Lúcio Alves
Iniciou a carreira artística com apenas 14 anos de idade, em 1941, quando formou o grupo vocal e instrumentalNamorados da Lua. Era não só o crooner e o violonista, mas também o arranjador. O grupo apresentou-se nos cassinosCopacabana e Atlântico.
Em 1949 lançou de sua autoria o bolero Brumas, um dos sucessos do ano e, de Dorival Caymmi o samba Nunca Mais. No ano seguinte gravou a canção Na Paz do Senhor (José Maria de Abreu e Luiz Peixoto) e os sambas-cançãoTerminemos Agora (Gilberto Milfont) e Amargura (Alberto Ribeiroe Radamés Gnatalli).
A partir de 1958, com o surgimento da bossa nova, participou de shows e de programas de televisão. Ainda em 1958 gravou com Sylvia Telles na Odeon o samba-canção Eu Não Existo Sem Você(Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e a cançãoTu e Eu (Altamiro Carrilho e Armando Nunes). No ano seguinte, gravou deTom Jobim e Dolores Duran, o samba-canção Estrada do Sol. No mesmo ano, lançou o LP Lúcio Alves, Sua Voz Íntima, Sua Bossa Nova, Interpretando Sambas Em 3-D no qual cantou Lá Vem a Baiana e Nem Eu (Dorival Caymmi), Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Agora é Cinza (Bide e Marçal) e Ninguém Me Ama (Fernando Lobo e Antônio Maria).
Em 1975, pouco depois de gravar a canção Helena, Helena, Helena(Alberto Land), vencedora de um festival da canção onde foi defendida por Taiguara, lançou pela RCA Victor o LP Lúcio Alves, com composições com nomes de mulher, cantando músicas de Chico BuarquesJanuária e Carolina,Tom Jobim Lígia e Pixinguinha Rosa.
LÚCIO CIRIBELLI ALVES
(66 anos)
Cantor, Compositor e Instrumentista
* Cataguases, MG (28/01/1927)
+ Rio de Janeiro, RJ (03/08/1993)-AQUARIO
Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro quando tinha sete anos de idade. Começara a aprender violão um ano antes, estimulado pelo pai, que era maestro da Banda de Cataguases. Atraído pelo repertório de Orlando Silva, interpretou, aos nove anos de idade, no programa radiofônico de Barbosa Júnior, a músicaJuramento Falso (Pedro Caetano). Participou pouco depois do programa Picolinoda Rádio Mayrink Veiga, apresentado pelo mesmo Barbosa Júnior.
Ainda garoto, integrou o elenco da radionovela Aladim e a Lâmpada Maravilhosa da Rádio Nacional, onde interpretava o personagem principal. O radialista Silvino Netoo apelidou de Cantor das Multidinhas, em comparação a Orlando Silva, conhecido como Cantor das Multidões.
Iniciou a carreira artística com apenas 14 anos de idade, em 1941, quando formou o grupo vocal e instrumentalNamorados da Lua. Era não só o crooner e o violonista, mas também o arranjador. O grupo apresentou-se nos cassinosCopacabana e Atlântico.
Ainda em seu primeiro ano, venceu o concurso de calouros no programa de Ary Barroso, na Rádio Tupi, do Rio de Janeiro e logo depois o concurso carnavalesco do Teatro República com a marcha Nós, Os Carecas (Arlindo Marques e Roberto Roberti).
Em 1942, os Namorados da Lua gravaram seu primeiro disco, pela RCA Victor, o 78 rpm trazia duas composições Vestidinho de Iaiá e Té Logo, Sinhá (Assis Valente). O conjunto passou por diferentes formações ao longo de seis anos de existência e seu grande sucesso foi Eu Quero Um Samba (Janet de Almeida e Haroldo Barbosa). Com o mesmo Haroldo Barbosa compôs em 1943 o samba De Conversa em Conversa, gravado em 1947 por Isaura Garcia na RCA Victor.
Em 1947, os Namorados da Lua chegaram ao fim. No ano seguinte, lançou sua primeira gravação solo pela Continental, o bolero Tres Palabras (Osvaldo Farres), vertido para o português por Aloysio de Oliveira com o título de Solidão. Pouco depois, lançou o 78 rpm com as músicas Aquelas Palavras e Seja Feliz... Adeus(Luís Bittencort e Benny Woldorff). No mesmo ano, convidado para integrar os Anjos do Inferno partiu com o conjunto numa turnê por Cuba, México e Estados Unidos, onde se apresentaram com o nome de Hell's Angels em boates novaiorquinas como Reuben Bleu e Blue Angel. Nessas apresentações, cantavam em português composições de Dorival Caymmi, Doralice e de Geraldo Pereira,Bolinha de Papel, entre muitas outras. Pouco menos de um ano depois, retornou ao Rio de Janeiro.
Em 1949 lançou de sua autoria o bolero Brumas, um dos sucessos do ano e, de Dorival Caymmi o samba Nunca Mais. No ano seguinte gravou a canção Na Paz do Senhor (José Maria de Abreu e Luiz Peixoto) e os sambas-cançãoTerminemos Agora (Gilberto Milfont) e Amargura (Alberto Ribeiroe Radamés Gnatalli).
Em seguida, registrou os sambasSó Deus (Marino Pinto), Toureiro Sou Eu (Paulo Soledade e Fernando Lobo) e Sábado em Copacabana (Carlos Guinle e Dorival Caymmi), este último com acompanhamento de Radamés Gnatalli e sua orquestra.
