Biografia do Pastor AMARILDO MARTINS DA SILVA

Amarildo Martins da Silva é um dos mais conhecidos e renomados líderes religiosos do Estado do Tocantins. Ao longo de 4 décadas de intenso trabalho consolidou uma trajetória profissional e ministerial extremamente frutífera. Desempenhou diversas funções, como técnico em contabilidade, empresário, gestor público, capelão, fundador e dirigente de associação beneficente, vereador, deputado federal e secretário estadual, contudo foi como pastor que firmou sua maiores realizações e conquistas, consagrando-se como líder da Assembleia de Deus do Ministério Madureira – a maior igreja evangélica do Tocantins, presente em todos os 139 municípios!

Pastor Amarildo, como todos o conhecem, chegou ao Tocantins como um de seus pioneiros, deixando o conforto e a estabilidade de Goiânia-GO para se juntar a levas de migrantes corajosos e batalhadores que com muito suor, trabalho e fé contribuíram para consolidar Palmas como capital belíssima, planejada, cheia de calor humano e um centro de excelência e valores cristãos para o Tocantins e todo Brasil!

Essa longa e virtuosa trajetória do Pastor Amarildo Martins da Silva está detalhada a seguir.

Ele nasceu no interior de Goiás, em Hidrolândia (conhecida como “A Capital da Jabuticaba”), no dia 22 de agosto de 1962, filho de Etelvino Batista da Silva e Geralda Martins da Silva. Tem sete irmãos: Luiz, Santinone, Valdivino, Sebastião, Umbelina, Maria e Zarony, dos quais Luiz, Santinone e Umbelina já são falecidos.

Teve uma vida simples como a de qualquer criança de sua geração. Ele e seus irmãos foram alfabetizados em escolas locais. Dividia o tempo entre os estudos e as brincadeiras ao ar livre, sem preocupação com a violência e perigosos das grandes cidades.

Em 27 de dezembro de 1972, ele se muda para Goiânia.

Em 1974, com 12 anos de idade, ele foi contratado como office-boy na Ótica D´Paula. Logo surgiu outra boa oportunidade.

Com 14 anos, ingressou no Banco Itaú, onde trabalhou por cerca de 4 anos. Desempenhava as tarefas com esmero e dedicação.

Ingressou no curso Técnico em Administração de Empresas no Colégio Santa Paula.

Em 14 de julho de 1979, aconteceu sua conversão, tornando-se membro da Assembleia de Deus. Dedicava-se intensamente a leitura da Palavra e em orações para ser cheio de unção e graça do Espírito Santo. Logo, tornou-se referência como um crente fervoroso e compromissado com sua igreja.

O começo dos anos 80 foram muito importantes e intensos em sua vida, tanto na área profissional, bem como na sentimental. Foi nesse período que ele conheceu o grande amor de sua vida, a bela jovem Maria Barbosa dos Santos Silva, que se tornaria sua companheira por toda vida.

Tornou-se auxiliar no escritório Jim Organização Contábil. Foi um começo importante, que proporcionou-lhe alicerçar experiência e valores, como: disciplina, hierarquia, organização e cumprimento de metas/resultados.

Em 15 de agosto de 1981, Amarildo Martins da Silva se casa com Maria Barbosa dos Santos Silva, com quem tem 2 filhos: André Martins dos Santos (07/06/1982) e Filipe Martins dos Santos (01/04/1984); e 5 netos.

Desde o início de sua caminhada com Deus, Amarildo ansiava intensamente por servir ao Senhor. Em 1982, foi consagrado presbítero e dois anos depois a evangelista.

Ingressou na Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus (EETAD), para cursar Teologia, como um preparativo para seguir seu chamado. Foram 5 anos de muito estudo e aprendizado.

Em 5 de novembro de 1986, ele estava participando da 1ª Conferência Sul-americana de Pentecostais, realizada em São Paulo, quando ouviu a voz de Deus lhe dizendo que seria necessária sua ida para terras vizinhas pregar o Evangelho.

Amarildo vivenciou a redemocratização do país, o processo da Constituinte e a luta pela divisão do estado de Goiás, encampada pelo Deputado Federal José Wilson Siqueira Campos. Aquele foi um período de muitas expectativas para todos brasileiros, e, em especial, para os goianos que viam na criação do Tocantins um enorme campo de possibilidades.

Em 5 de outubro de 1988, aconteceu a promulgação da Constituição Federal, que criou o Estado do Tocantins.

