MARIELLE ... POR MARIELLE FRANCISCO DA SILVA....

Meu nome é Marielle Franco. Sou mulher, negra, mãe e cria da favela da Maré.

Sou socióloga com mestrado em Administração Pública.

Fui eleita Vereadora da Câmara do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 46.502 votos.

Hoje, sou também Presidente da Comissão da Mulher da Câmara.

Me formei pela PUC-Rio, e fiz mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Minha dissertação teve como tema: “UPP: a redução da favela a três letras”.

Trabalhei em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Coordenei a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), ao lado de Marcelo Freixo.

Iniciei minha militância em direitos humanos após ingressar no pré-vestibular comunitário e perder uma amiga, vítima de bala perdida, num tiroteio entre policiais e traficantes no Complexo da Maré.

Aos 19 anos, me tornei mãe de uma menina. Isso me ajudou a me constituir como lutadora pelos direitos das mulheres e debater esse tema nas favelas.

Acredito que ocupar a política é fundamental para reduzir as desigualdades que nos cercam.

Marielle Francisco da Silva