Nancy dos Santos - In Memoriam

EM MEMÓRIA DE NANCY DOS SANTOS ((São Paulo, 29.10.1953 – São Bernardo do Campo-SP, 07.07.2020) durante o mês de julho postarei no Fcebook gravações de seu pai, Agostinho dos Santos (São Paulo, 25 de abril de 1932 / Paris, 12 de julho de 1973).

Nancy Palleta dos Santos criou o Acervo Agostinho dos Santos e o FERRADURA BAR há mais de 40 anos, em São Bernardo do Campo, que se tornou o Ponto de Encontro semanal dos músicos da região do Grande ABC paulista. Todas as terças e sextas-feiras Chorões e Sambistas se reuniam no Ferradura Bar (Rua Gieg, 15, Vila Tupi), assim como poetas, escritores, jornalistas, enfim, os Amantes da MPB. Mimi Boêmio e Joca 7 Cordas foram pioneiros. (*) Aos mais jovens: Joca 7 Cordas é o nome artístico do instrumentista Dioracy Antônio Reis Moura, natural de São Paulo-SP (10/04/1939). Desde a década de 50 “Joca 7 Cordas” tocou em todas as emissoras de Rádio do Grande ABC e algumas da Capital-SP. Faleceu em 18/11/2009 (Sto. André-SP). Seu filho Carlos Moura herdou o talento e é um dos mais cotados violonistas (7 Cordas) do Grande ABC. (...)

INESQUECÍVEL E INIMITÁVEL AGOSTINHO DOS SANTOS

Na minha modesta opinião, Agostinho dos Santos vocalmente transitava entre Johnny Mathis e Nat King Cole.

Agostinho dos Santos foi um prestigiado cantor e compositor brasileiro. Nasceu na Capital-SP em 25 de abril de 1932, vindo a falecer em Paris, no dia 12 de julho de 1973.

Seu maior sucesso foi cantando músicas da peça Orfeu da Conceição e depois do filme Orfeu Negro, como Manhã de Carnaval e Felicidade. Participou da apresentação de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1962).

Natural de São Paulo, foi crooner de orquestra, trabalhou nas rádios América e Nacional. Em 1955, foi para o Rio de Janeiro cantar com Ângela Maria e Sílvia Teles na Rádio Mayrink Veiga e gravou, no ano seguinte, o LP "Uma Voz e seus Sucessos", com músicas de Tom Jobim e Dolores Duran.

Foi intérprete no filme Orfeu do Carnaval, de Marcel Camus, com trilha sonora de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que lhe rendeu dois grandes sucessos: "Manhã de Carnaval" (Antonio Maria e Luiz Bonfá) e "A Felicidade" (Jobim/ Moraes). Nos anos 50 e 60 ganhou prêmios e atuou como compositor, além de cantor. Participou do Festival de Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova Iorque (1962) com o conjunto de Oscar Castro Neves. Teve uma rápida passagem pelo rock'n'roll nos anos 50, gravando "Até Logo, Jacaré", versão de Julio Nagib para "See You Later, Alligator", de Bill Halley & His Comets.

Foi durante uma excursão à Europa em 1973 que Agostinho dos Santos tomou o avião Boeing 707 prefixo PP-VJZ, Voo Varig RG-820 e veio a falecer, no trágico desastre aéreo nas imediações do Aeroporto de Orly em Paris. Entre as vítimas fatais estavam a atriz e socialite Regina Lecléry, o iatista Jörg Bruder, o senador Filinto Müller, então presidente do Senado Federal, e os jornalistas Júlio Delamare e Antônio Carlos Scavone.

ACERVO CULTURAL AGOSTINHO DOS SANTOS:

Nancy Dos Santos, filha de Agostinho dos Santos, criou e mantém na cidade de São Bernardo do Campo, Grande ABC paulista, o Acervo juntamente com o BAR FERRADURA, também conhecido por "Bar da Nancy", na Rua Professor Gieg, 15, Vila Tupi, próximo ao Paço Municipal de SBC (acesso pela Rua dos Vianas / Rua Sofia).

(Pesquisa / colaboração de Juares de Marcos Jardim – Santo André / São Paulo-SP)

Juares de Marcos Jardim
Enviado por Juares de Marcos Jardim em 10/07/2020
Código do texto: T7001409
Classificação de conteúdo: seguro