Em 30 de dezembro de 1988, o Pastor Amarildo Martins iniciou sua trajetória como pioneiro na consolidação do recém-criado Tocantins. Chegou em Miracema, onde trabalhou junto com o Dr. Ritz nos preparativos dos documentos de criação do novo estado, através da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (CODETINS). Trabalhou na elaboração do estatuto da CODETINS e o Regimento Interno. Coube a este órgão a instalação do estado e depois a criação da capital.

Em 1º de janeiro de 1990, mudou-se de Miracema para Palmas, onde estabeleceu-se definitivamente e construiu extensa carreira pública e ministerial.

Veio cheio de sonhos e expectativas, crendo que Deus iria usá-lo para realizar grande obra. Amarildo e sua família deixaram o conforto de Goiânia, que já era considerada uma das melhores capitais do país, com ótima infraestrutura e qualidade de vida, para começarem a vida no antigo norte goiano. Foi responsável por estabelecer os alicerces da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Ministério Madureira, no centro político-administrativo do novo Estado.

Coordenou a construção da primeira igreja edificada em Palmas, onde hoje é a Ordem dos Advogados do Brasil, na Quadra 201 Norte.

No dia 03 de julho de 1990 (terça-feira), aconteceu um culto de inauguração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus (IEAD) do Ministério de Madureira em Palmas. A cerimônia realizada às 20:00 horas foi presidida pelo Pastor Amarildo Martins da Silva e contou com a presença de vários líderes religiosos e autoridades políticas.

Ali, naquela região, no entorno da 201 Norte, ele iniciou os primeiros trabalhos de evangelismo visitando os dormitórios dos peões das obras. Em pouco tempo a igreja foi crescendo em membros. Posteriormente, a igreja sede foi transferida para a Quadra 604 Sul.

No primeiro governo de Siqueira Campos, o Pastor Amarildo exerceu seus primeiros cargos públicos, como assessor técnico e diretor administrativo e financeiro da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Tocantins (CODETINS).

Palmas era bastante carente, de praticamente tudo. A cidade era um verdadeiro canteiro de obras, com máquinas trabalhando na abertura de ruas e avenidas. A poeira, o calor e a falta de infraestrutura eram enormes desafios cotidianos. A população crescia rapidamente com caravanas diárias de migrantes chegando em busca de emprego e oportunidades. Não havia indústrias, nem fábricas; as lojas e demais estabelecimentos comerciais não tinham estoque suficiente para atender a demanda em constante crescimento. Os itens básicos vinham de outros estados e chegavam em geral com preços elevados. Aqueles foram tempos difíceis que os pioneiros tiveram que enfrentar com persistência e muita fé em Deus. Foi nesse contexto que Amarildo, sua esposa e filhos abriram um comércio no setor papeleiro, que serviu para gerar renda à família, além de ser um espaço para fazerem amizades e divulgarem a Palavra de Deus aos seus clientes e fornecedores. Eles nunca deixaram que as dificuldades e limitações rotineiras lhes tirasse a oportunidade de falar do amor de Cristo.

Em 1991, no governo Moisés Avelino ele ocupou o cargo de assessor técnico na Secretaria Estadual da Agricultura. Cada novo cargo que ele ocupava ia acumulando experiência e bagagem técnica.

Quem acompanhou a trajetória do pastor Amarildo admira sua versatilidade e disposição para o trabalho. Ele sempre se desdobrou em várias frentes para atender inúmeros compromissos, na igreja, nos cargos públicos, sempre com entusiasmo e alegria.

Em 1992, recebeu um convite do Prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, para atuar como Coordenador de Arrecadação na Secretaria de Administração e Finanças.

Só quem vivenciou aqueles primeiros anos de gestão sabe realmente como foram turbulentos e agitados. Começar a gestão de um Estado praticamente do zero foi um desafio enorme. No meio de tanta turbulência as pessoas encontravam em Amarildo apoio e tranquilidade. Calmo, de fala mansa, conselheiro, bem-humorado, sempre com um sorriso no rosto, são algumas de suas características/qualidades que lhe ajudaram, desde os primeiros dias, a estabelecer laços profissionais e amizades. O Pastor Amarildo nos diversos lugares nos quais trabalhou fez muitos amigos e ganhou inúmeras almas para Cristo, por meio de palavras, gestos e atitudes simples e verdadeiras.

