LUÍS DELFINO
(83 anos)
Ator e Humorista
* Ouro Preto, MG (31/05/1921)
+ Rio de Janeiro, RJ (25/05/2005) - GEMEOS
O ator e humorista Luiz Delfino entrou para o mundo das artes em 1946.
Casou-se, em 1952 com a cantora Marlene, na Igrejinha do Outeiro da Glória. A cerimônia foi um acontecimento. Luiz Delfino e Marlene tinham se conhecido apenas três meses antes, durante a filmagem de "Tudo Azul", dirigido por Moacyr Fenelon.
Ao lado da cantora Marlene, Luiz Delfino, trabalhou em várias comédias no cinema e no teatro.
No rádio, na década de 50, dentre outros programas, Luiz Delfino trabalhou na Rádio Nacional no programa, que consagrou a cantora e que tinha transmissão televisiva, intitulado “Marlene, meu bem”, idealizado e produzido por Mário Lago, também autor da música-tema do programa, que apresentava esquetes satíricas da vida conjugal do casal.
Entre seus trabalhos mais populares na TV, destacam-se a minissérie "Anos Dourados", "Viva o Gordo", "Linguinha" (série infantil protagonizada por Chico Anysio, de 1971 a 1972), "Escolinha do Professor Raimundo", "Chico Anysio Show", "Os Trapalhões", além de algumas participações no "Sítio do Picapau Amarelo", todos na Rede Globo.
No cinema, atuou em Mulher do Diabo (1952), Com o Diabo no Corpo (1952), As Três Mulheres de Casanova (1968), Papai Trapalhão (1968), Ali Babá e os Quarenta Ladrões (1972), entre outros. Seu último trabalho realizado na Globo foi no humorístico "Chico Total", em 1996.
Cinema
As Deliciosas Traições do Amor (1975)
O Comprador de Fazendas (1974)
Ali Babá e os Quarenta Ladrões (1972)
O Cantor e o Milionário (1958)
Com o Diabo no Corpo (1952)
O Canto da Saudade (1952)
Tudo Azul (1952)
Luiz Delfino era tio da atriz Maria Cláudia.
Causa da morte não informada.