FRIEDRICH NIETSZCHE DA LUCIDEZ À LOUCURA EM POUCOS SEGUNDOS!!!






Como definir Nietzsche? Gênio ou louco? Anjo ou demônio? Wagner ou Schopenhauer? Eu digo tudo isso e muito mais, nosso herói foi e ainda é o alicerce do pensamento ocidental, Nietzsche destruiu barreiras e destruiu a si mesmo. Era o filosofo mais complexo da história contemporânea, e ainda o é. não porque escrevia denso como Kant ou escrevia distópico como Voltaire. Ele escrevia como Nietzsche, simples assim. A linha tênue entre a loucura e a lucidez fazia de Nietzsche único, tudo em sua vida era loucura e lucidez ao mesmo tempo agora. A realidade deste filólogo, era a realidade dos visionários que enxergam outras realidades em meio as loucuras da vida dita real. Sua influência na filosofia moderna é atual e sempre será, tanto atribuem seus pensamentos ao transhumanismo numa estética da criação do "Super homem" , isto é, o homem em prefeito estado de evolução (homem e maquina), isso seria uma associação do pós- modernismo adicionadas as visões de Zaratustra que na visão dos estudiosos é a obra-prima de Nietzsche, pois trata da concepção de um ser tão perfeito que transcende a perfeição humana que não é tão perfeita assim, para Nietzsche, a humanidade fracassa ao se afastar da arte e mergulhar na religião. Então vem Zaratustra e destrói esse dogma..

Nascido em Rocken - Prússia (Alemanha) em 15 de Outubro de 1844 e falecido em Weimar (Reino Alemão) em 25 de Agosto de 1900, Nietzsche que era neto e filho de pastores Luteranos, iniciou na religião logo cedo. era conhecido como o "pequeno pastor" pois andava com uma bíblia debaixo do braço para todos os lugares, seus familiares queriam que ele seguisse carreira religiosa, mas Nietzsche já na juventude abandonou tais ideias e se entregou aos estudos. Ao ler Arthur Schopenhauer ( Vontade de Potência), Nietzsche mudou seus conceitos e passa a estudar com mais afinco a filosofia, Nietzsche é um amante das artes gregas pré-socráticas e por isso odeia Sócrates e o critica por ter destruído a Grécia de Apolo e Dionísio em prol de uma consciência deísta a, nosso filósofo não o perdoa e escreve impropérios contra o filosofo grego em seus livros. Sócrates, Platão ou Aristóteles são "traidores gregos" na visão artística de Nietzsche e ele não os perdoa e destrói suas filosofias numa maneira sem igual. Nietzsche conhece Wagner e se apaixona por Cosina (mulher de Wagner), Richard Wagner não se importa e adota Nietzsche como seu amigo intimo, mas após Wagner escrever partituras para a Igreja Católica, nosso filósofo não o perdoa e escreve cartas destruindo a arte de Wagner e chega ao ponto de escreve um livro esmagando a traição de Wagner contra a verdadeira arte grega, esse livro se chama: " O caso Wagner - Um problema para músicos", Nietzsche não o perdoa e a amizade entre ambos fica abalada.

Nietzsche também amou, amou uma pupila russa chamada Lou Salomé com quem Nietzsche teve um affair e ela se tornou sua principal discípula no estudo da filosofia, mas quis o destino que o poeta Paul Ré, tomasse Salomé de Nietzsche e este ficou furioso com ambos, visto que Paul era amigo intimo de Nietzsche. Humilhado e traído, nosso filosofo se entregou a total solidão e assim como Zaratustra foi viver nas montanhas do esquecimento, onde só os pensadores banidos vão....Na juventude, Nietzsche chegou a lecionar filologia na Universidade da Basileia aos 24 anos, sendo o mais jovem professor a assumir tal cargo, mas com o passar dos anos, sua saúde foi deteriorando-se (sentia fortes dores de cabeça e constantemente tinha febre e calafrios além de um grande dor nos olhos), por causa destes problemas, se viu obrigado a abandonar a Universidade que passou a lhe custear um pequeno aposento que o ajudava a sobreviver de forma bem humilde, Nietzsche também brigou na Basileia, sua ira se voltou com Hegel que era seu contemporâneo, e que Nietzsche não aceitava sua filosofia espiritualidade e transcendental, para nosso herói, Hegel era um embuste e talvez Nietzsche ficasse com raiva, porque as aulas de Hegel sempre seguiam lotadas enquanto as dele só esvaziavam. Amargurado com esta situação Nietzsche abonda de vez a vida cátedra e começa a viajar pelo mundo em busca de si. Todas essa amarguras tornaram Nietzsche um pessoa reclusa e solitária, já não tinha amigos e somente por cartas é que se comunicava com outros humanos. Seus livros não tiveram êxito enquanto o filosofo vivera, inclusive alguns exemplares lhe foram devolvidos por amigos que não aceitaram ler aquela "filosofia tão poderosa" Tudo isso foi minando a sanidade de Nietzsche ao ponto de nosso herói surtar em 1889 na clássica história em que ele completa mente insano abraça um cavalo e depois tomba pesadamente ao chão com contrações totalmente distorcidas, reza a lenda que depois deste colapso, Nietzsche perdeu suas lucidez e começou a escrever cartas aos amigo se intitulando Dionísio, Cristo, Buda ou até Deus. Mas até que ponto sua loucura o deixou ainda mais genial? Chegamos no ponto crucial deste texto sobre a loucura/lucidez de Nietzsche.