Atuou como Capelão da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (ADHONEP), entre 1992 e 93.

Em 1994, ele articulou a fundação de duas entidades assistencialistas: a Associação Beneficente da Assembleia de Deus (ABEADEP), da qual tornou-se Presidente-fundador; e a Associação Beneficente Evangélica Assembleia de Deus (ABEADETINS). Essas duas instituições funcionaram durante vários anos na promoção de ações e projetos de cuidado e amparo das famílias carentes e em vulnerabilidade social de Palmas e diversos outros municípios tocantinenses.

Em 1995, no segundo mandato de Siquera Campos, o Pastor Amarildo ocupou a direção geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Em 1996, foi eleito vereador pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB). Durante seu mandato foi Presidente da Câmara Municipal. Também foi delegado do Diretório Regional do PPB e membro do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Tocantins.

Em 1998, foi eleito Deputado Federal, desbancando diversos concorrentes endinheirados e com maior tradição na política tocantinense. Sua vitória marcou aquele pleito, pois ele representava os ideais e aspirações da comunidade evangélica, que ansiava por mudanças na representatividade política. Era amplamente respeitado e admirado por sua liderança e postura na defesa dos valores da família e dos princípios do Evangelho. Obteve apoio de pastores e líderes de diversas denominações. Sua candidatura contou com adesão voluntária e realmente significativa de obreiros e membros em todos os municípios. Esta foi a primeira vez em que as igrejas evangélicas, de diferentes ministérios e convenções, uniram-se intensamente como cabos eleitorais de um candidato, o que chamou atenção do governador eleito Siqueira Campos e de seus aliados.

Ao longo de seu primeiro mandato afastou-se do cargo por duas vezes. Na primeira, entre março e novembro de 2000, para ser Secretário Estadual de Esportes e Turismo e, entre novembro de 2001 a abril de 2002, quando foi Secretário de Indústria e do Comércio do Estado. Ainda nesta legislatura, participou como titular, entre outras, das Comissões Permanentes de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

Nas eleições de 2002 reelegeu-se para o cargo de Deputado Federal. Foi líder do PSC na Câmara entre 2003 e 2007. Integrou a Frente Parlamentar Evangélica, que reúne os deputados e senadores vinculados às igrejas protestantes que atuam em defesa dos princípios cristãos. Atuou também, nesta legislatura, como titular de comissões como as de Educação, Cultura e Desporto, Constituição, Justiça e Cidadania, Minas e Energia, Amazônia e Desenvolvimento Regional. Também foi titular da Comissão Parlamentar de Inquérito da Privatização do Setor Elétrico, instalada em 2005, destinada a investigar o processo de privatização das empresas do setor elétrico brasileiro e o papel nele desempenhado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) (CPDOC, 2007).

Foi autor da Lei Complementar 79/2004, que propunha uma atualização da regulamentação da profissão de jornalista, introduzindo novas funções para o ofício, e exigindo o diploma de curso superior em jornalismo também para o exercício das funções específicas de repórter fotográfico, repórter cinematográfico, diagramador e ilustrador, conforme discussão encaminhada pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Algumas das principais associações de comunicação brasileiras (Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e o Conselho Federal das Relações Públicas (CONFERP) posicionaram-se de forma veemente contra esta proposta em diversos veículos de comunicação. Após aprovação no Senado Federal, o Projeto de Lei Complementar 79/04, foi vetado, integralmente, pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006 (CPDOC, 2007).

Atuou em diversas Comissões Permanentes como Titular e/ou Suplente, tais como: Agricultura e Política Rural; Amazônia e de Desenvolvimento Regional; Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Constituição e Justiça e de Cidadania; Constituição e Justiça e de Redação; Direitos Humanos; Educação, Cultura e Desporto; Legislação Participativa; Minas e Energia; Seguridade Social e Família. Participou ainda das Comissões Especiais: PEC nº 101/03, Reeleição da Mesa; PEC nº 127/95, Aposentadoria dos Magistrados; PEC nº 254/00, Recursos Destinados à Irrigação; PEC nº 353/01, Número de Vereadores; PEC nº 438/01, Trabalho Escravo; PL nº 3.198/00, Estatuto da Igualdade Racial; PL nº 3.638/00, Estatuto do Portador de Necessidades Especiais; PL nº 3.884/04, Contratos para Consórcios Públicos; PLP nº 9/99, Normas Gerais para Instituição de Regime de Previdência Complementar; PLP nº 184/04, SUDECO. Atuou ainda nas Comissões Externas: Conferência Mundial de Combate ao Racismo e na CPI: Privatização Setor Elétrico.