Em 1952, gravou com o acompanhamento da orquestra do maestro Radamés Gnatalli os sambas Tormento (Claudionor Cruz e Pedro Caetano) e Rugas (Newton Teixeira e David Nasser).
Em 1954, gravou o samba-tango Buenos Aires, de sua autoria, o samba-cançãoPor Que, Meu Amor? (Hianto de Almeida e André Rosito) e a Valsa de Uma Cidade (Ismael Neto e Antônio Maria). No mesmo ano, aproveitando a suposta rivalidade que ele teria com o cantor Dick Farney, a gravadora Continental encomendou a Antônio Carlos Jobim e Billy Blanco, uma música para ser interpretada pelos dois cantores.
Surgiu então o samba pré bossa nova Tereza da Praia que proporcionou aos dois cantores um diálogo musical com acompanhamento de Tom Jobim e seu conjunto. Falando sobre esta música, os pesquisadores Zuza Homem de Melo e Jairo Severiano disseram: "Traduzindo o ambiente carioca dos anos 50, o disco tornou-se um sucesso total, jamais sendo igualado por outras gravações da mesma canção".
Ainda no mesmo período, passou a gravar na Sinter onde estreou cantando o samba Faceira (Ary Barroso) e o Baião de Copacabana, de sua autoria e Haroldo Barbosa.
Em 1955, gravou com destaque o samba canção Manias (Flávio Cavalcanti e Celso Cavalcanti). Em 1957, gravou pela gravadora Mocambo, seu primeiro LP Serestas, no qual interpretou, entre outras, Serenata, Chão de Estrelas, Suburbana eArranha Céu, todas da dupla Sílvio Caldas e Orestes Barbosa.
A partir de 1958, com o surgimento da bossa nova, participou de shows e de programas de televisão. Ainda em 1958 gravou com Sylvia Telles na Odeon o samba-canção Eu Não Existo Sem Você(Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e a cançãoTu e Eu (Altamiro Carrilho e Armando Nunes). No ano seguinte, gravou deTom Jobim e Dolores Duran, o samba-canção Estrada do Sol. No mesmo ano, lançou o LP Lúcio Alves, Sua Voz Íntima, Sua Bossa Nova, Interpretando Sambas Em 3-D no qual cantou Lá Vem a Baiana e Nem Eu (Dorival Caymmi), Se Todos Fossem Iguais a Você (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), Agora é Cinza (Bide e Marçal) e Ninguém Me Ama (Fernando Lobo e Antônio Maria).
Em 1960, gravou pela Philips Samba Triste (Baden Powell e Billy Blanco) e o samba-canção Dindi (Tom Jobim e Aloísio de Oliveira). No mesmo ano, lançou pela Odeon o LP A Noite do Meu Bem homenageando a cantora e compositora Dolores Duran, morta no ano anterior e no qual interpretou composições dela, entre as quais a música título, Castigo, Noite de Paz, Fim de Caso e Vou Chorar, esta última, uma parceria dos dois.
Sua adesão à bossa nova ficou marcada pelo LP A Bossa é Nossa, lançado pela Philips em 1961, no qual interpretou entre outras canções, Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Nova Ilusão (Luís Bittencourt e José Meneses) e O Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi).
Contratado pela gravadora Elenco, de Aloysio de Oliveira, lançou em 1963 o LPBalançamba, reunindo canções da dupla Roberto Menescal e Ronaldo Bôscolicomo Rio, Ah! Se Eu Pudesse e O Barquinho.
Ao longo da década de 1960 participou da produção de gravações de conjuntos vocais e de programas para a TV Record, onde criou o quadro Roda de Samba, que reunia cantores na formação de quartetos vocais. Também nesta época foi produtor da TV Tupi trabalhando em programas como os de Flávio Cavalcanti e atuou como um dos diretores musicais da TV Excelsior.
Em 1970, João Gilberto regravou De Conversa em Conversa em disco produzido no México. No início da mesma década tornou-se produtor musical da TV Educativa, no Rio de Janeiro. Em 1974, participou da série radiofônica MPB 100, Ao Vivo, escrita e locutada por Ricardo Cravo Albin para o Projeto Minerva na Rádio MEC, que viraria oito LPs com o mesmo título, edição Tapecar.
Coube a ele o período da bossa nova, em que aparece ao lado de Dóris Monteiro,Johnny Alf e Alaíde Costa.
Em 1975, pouco depois de gravar a canção Helena, Helena, Helena(Alberto Land), vencedora de um festival da canção onde foi defendida por Taiguara, lançou pela RCA Victor o LP Lúcio Alves, com composições com nomes de mulher, cantando músicas de Chico BuarquesJanuária e Carolina,Tom Jobim Lígia e Pixinguinha Rosa.
Em 1978 partcicipou com Dóris Monteiro do Projeto Pixinguinha do qual resultou um LP onde os dois interpretaram, entre outras, as músicas Pra Dizer Adeus (Edu Lobo e Torquato Neto), Conversa de Botequim (Vadico e Noel Rosa), Mocinho Bonito (Billy Blanco) e Razão de Viver (Paulo Sergio Valle e Eumir Deodato).
Em 1988, participou do disco Há Sempre Um Nome De Mulher, volume duplo criado por Ricardo Cravo Albin para campanha de aleitamento materno, patrocinado pelo Banco do Brasil e do qual se venderam 600 mil cópias apenas nas mil agências do Banco.
Faleceu em 03/08/1993 vítima de Infarto.
Faleceu em 03/08/1993 vítima de Infarto.