biografia de lula Novaes

Biografia de Lula Novaes

Lula Novaes entre (1989-1997)

Foi cantor e compositor da banda Olodum...

Criador de canções que foram gravadas em discos de sucesso do grupo, autor de lindas músicas, como Mel Mulher no disco O Movimento em 1993, canção composta por, Lula Novaes e Sandoval, Trem da História No CD Filhos do Sol em 1994, composta por, Lula Novaes e Alberto Pita, Ratatá no CD Sol e Mar em 1995 composta por Lula Novaes, Mar Lagoa no CD Roma Negra em 1996 composta por, Lula Novaes, Fernando de Itapoã e Roque Dias, Deus do Prazer no CD Menino Dourado Banda Mirim Olodum em 1994 composta por Lula Novaes.

Em 1991 participou da gravação do disco da Atlântida à Bahia o Mar é o Caminho na parte do coral.

Também teve a honra de ser gravado, por umas das mais importantes cantora baiana Ivete Sangalo no CD Hora H da Banda Eva em 1995 com a música Nana Nana composta por, Lula Novaes, Cay e Lú.

Washington de Jesus Novaes, Nasceu em salvador Bahia Brasil no ano de 1973, filho de Adelino de Novaes e Paulina Ribeiro de Jesus, criado por sua avó, Sra. Dionísia Santana de Novaes.

Foi no bairro do Nordeste de Amaralina aos nove anos de idade que teve a suas primeira experiência com a música. Nessa época aconteciam ensaios de grupos de samba junino no bairro, especificamente, na Rua Onze de Novembro, aonde o mesmo residia, havia um grupo chamado Samba Tropical, que logo começou a despertar a curiosidade do jovem garoto, que ficava na varanda de sua casa sentado em um banco, que usava como instrumento para acompanhar as músicas que eram cantadas.

Com isso aumentou a percepção de que poderia alcançar algo mais, começou a ouvir rádios FM na intenção de buscar novidades e descobriu nessa curiosidade um som diferente e contagiante da Banda do Pelourinho Centro Histórico de Salvador que se Chamavam Olodum a descoberta foi tão perfeita

Que aprimorou sua inspiração e confirmação como compositor.

Naquele mesmo banco, começou a surgir as primeiras composições, e já se iniciava a apresentação das músicas para alguns membros do grupo junino que ensaiava na rua aonde o mesmo vivia, o Samba Tropical, e que logo passaria a fazer parte da ala de canto, com o passar do tempo o mesmo seria convidado para fazer parte da ala de canto do famoso grupo junino o Samba Elite, se sentindo muito feliz e com a certeza que poderia ir além, seguia em busca de conhecimentos no mundo interessante da música, a persistência fez com que acontecesse o primeiro encontro com o Olodum.

Certo dia, ele conheceu um jovem bastante popular no bairro que se chamava Guidor, nesse encontro resolveu cantar uma música para o mesmo que começou a elogia - lo dizendo, (rapaz sua voz é bonita).

Logo o convidou para no domingo ir para o ensaio do Olodum,

se mostrando muito interessado aceitou o convite.

O jovem logo alertou que teria a Banda Mirim e que ele poderia tentar se escrever na ala de canto muito feliz e cheio de esperança ficou no aguardo do grande dia.

Finalmente chega o domingo, Pelourinho estava lotando, encantado com o som contagiante da banda e das vozes dos cantores que subiam no palanque pra cantar, então tudo aquilo ficou marcado na cabeça, que logo no dia seguinte voltou ao Pelourinho e começou a procurar pela sede do Olodum, e finalmente conseguiu encontrar o lugar, chegando na sede foi até um rapaz que estava com um instrumento nas mãos , conversando com uma mulher, era o maestro neguinho do samba e Cristina Rodrigues, então ao se aproximar dos dois perguntou, se ali era a sede do Olodum, e o rapaz respondeu, sim, o que deseja meu jovem, que logo disse que gostaria de se escrever na ala de canto da banda mirim se caso ainda tivesse vaga, ai Cristina Rodrigues disse sim, e perguntou a idade e o bairro aonde morava, respondeu, tenho 16 anos e moro no bairro do Nordeste de Amaralina, e Cristina disse, temos até um cantor na banda mirim do Nordeste de Amaralina, ele se chama Xexéu, ai Neguinho do Samba disse, ok meu jovem, você canta alguma música do Olodum,afirmando que sim, Neguinho disse cante ai pra nós, e logo cantou uma música que se chama Cabra da Peste, interpretada por Nêgo, que mais tarde se tornaria o Presidente do Olodum e a pessoa que mais deu oportunidade pra continuar sonhando, depois de cantar para os dois, eles disseram tá bom tá bom, e Cristina Rodrigues pediu os documentos e o cadastro na Banda Mirim Olodum, daí iniciou uma linda trajetória que rapidamente teve a oportunidade de fazer apresentações em vários interiores da Bahia, gravou uma música no primeiro disco da Banda Mirim, aonde foi se destacando até ser integrado na ala de canto profissional do Olodum, participando da gravação de dois Discos como cantor oficial da banda.

Por : Lula Novaes

Essa é a minha historia!

Lula Novaes
Enviado por Lula Novaes em 17/07/2018
Código do texto: T6392163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.