COMO CONHECER UM HOMEM?

COMO CONHECER UM HOMEM?: EU ME TRANSFORMO PARA SER SEMPRE E APENAS EU MESMO (Um texto sobre mim e sobre a vida)

Obs.: Este é um texto autobiográfico, mas serve de reflexão sobre a vida. Gandhi, que foi um sábio, escreveu sua biografia. Eu, que não sou sábio, estou escrevendo a minha. Chegará o momento em que eu, mesmo vivo (rs), não publicarei mais textos sobre a minha vida em rede social, na internet. Mas "há tempo para tudo", diz a Bíblia em Eclesiastes, no Antigo (ou Velho) Testamento.

Eu já fui um jogador de sinuca. Cheguei a ser um dos melhores de Pastos Bons, mas era um perdedor, pois todo jogador é um perdedor. Eu já estava viciado, gastava dinheiro e perdi até um relógio. Mas, depois que perdi o relógio, em 2001, eu deixei de jogar e nunca mais joguei. Antes de ser jogador de sinuca, eu já existia. Continuei existindo depois de parar de jogar. Portanto, quem me viu apenas quando eu jogava sinuca não me conhece. Eu amava jogar bola. Eu gostava de jogar dama. Mas não jogo mais nada. Não gosto de jogo. Não jogo nem na loteria. Eu não posso mais jogar, pois eu ser jogador é ser contra quem eu sou, contra quem desejo e quero ser. É ser contra a minha intuição, contra o meu coração, a minha alma, o meu ser.

Eu já fiz discursos políticos em palanque, e os fazia com empolgação, talento. Mas eu existia antes dos meus discursos políticos. Durante os discursos, eu estava apaixonado pelo mundo político, mas eu não consigo mais fazer discursos políticos, subir em palanque. Eu estava iludido. Quem me viu somente durante os meus discursos políticos não sabe quem eu sou. Eu não posso mais fazer discursos políticos, pois é contra quem eu sou e contra o que desejo e quero ser. É ser contra a minha intuição, o meu coração, a minha alma, o meu ser. Quem quiser ser político que o seja. Cada pessoa escolhe por si mesma.

Da mesma forma, eu já escrevi muitos textos e poemas que não me representam mais, não me identificam mais, eu não me encontro mais neles. Eu já frequentei lugares que não frequentarei mais, pois frequentá-los seria ser contra mim mesmo, e eu não posso ser contra o meu coração, a minha alma, o meu ser. Não condeno os lugares que afirmo nunca mais frequentar, pois eles foram necessários para mim, para a minha saúde mental.

Mas eu já escrevi muitos (muitos mesmo) textos e poemas que me representam. O que me representa está sendo repetido. O que não me representa não repetirei mais.

Eu já fui católico. Sou grato à Igreja Católica. Uma fase na Pastoral da Juventude me marcou e vai deixar uma influência bela e para sempre em mim.

Eu existia durante a minha experiência na Pastoral da Juventude. Eu existia antes de ir morar no seminário (em Balsas e São Luís). Eu existia durante. Eu existo depois. Eu existo agora.

Eu não posso mais ser católico. A Igreja Católica vai continuar sendo importante para mim, mas a minha saída dessa instituição religiosa, social e política foi benéfica para mim. A minha vida melhorou muito após a minha saída. A minha fé se transformou. Eu continuo amando Jesus Cristo. A minha espiritualidade se aprofundou. Agora, eu tenho fé, e não crença. As crenças fazem o ser humano parar de duvidar, buscar, investigar, aprender, crescer. Eu fiquei mais leve, mais feliz. A Igreja Católica não me conquista mais. Ela não pode me dar o que o meu ser necessita.

Mas eu tenho amigos católicos. A minha mãe é católica. Eu não pertenço a nenhuma igreja ou religião institucionalizada, mas eu sou teísta. Eu sei por experiência, sinto e vejo que sou obra de um Criador, que me ama, que vive em mim, vive fora de mim, protege-me e me acompanha sempre. Eu tenho várias traduções da Bíblia, até em inglês. Tenho Bíblias católicas, evangélicas e ecumênica. Tenho o Evangelho de Jesus Cristo segundo Tomé. Tenho o Alcorão, Tao Te Ching, Bhagavad-Gita, Upanisadas, Sutra do Coração, Os Analectos, I Ching. Tenho discursos e ensinamentos de Buda e muitos outros livros religiosos, espirituais, místicos, além de muitos livros sobre os mais variados assuntos e áreas do conhecimento humano, incluindo Política, Psicologia, Mitologia, História, Sociologia, Arte, Filosofia, Literatura, Biologia, Matemática, Geografia, Física, Química, Inglês, Português, Espanhol, Francês, Chinês, Alemão.

Tudo me ensina. Sou grato a tudo. A vida pertence a um Ser Supremo, um Criador. A vida nos mostra sinais continuamente. Para ser quem somos, precisamos fazer escolhas. Existe a Providência, mas existe também a possibilidade de escolha. Existe liberdade.

A minha vida melhorou. Não alimento raiva, ódio, rancor, ressentimento, remorso, inveja, ciúme. Não fofoco, não minto, não roubo, não furto, não mato. Sou contra todo tipo de violência e busco ser melhor hoje do que fui ontem. Sou humano, mas tenho dentro de mim sementes divinas. A vida merece fluir. Merecemos e podemos fluir com a vida. Eu desejo e quero para mim o que está no meu coração, na minha alma, no meu ser.

Uma sugestão que dou a todo ser humano: nunca deixe de ser você. Não deseje nem queira companhias com as quais você não possa ser você, nem deseje para outrem o que você não deseja para você. É necessário não voltar para relacionamentos que não deram certo. Se deu e está dando certo, agradeça ao Criador, pois é bom quando um relacionamento bom continua. Se não deu certo, agradeça ao Criador, pois é bom quando um relacionamento ruim chega ao fim. Lembre-se disto: quando existe amor recíproco, duas pessoas não ficam separadas, pois quem ama está sempre disponível para a pessoa amada e sempre tem a oportunidade de dizer que a ama. O amor não impõe barreiras. Amar é doar-se, é dar-se. Quem ama dá independentemente de receber ou não. Quem não ama exige receber para dar alguma coisa. O amor não é comércio, barganha. Quem diz que só ama se for amado não sabe o que é o amor, não conhece o amor, não tem amor, mas interesse pessoal, egoísmo. Se o amor for amado, será vivido e celebrado. Se não for amado, continuará amando, pois cada pessoa dá o que tem para dar.

Deus sabe o que está no coração, na alma, no ser do homem. Deus mora em cada pessoa. Muitas passam a vida inteira sem sentirem Deus dentro de si. Não somos apenas humanos. Temos a Divindade dentro de nós. Há pessoas que cuidam desse aspecto divino em si mesmas. Outras não cuidam. A vida é bela!

Pastos Bons/MA, 20 de janeiro de 2021.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 20/01/2021
Código do texto: T7164304
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.