MARISA RAJA GABAGLIA
(61 anos)
Jornalista e Escritora
* (1942)
+ São Paulo, SP (13/01/2003)
Era tida como pessoa de opinião forte, e também forte e polêmica era sua presença nos programas de auditório e participou, inclusive do programa de Flávio Cavalcanti (TV Tupi). Participou dos jornais Última Hora e Diário de São Paulo, e trabalhou como repórter pela Rede Globo por 18 anos.
Teve uma atuação na novela Pigmalião 70 junto com Tônha Carrero e Betty Faria.
Namorou, nos anos 80, o cirurgião plástico Hosmany Ramos (assistente de Ivo Pitanguy na época), condenado pela justiça a 21 anos de prisão. Desse romance, além da peregrinação pelas vizinhanças dos presídios que guardava o amado (Carandiru, entre outros), ficou o livro Amor Bandido (1982). O primeiro de uma série de oito obras de sua autoria, o romance conta a sua versão da convivência que teve com o cirurgião plástico Hosmany Ramos, preso, seis meses depois de conhecê-la, por tráfico de drogas, assassinato, roubo e contrabando. A carreira deMarisa declinou em seguida.
Logo após a explosão do caso Hosmany, Marisa foi demitida da televisão. Mas seu choque maior foi em relação às amigas, que se afastaram.
"Nunca pensei que Hosmany fosse tão comível pelo povo. E eu, imagine, tachada de mulher do bandido. Nunca tinha visto de perto o orgasmo da maldade"
Marisa Raja Gabaglia sempre foi uma mulher à frente de seu tempo. Profissionalmente, introduziu no jornalismo brasileiro a entrevista em primeira pessoa, quando esteve no jornal O Globo. Depois do envolvimento com o cirurgião plástico, Marisa foi gradativamente abandonando e se desencantando com o jornalismo.
Marisa faleceu vítima da Leucemia em São Paulo.