marly e Marleide. Dos irmãos, todos jogavam bola, mas o Nora, foi um craque, teve muita projeção, além de ter jogado na Seleção Urucaraense.

Nora, jogou muita bola, era um meia atacante, jogava pelos dois lados, não era um jogador veloz, porém tinha um

domínio incrivel, de craque a lá Ronaldinho Gaucho, com dribles curtos e eficiente, chamava a bola de "você". Lembro de um lance no Estádio Aurino Marques, em que ele dominou a bola, o zagueiro veio, ele tocou por debaixo da perna, e chutou de fora da área no ângulo. Gol de craque.

Na seleçõe de Urucará, que formavam na época, a sua presença sempre era certa, principalmente em torneios ou campeonatos intermunicipais que disputavam nesses beiradões nos interiores, como: São Sebastião, Itapiranga, Silves, Maués, Urucurituba, Parintins e Itacoatiara.

Nora, ainda jovem, namorou, se apaixonou e casou com a jovem e professora Maria Terezinha Monteiro de São Sebastião, depois tiveram que ir para Tefé, Itapiranga, por motivo de trabalho, retornando a São Sebastião. Da linda união do casal, tiveram 5 filhos e 1 filha, todos formados, pôs-graduados e encaminhados para a vida. Hoje, Nora e Maria Terezinha, estão aposentados, gozando a vida que Deus lhes deu e que souberam viver e guiar o caminho de seus filhos ao amor e a prosperidade, com a graça de nosso Deus criador.

Nora, fez muitos gols na sua trajetória futebolística, no Flamengo jogou com Buíte, Raul, João Carlos, Pedro Falabella, Vavá (em memoria) Mucura, Zé Vitorino, Gege, grandes craques do passado, que quando se encontravam Flamengo e UECU, lotava o Aurino Marques.

Jogando pela UECU temos 2 fotos, aqui nesta foto n° 01, quando jogou pela UECU, temos a seguinte formação, em pé: Zé Cantel, NORA, Arthur, Chico Leite, Adonias e Anísio. Agachados: Lourival, Juvenal, Português, Olimpio, Zé Lito e Navega (em memoria).

Na outra foto n° 02, que conseguimos para ilustrar bem a presença, do grande jogador que foi o Nora, vimos os seguintes jogadores, em pé: Márcio Gama, Pidóca, Mário Monteiro, Chico Leite e Jango.

Agachados: Matim, Otemar, Nora, Português, Siroca e Pedro Barreto (em memoria).

Quem ainda está vivo, da época, há de lembrar, desse grande craque que foi sem dúvida, o Nora, o jogador elegante de dribles curtos, que dominava a bola com toda cautela e inteligência. Hoje, curte sua vida com sua família em São Sebastião do Uatumã, nosso vizinho, mas que jamais esqueceu sua terra natal, a qual, sente muita saudade.

Essa homenagem representa, um pouco do muito, que o Nora se dedicou ao esporte de Urucará. Que fique registrado nos anais do futebol urucaraense, a passagem desses jogadores que significam muito a história do esporte urucaraense.

Fonte: Chico Leite, Bosco Falabella e Terezinha Monteiro.

Em: 08/01/2021

Escritor e poeta de Urucará