Foi 1º suplente do Senador da República João Ribeiro, eleito para o mandato de 2011 a 2018.

Em 2015, o Pastor Amarildo Martins assumiu a presidência da Convenção Estadual da Assembleias de Deus do Ministério Madureira no Maranhão (CONEMAD-MA). Sua posse aconteceu durante Assembleia Geral Ordinária em São Luís, com a presença do presidente nacional das Assembleias de Deus Madureira, Pastor Samuel Ferreira de São Paulo.

Atualmente, além deste cargo no Maranhão o Pastor Amarildo é o 5 º vice-presidente nacional das Assembleias de Deus Madureira (CONAMAD), presidente da Convenção Estadual dos Ministros Evangélicos das Assembleias de Deus Ministério de Madureira no Tocantins (CONEMAD–TO) e presidente das Igrejas Assembleias de Deus Nação Madureira em Palmas – TO.

Em agosto de 2017, uma linda festa foi realizada para comemorar seus 55 anos de vida, com a presença 600 convidados, incluindo pastores e obreiros de diversas localidades, além de convidados especiais do segmento empresarial e político tocantinense.

Em fevereiro de 2018, o Pastor Amarildo e demais líderes religiosos receberam das mãos da Prefeita Cinthia Ribeiro a chave da cidade na abertura do Palmas Capital da Fé, que é um evento artístico-religioso celebrado durante o período de carnaval, reunindo artistas renomados do universo gospel em um grande festival de música com a finalidade de renovar a fé e propagar a Palavra de Deus.

Ao longo de sua trajetória recebeu várias homenagens, com destaque: Título de Cidadão Palmense, através da Lei Municipal nº 489, de 12 de setembro de 1994, assinada pelo Prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos; Certificado de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Palmas, em comemoração ao dia do Pastor, em 06 de junho de 2019.

O Pastor Amarildo Martins da Silva integra o rol de obreiros fiéis que levam adiante o ministério que teve início no dia 15 de novembro de 1929, quando o Pastor Paulo Leivas Macalão fundou a primeira Assembleia de Deus no bairro de Madureira, Rio de Janeiro/RJ.

Por meio da liderança do Pastor Amarildo o trabalho iniciado pelo Pastor Paulo Leivas Macalão se firmou e frutificou abundantemente na Região Norte do Brasil, para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo!

As orações que ele fez antes de deixar Goiânia rumo ao recém-criado Tocantins foram ouvidas lá nos Céus. O Todo Poderoso atendeu suas súplicas e proporcionou-lhe sabedoria e capacidade para conduzir Seu rebanho.

O Pastor Amarildo Martins acompanhou desde o início o desenvolvimento e conquistas alcançadas com muito esforço por todos os pioneiros em Miracema e Palmas. Atuou em diversas frentes, tanto na área pública, como no setor privado, com maior destaque para seu labor no ministério pastoral. Teve o privilégio de colaborar com a criação e implementação de ações e programas institucionais que proporcionaram a expansão e aperfeiçoamento de serviços públicos em diferentes departamentos e secretarias na Prefeitura de Palmas e na gestão estadual. Por meio de seu chamado ministerial ele viu o agir de Deus na transformação de famílias e comunidades pela mensagem restauradora do Evangelho. Seu exemplo de trabalho e vida inspira inúmeras pessoas, que veem em sua trajetória uma referência de superação, ousadia e primorosa contribuição ao crescimento de Palmas e do Tocantins.

São muitos aqueles que se inspiram no seu legado ao longo dessas três décadas no Tocantins. Entre os inúmeros irmãos de fé podemos citar o Deputado Federal Eli Borges, como um destes que seguem de maneira exemplar suas pisadas.

Em seu seio familiar, seus dois filhos também dão sequência à sua carreira nos campos da pregação da Palavra e na política.

O filho primogênito, André Martins dos Santos é casado com a Missionária Leila Cristina, com quem tem três filhos: dois meninos e uma menina. Atualmente é presidente do Campo das Assembleias de Deus em Formoso do Araguaia, região sul do Tocantins.

O filho caçula, Filipe Martins dos Santos é casado com Renata de Arruda Ferreira, pai de dois filhos: João Filipe e Maria Fernanda. Atualmente é vereador pelo segundo mandato em Palmas.

