MÁRCIO RIBEIRO
(49 anos)
Ator, Humorista e Redator
* São Paulo, SP (12/05/1964)
+ Brasília, DF (29/05/2013)-TOURO
Márcio Ribeiro trabalhou por 10 anos na TV Cultura no programa "Revistinha", "Rá-Tim-Bum" (1992 - primeira versão) e "X-Tudo" (1992). No SBT atuou na novela"Brasileiras e Brasileiros" (1990), no programa "Sem Controle" (2007) e protagonizou o "Camera Café" (2007). Na TV Bandeirantes trabalhou na "Escolinha Muito Louca" (2008) no personagem do Hugo Taxista. Na TV Globo atuou em"Sandy e Junior", escreveu quadros para o "Domingão do Faustão" onde participou como ator do elenco fixo do quadro "Retratos de Domingo", fez o Professor Homero em "Malhação" e recentemente estava no ar com "Caras de Pau" no personagem do Broncoli.
No cinema, o ator esteve nos filmes "Domésticas" (2001), direção de Fernando Meireles e Nando Olival, e "Romeu e Julieta", de Bruno Barreto. Participou também de "Alô", direção de Mara Mourão, "Os Ursos", direção de Kátia Lund, e"Um Dia... e Depois o Outro" direção de Nando Olival e Renato Rossi.
No teatro Márcio Ribeiro atuou em "Vestido de Noiva" de Nelson Rodrigues e direção de Márcio Aurélio, "Teledeum" com direção de Cacá Rosset, "Meu Nome é Pablo Neruda" direção de Gianfrancesco Guarnieri, "Corte Fatal" direção de Noemi Marinho e "Família Muda-se" direção Odilon Wagner.
Márcio Ribeiro também era bastante requisitado para comerciais de TV. Esteve em campanhas para marcas de sorvete, chocolate, lâminas de barbear e outros produtos. Como ator, ganhou prêmio no Festival de Cinema de Brasília (Candango, 1987) e no de Festival de Gramado,(Kikito, 1988). Também foi escolhido como melhor ator no Rio Cine Festival (Sol de Prata, 1988) e o Festival de Cinema do Maranhão (Prêmio Guarnicê). Participou em mais de 150 filmes publicitários e campanhas de incentivo para várias empresas.
Morte
Márcio Ribeiro morreu aos 49 anos na madrugada de quarta-feira, 29/05/2013. A informação foi publicada no perfil oficial do ator no Facebook. Segundo o post, ele teve complicações cardíacas. Márcio Ribeiro estava em Brasília para participar do evento "7 Belos Convida", no Teatro dos Bancários, que ocorre às segundas e terças. Na segunda, ele se apresentou normalmente. Na terça-feira à tarde, passou mal. Ele foi levado ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o comediante morreu às 5:30 hs.
Logo após o anúncio da morte de Márcio Ribeiro, colegas atores e humoristas lamentaram o fato. Em seu perfil no Twitter, Marcelo Adnet referiu-se a Márcio Ribeiro como "mestre da comédia".
(Marcelo Adnet)
Na mesma rede social, o apresentador Marcelo Tas publicou:
Prêmios Como Ator
- 1987 - Melhor ator Festival de Cinema de Brasília
1988 - Melhor ator Festival de Cinema de Gramado
1988 - Melhor ator Rio Cine Festival
Melhor ator Festival de Cinema de Guarnicê, Maranhão
Prêmios Na Televisão
- Rá-Tim-Bum (Elenco Fixo)
Melhor Programa Infantil
Medalha de Ouro, Festival de Nova York
X-Tudo (Dirigido por Renato Fernandez e Maisa Zak Zuk)
Prêmio Asitra
Reportagem para o "X-Tudo/Jamboree"
1º Prêmio (República do Panamá)
Melhor Programa, Temática Infantil
Prêmio Qualidade Brasil 2001 International Quality Service
Melhor Programação do Ano no Dia Internacional da Criança da TV de 1997
Prêmio Emmy-Unicef
Melhor Programação do Ano no Dia Internacional da Criança da TV de 1998
Prêmio Emmy-Unicef
Melhor Programação de TV Pública do Planeta 1987
Prix Television Jeunesse
Melhor Programação do Ano no Dia Internacional da Criança da TV de 1999
Emissora e Programação, por 20 horas de programação com o tema: "O País Que Queremos"
Prêmio Emmy-Unicef