Lorenzo Fernânde
Em 1917 ingressou no Instituto Nacional de Música, onde iniciou os estudos de teoria,harmonia, contraponto e fuga com os professores Antônio Francisco Braga, Henrique Oswald e Frederico Nascimento, considerado seu mentor artístico. Em 1923, por ocasião de uma doença de Frederico Nascimento, assumiu como substituto na caderia de harmonia, o que se tornou permanente dois anos depois.
OSCAR LORENZO FERNÂNDEZ
(50 anos)
Compositor
* Rio de Janeiro, RJ (04/11/1897)
+ Rio de Janeiro, RJ (27/08/1948)-ESCORPIAO
Nascido no Rio de Janeiro e filho de pais espanhóis, ainda rapaz começou a tocar nas festas dançantes do Centro Galego. Aos dezoito anos compôs a óperaRainha Moura.
Em 1917 ingressou no Instituto Nacional de Música, onde iniciou os estudos de teoria,harmonia, contraponto e fuga com os professores Antônio Francisco Braga, Henrique Oswald e Frederico Nascimento, considerado seu mentor artístico. Em 1923, por ocasião de uma doença de Frederico Nascimento, assumiu como substituto na caderia de harmonia, o que se tornou permanente dois anos depois.
Compositor brasileiro da fase nacionalista, tem obra relativamente pequena caracterizada pelo apuro formal. Marcou época o trio brasileiro, de 1924, para piano, violino e violoncelo.
Em 1936 fundou o Conservatório Brasileiro de Música, o qual dirigiu até a sua morte, em 1948.
Música
Sua obra abrange três períodos:
- No primeiro período, de 1918 a 1922, se observa a influência do impressionismo francês, o uso da bitonalidade e a ausência de temática brasileira.
- No segundo período, de 1922 a 1938, considerado como o ponto alto de sua produção, verifica-se uma forte presença nacionalista, com a utilização de temas folclóricos, que valorizam a presença das etnias branca, negra e índia na formação do Brasil, assim como a transformação moderna do país.
- No terceiro período, de 1942 até a sua morte, sua obra assume um tom universalista. Compôs canções, suítes sinfônicas, balés, peças para piano, música de câmara, concertos e sinfonias.
Sua obra vocal está baseada na modinha e na música dos seresteiros. Toada Pra Você é sua canção mais conhecida.
Obra - Primeiro Período
- 1920 - Arabesca
1920 - Miragem
1922 - Noturno
1922 - Arabesca
1922 - Cisnes
1922 - Ausência
Obra - Segundo Período
- 1924 - Trio Brasileiro, Opus 32, para piano, violino e violoncelo
1924 - Canção Sertaneja, Opus 31
1925 - Suíte Sobre Três Temas Populares Brasileiros
Toada Pra Você, em parceria com Mário de Andrade
1929 - Imbapara, balé
1930 - Amaya, balé
1930 - Reisado do Pastoreio, suíte orquestral com o famoso Batuque
1941 - Malazarte, ópera
Valsa Suburbana
Suítes Brasileiras, para piano solo
Essa Nega Fulô, para canto e piano
Obra - Terceiro Período
- 1945 e 1947 - Duas Sinfonias
Quarteto de Cordas nº 2
Sonata Breve
Variações Sinfônicas, uma síntese de suas diferentes fases
Toada Pra Você
1944 - Invenções Seresteiras, para clarinete e fagote.
Seu sucesso maior foi o do Reisado do Pastoreio, suíte em três partes que contém o famoso Batuque que encantou Arturo Toscanini e Serge Koussevitzky.
O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernández, inaugurado em março de 1961, foi nomeado em sua homenagem.