O Pastor Amarildo Martins da Silva ao longo desses 30 anos tem dedicado e desempenhado serviços extremamente valiosos em favor da sociedade tocantinense e principalmente no cenário evangélico, que tem o reconhecimento que vai além das divisas territoriais do Tocantins. Certamente que seu legado virtuoso irá extrapolar fronteiras e gerações, perdurando por toda eternidade, pois é alicerçado na fé e no amor a Deus!

BIBLIOGRAFIA:

ADMADUREIRA. 2019. Mais sobre nossa História. Disponível em: https://www.admadureira.com.br/sobre-a-igreja/

ATITUDETOCANTINS. 2017. Conheça um pouco dos primórdios da Assembleia de Deus em Gurupi. Disponível em: http://www.atitudeto.com.br/conheca-um-pouco-dos-primordios-da-assembleia-de-deus-em-gurupi/

BOHN, Simone R. 2004. Evangélicos no Brasil. Perfil socioeconômico, afinidades ideológicas e determinantes do comportamento eleitoral. OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. X, nº 2, p. 288-338. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/op/v10n2/22020.pdf

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2019. Eli Borges (Biografia). https://www.camara.leg.br/deputados/204364/biografia

CÂMARA DOS DEPUTADOS. 2019. Pastor Amarildo (Biografia). Disponível em: https://www.camara.leg.br/deputados/74444/biografia

CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS. 1997. 3ª Legislatura (1997/2000). Disponível em: https://www.palmas.to.leg.br/institucional/historia/3a-legislatura-1997-2000

CAMPOS, Leonildo Silveira. 2008. Os Mapas, Atores e Números da Diversidade Religiosa Cristã Brasileira: Católicos e Evangélicos entre 1940 e 2007. Revista de Estudos da Religião. pp. 9-47. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2008/t_campos.pdf

CARNEIRO, W. P. S. 2013. Pentecostais na política capixaba: representação parlamentar da Igreja Assembleia de Deus nas eleições (2002, 2006, 2010). 179f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Espirito Santo. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4332

CLARK, Flávio. 2013. Biografia Empresarial, Política e Institucional de Palmas. Goiânia: Editora XR. 256p.

CPDOC. 2007. PASTOR AMARILDO. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/pastor-amarildo

D´AVILA, Edson. 2006. Assembléia de Deus no Brasil e a política: uma leitura a partir do Mensageiro da paz. 190f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Religião) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo. Disponível em: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/357

FEITOSA, João da Cruz Gomes (organizador). 2006. Fragmentos da Nossa História: Vitórias e Conquistas de um Povo. Goiânia. Editora Karis. 182p.

GRIGÓRIO, Patrícia Costa. 2014. O Evangelho não destrói culturas. A Missão Transcultural Batista entre os índios Xerente do Tocantins. In: Anais do 16º Encontro Regional de Historia da ANPUH-Rio. 10p. Disponível em: http://www.encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/28/1400426618_ARQUIVO_encontro2014_anpuh_pgrigorio_oevangelhonaodestroiculturas.pdf

IAD – IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS. Nossa História. Disponível em: http://assembleiagurupi.com.br/index.php?pg=nossahistoria

IBGE. 2018. Estatísticas do povoamento. Disponível em: https://brasil500anos.ibge.gov.br/estatisticas-do-povoamento/evolucao-da-populacao-brasileira.html

IBGE. 2018. Estatísticas do Século XX. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/29092003estatisticasecxxhtml.shtm

JMNOTÍCIAS. 2018. Aniversário do pastor Amarildo Martins reúne 600 pessoas em Palmas. Disponível em: https://www.jmnoticia.com.br/2018/08/24/aniversario-do-pastor-amarildo-martins-reune-600-pessoas-em-palmas/

MARTINS, Elisafan. 2005. Guia do Tocantins Turismo. Cromograf: Palmas. 288p.

NASCIMENTO, Júlio César do. 2004. Conhecendo o Tocantins: História e Geografia. 2ª Edição Reformulada e Atualizada. Asa Editora Gráfica Ltda: Palmas (TO). 100p.

PIRES, Warner. 2008. Memórias vivas da câmara municipal de Palmas. 1ª Edição. Gráfica e Editora Brilhus: Palmas (TO). 348p.

