Louzadinha

OSWALDO LOUZADA
(95 anos)
Ator
* Rio de Janeiro, RJ (12/04/1912)
+ Rio de Janeiro, RJ (22/02/2008)-ARIES
 
Passou a infância no centro da cidade entre escaladas ao Morro de Santo Antônio e jogos de bola de meia na Praça Tiradentes.
 
Morou com a família em anexo das instalações do Teatro Recreio, onde seu pai, o engenheiro-eletricista Guilherme (Cadete), era iluminador. Cedo, entrou em contato com o repertório de peças e operetas. Sua primeira incursão no palco dá-se no vaudeville "Meia-Noite e Trinta", no Teatro São José. Mas deve seu aprendizado no ofício a Eugênia Álvaro Moreyra e a Álvaro Moreyra, criadores do Teatro de Brinquedo.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-A7ZD1bIXLc0%2FTl11GG419TI%2FAAAAAAAACy4%2F-8ClPlA3Lmw%2Fs400%2Foswaldo-louzada.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Oswaldo Louzada por volta de 1940
Pensou em seguir a profissão paterna, e matriculou-se em curso de iluminação – uma idéia que não foi adiante.
 
Mudou-se para São Paulo em 1944 onde, sob direção de 
Oduvaldo Viana, fez parte do elenco de rádio-teatro da Rádio Panamericana. Na ocasião era o noivo de Alair Nazarett, também atriz contratada para o mesmo elenco. Em verdade, porém, Oswaldo Louzada era mais ator de cinema. Nesse mesmo ano de 1944 fez os filmes, "Gente Honesta" e "É Proibido Sonhar".
 
De volta ao Rio de Janeiro, participou de "Uma Luz na Estrada""Inconfidência Mineira","É Proibido Beijar""Mãos Sangrentas""Leonora dos Sete Mares""Rio Fantasia""Rico Ri à Toa""Mulher de Fogo""Esse Rio que Eu Amo""Assalto ao Trem Pagador""Gimba""Presidente dos Valentes""Lampião, o Rei do Cangaço""Viagem aos Seios de Duília","Procura-se Uma Rosa""Crônica da Cidade Amada" e "Uma Garota em Maus Lençóis".
 
Em 1971, Oswaldo Louzada voltou seus olhos para a televisão e fez "Bandeira 2"na TV Globo. Percebeu que a aceitação do público era maior do que o cinema e resolveu intercalar uma coisa e outra. Fez o filme "Guerra Conjugal" e novamente telenovelas. O papel em "Mulheres Apaixonadas" foi a sua consagração, eOswaldo Louzada foi considerado uma revelação como vovô, parceiro da grande atriz 
Carmem Silva.
 
Sua última participação na televisão foi em um episódio do programa humorístico"Sob Nova Direção", em 2004.
 
Louzadinha era um dos mais velhos atores em atividade do país, com 95 anos, quando veio a falecer vítima de Falência Múltipla dos Órgãos decorrente de umaPneumonia, na madrugada de 22 de fevereiro de 2008.