Nietzsche era um niilista convicto, tanto que até hoje suas ideias são o pilar de tal movimento, pois o filosofo alemão em nada acredita de fato enquanto crença, para Nietzsche, o ser humano é um fracasso enquanto humano. Todos os alicerces são desmoronados por Nietzsche, tanto que ele acredita num "DEUS QUE DANÇA" não num deus de barro ou ouro que fica estático no altar, ele jamais acreditou em "Naema - A Bruxa de Cêrá", para ele, as religiões eram a desgraça da humanidade e por isso deveriam ser banidas para todo o sempre. Nietzsche acreditava na força, Nietzsche acreditava no "HOMEM", mas não naquele antropocentrismo vazio dos iluministas, ele queira mais, eles queria um "SUPER HOMEM" um ser acima do bem e do mal, um ser que seria pura arte grega pré-socrática, resumindo, um ser em perfeição com a natureza e não com a humanidade, um ser chamado Zaratustra.

A moral para Nietzsche transcendia o quesito moral, a moral para Nietzsche era uma moral utópica, isto é, aquele visão forte da perfeição do ser sem erros no limiar da existência, a criação perfeita ente DEUS E O HOMEM.....ZARATUSTRA!!!! Essa utopia distópica de Nietzsche foi que o relegou a eternidade, pois antes, ninguém tinha desestruturados os conceito básicos da filosofia ocidental como a moral religiosa ou a ética grega pós Sócrates, Nietzsche veio para destruir e simplesmente DESTRUIU!!! Seu preço foi alto, talvez sua loucura o deixou ainda mais lucido nos instantes finais de sua lucidez e ele enxergou o que nós pobres mortais jamais vamos enxergar sem se aproximar no limiar da loucura como ele fez, ele enxergou a verdade!!!! E por isso Nietzsche transcendeu o prior humano num estado de "Status Quo" como poucos de nós conseguem alcançar.

Fala de Nietzsche é falar das verdade insanas deste mundo, falar de Nietzsche é demonstrar o rela valor da loucura, isto é, só os louco propriamente sãos são os mais lúcidos desta Gleba e aqueles pobre mortais que rejeitam sua loucuras em nome da falso moral judaico-cristã, ficam presos dentro de si mesmo numa concha de estupidez e mesquinharia que só almas pobre possuem e Nietzsche não as suportava.... Nietzsche previu as guerras mundiais e Nietzsche previu que seu nome seria engajado a algo terrível ( verdade que até hoje muito atribuem o pensamento de Nietzsche como o precursor do Nazismo, o que é uma farsa), Nietzsche não era antissemita, era anti-humano, sua irmão e seu cunhado eram antissemitas, tanto que o cunhado de Nietzsche, deturpou alguns e seus escritos atribuindo a Nietzsche um certo apoio ao antissemitismos, o que hoje em dia caiu por terra. Nietzsche nunca foi antissemita ou algo deste tipo, Nietzsche era Nietzsche e ponto final...




Espero que tenham gostado deste texto simples meus amigos, em breve voltarei a lidar com este ser de aspecto ameaçador com bigodes desgrenhados, mas de bom coração chamado Friedrich Nietzsche que até nos encanta por sua filosofia única. Obg pela tensa leitura!!!! Me despeço ao som de Wagner (Anéis dos Nibelungo)
 
Eddy Vomit
Enviado por Eddy Vomit em 21/10/2020
Código do texto: T7092661
Classificação de conteúdo: seguro