Santo Anacleto
3º papa
Nome de nascimentoCletus
NascimentoAtenas
Grécia
Data desconhecida
Eleiçãoc 80
Fim do pontificadoc 92
Mortec 92
AntecessorLino
SucessorClemente I
PAPA Anacleto (Atenas, ??? - Roma, circa 92) foi o 3º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa, indicativamente, de 80 a 92.
3º papa
Nome de nascimentoCletus
NascimentoAtenas
Grécia
Data desconhecida
Eleiçãoc 80
Fim do pontificadoc 92
Mortec 92
AntecessorLino
SucessorClemente I
PAPA Anacleto (Atenas, ??? - Roma, circa 92) foi o 3º Bispo de Roma e papa da Igreja Católica, que o venera como santo. Foi papa, indicativamente, de 80 a 92.
Depois de uma disputa que durou séculos, o Anuário Pontifício de 1947 estabeleceu que a figura do Papa Anacleto coincide coma de Cletus, citado pelo Liber Pontificalis como o sucessor do Papa Lino.
Pelo que diz o Liber Pontificalis, Cleto nasceu em Atenas, na Grécia, filho de Antíoco. Ele viveu sob os imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano; este último desencadeou uma perseguição violenta contra os cristãos que terminou no ano 95; estando morto em 92, provavelmente Cleto não sofreu o martírio com a maioria dos cristãos na cidade, como declarou uma tradição oral secular.
Foi o Papa durante o reinado de Tito, quando, em 24 de agosto de 79, a erupção do Monte Vesúvio causou a destruição das cidades de Estabia, Ercolano e Pompeia, uma cidade onde já havia uma grande comunidade de cristãos. Na história de Roma da época, nota-se que no ano seguinte à erupção foi inaugurado o Anfiteatro Flávio, e em 85, foi inaugurado o estádio de Domiciano, o que corresponde à Piazza Navona.
Estes três episódios provocaram diferentes humores e reações na comunidade cristã. Se o primeiro foi lido, juntamente com a destruição de Jerusalém, nove anos antes, como um sinal da aproximação do fim do mundo e o consequente surgimento do profetizado Reino de Deus, os outros dois, tão perto, representaram um triunfo do paganismo e um redução líquida de expectativas cristãs.2
Durante seu pontificado, ordenou 25 sacerdotes, aos quais impôs a tonsura (prática que permaneceu em vigor durante vários séculos), e supervisionou a construção de um sepulcro perto do Túmulo de São Pedro, onde foi enterrado.
Cleto morreu por volta do ano 92, quase certamente de morte natural: naquele ano, não parece testemunhado qualquer perseguição anticristã. Ele foi sepultado na necrópole do Vaticano, perto do túmulo de Pedro.