São Evaristo
5º papa
5º papa
Nome de nascimentoAristus Desposyni
NascimentoGrécia,
50
Eleição97
Fim do pontificado105 (55 anos)
AntecessorClemente I
SucessorAlexandre I
São Evaristo, ou Aristo, segundo o Catalogo Liberiano (Belém, ... - Roma, 105) foi o 5º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa de 96/99 até 105/106.
Biografia
Pouco se sabe de Evaristo: segundo o Liber Pontificalis, teria nascido em Belém de uma família judia helenizada e teria se convertido ao cristianismo em Roma, regendo a diocese de romana em substituição ao papa Clemente I, exilado na Táurica, nos tempos da perseguição do imperador Domiciano ou, mais provavelmente, de Trajano.
Imagina-se se Evaristo deve ser considerado papa de verdade (e não apenas um "vice") do ano 97, quando Clemente I estava em exílio; ou só a partir de 101, ano no qual Clemente morre mártir em Crimeia (notícia de Eusébio de Cesareia em sua Storia Ecclesiastica). Para Eusébio, é claro: Clemente, depois de nove anos de pontificado (88-97), "...passou o sacro ministério para Evaristo".
O Liber Pontificalis reporta que ele dividiu Roma em sete diaconiae, ou tituli1 , lugares santificados pelo martírio dos cristãos, posteriormente, destinados à construção de uma igreja em sua memória (os antepassados das paróquias modernas). Prescrito que os sete diáconos ajudariam nas homilias do bispo, um testemunho de sua ortodoxia, e começou a prática da bênção pública após a celebração do matrimônio civil. No entanto, esta afirmação do Liber é totalmente sem fundamento, uma vez que é atribuída a Evaristo uma instituição depois da Igreja de Roma.
Mais credível é a afirmação do Liber Pontificalis que indica o seu sepultamento no túmulo de São Pedro, embora uma outra tradição diz que está sepultado na Igreja de Santa Maria Maggiore alla Pietrasanta, em Nápoles.
O martírio de Evaristo, embora tradicional, não é historicamente comprovado.
Ele foi enterrado, com toda a probabilidade, junto ao túmulo de São Pedro, na Necrópole do Vaticano.
São Evaristo (papa)
Nascimento em Belém, Palestina
Morte em Roma, Itália
Veneração porIgreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica27 de outubro (Igreja Católica)
Nascimento em Belém, Palestina
Morte em Roma, Itália
Veneração porIgreja Católica, Igreja Ortodoxa
Festa litúrgica27 de outubro (Igreja Católica)