Marisa Gata Mansa
MARISA VERTULLO BRANDÃO
(69 anos)
Cantora
* Rio de Janeiro, RJ (27/04/1933)
+ Rio de Janeiro, RJ (09/01/2003)-TOURO
O apelido gata mansa ela recebeu do jornalista Djalma Sampaio por causa de seu jeito calmo de falar. Nascida numa família entusiasta da boa música, cresceu nesse ambiente que a incentivou a cantar. Foi casada com o compositor e pianista César Camargo Mariano, que compôs em sua homenagem a música Marisa, tema da cerimônia religiosa de seu casamento com o compositor.
Marisa gravou o primeiro compacto, de 78 rotações, Você Esteve Com Meu Bem, de João Gilberto e Russo do Pandeiro, pela RCA Victor. Uma trajetória marcada por um viés jazzístico, foi crooner do Golden Room do Copacabana Palace e substituindo Dolores Duran no Bacará. Típica voz de bares noturnos, cantava noBeco das Garrafas, ao lado de outros nomes da bossa nova.
Morreu às 20h do dia 09/01/2003. Ela estava internada no Hospital Miguel Couto(RJ) desde o começo da semana. No ano de sua morte, Marisa iria completar 50 anos de carreira, iniciada com a benção de João Gilberto e que prosseguiu com a geração inicial da Bossa Nova. A cantora tinha 69 anos e faleceu devido a uma Insuficiência Respiratória Aguda, conseqüência de uma Isquemia Cardíaca.