PORTAL DO AMARAL. 2017. Pastor João da Cruz Gomes Feitosa participa da celebração de aniversário do Pr. Amarildo Martins na noite desta terça-feira em Palmas. Disponível em: https://portaldoamaral.com.br/pastor-joao-da-cruz-gomes-feitosa-participa-da-celebracao-de-aniversario-do-pr-amarildo-martins-na-noite-desta-terca-feira-em-palmas/

PREFEITURA DE PALMAS. 2018. Primeiro dia do Palmas Capital da Fé arrasta multidão. Disponível em: https://www.palmas.to.gov.br/secretaria/agencia-de-turismo/noticia/1506898/primeiro-dia-do-palmas-capital-da-fe-arrasta-multidao/

RADIO PAZ PALMAS - AM 96. 2015. Ministério de Madureira completa 86 anos neste domingo, 15. Disponível em: http://radiopazpalmas.com.br/home/ministerio-de-madureira-completa-86-anos-neste-domingo-15/

RADIO PAZ PALMAS - AM 960. 2015. Pr. Amarildo Martins assume presidência da Convenção Estadual da Madureira no Maranhão. Disponível em:

http://radiopazpalmas.com.br/home/pr-amarildo-martins-assume-presidencia-da-convencao-estadual-da-madureira-no-maranhao/

RODRIGUES, Jean Carlos. 2008. Estado do Tocantins: Política e Religião na Construção do Espaço de Representação Tocantinense. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente (SP). 148p. Disponível em: http://www2.fct.unesp.br/pos/geo/dis_teses/08/jeancarlosrodrigues.pdf

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Igrejas em Gurupi. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/997962

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Arte e Religião. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1713425

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Marketing Religioso. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1710376

SALERA JÚNIOR, G. 2017. História do Educandário Evangélico Gurupiense - 1ª Escola da Assembleia de Deus em Gurupi. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/6119579

SALERA JÚNIOR, G. 2017. Biografia de JOSÉ PEREIRA DA LUZ “Professor José Neto”. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6087819

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Biografia do Pastor ARIAS SOARES SILVA. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/biografias/6418486

SALERA JÚNIOR, G. 2018. Igreja Batista Ebenézer de Gurupi: um breve histórico. Disponível em: https://recantodasletras.com.br/artigos/6538656

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2008. A Assembléia de Deus e o Movimento Pentecostal na cidade de Imperatriz (1952-2002): História, Memória e Identidade Cultural. Sacrilegens, Juiz de Fora, v.5, n.1, p. 04-22. Disponível em: http://www.ufjf.br/sacrilegens/files/2009/06/5-2.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2010. Uma perspectiva histórica sobre construções de identidades religiosas: a Assembleia de Deus em Imperatriz- MA (1986-2009). 166f. Orientadora: Profa. Dra. Libertad Borges Bittencourt. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de História. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/DISSERTA____O_BERTONE.pdf

SOUSA, Bertone de Oliveira. 2016. A Expansão da Assembleia de Deus em Imperatriz-MA: História e Constituição Identitária. Disponível em: https://pos.historia.ufg.br/up/113/o/IISPHist09_Bertonedeousa.pdf

UMADENORTE – Palmas/TO. 2011. HISTÓRIA DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA CAMPO ARSE 61. Disponível em: http://umadenortepalmas.blogspot.com/2011/06/historia-da-igreja-assembleia-de-deus.html

VEREADOR FILIPE MARTINS. 2019. Biografia. Disponível em: http://vereadorfilipemartins.com.br/biografia/

WIKIPÉDIA. 2019. Amarildo Martins da Silva. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amarildo_Martins_da_Silva

WIKIPÉDIA. 2019. Assembleia de Deus. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Assembleia_de_Deus

WIKIPÉDIA. 2019. Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Conven%C3%A7%C3%A3o_Nacional_das_Assembleias_de_Deus_no_Brasil

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 1998. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_1998

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2002. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2002

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2006. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2006

WIKIPÉDIA. 2019. Eleições estaduais no Tocantins em 2010. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_estaduais_no_Tocantins_em_2010

WIKIPÉDIA. 2019. Eli Borges. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eli_Borges

WIKIPÉDIA. 2019. Hidrolândia (Goiás). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrol%C3%A2ndia_(Goi%C3%A1s)

WIKIPÉDIA. 2019. Palmas (Tocantins). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Palmas

WIKIPÉDIA. 2019. Paulo Leivas Macalão. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Leivas_Macal%C3%A3o

WIKIPÉDIA. 2019. Tocantins. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tocantins

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior