proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-ggaNBYybiZk%2FUSgszOnWcWI%2FAAAAAAAAezE%2FnQnPW97lZHU%2Fs320%2FJORGE%2BSELAR%25C3%2593N%2B1a.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
JORGE SELARÓN
(65 anos)
Pintor e Ceramista
* Limache, Chile (1947)
+ Rio de Janeiro, RJ (10/01/2013)
 
Jorge Selarón foi um pintor e ceramista autodidata chileno radicado na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi o autor de muitas obras que decoram os bairros cariocas da Lapa e de Santa Teresa.
 
Jorge Selarón passou por mais de cinquenta países até decidir que viveria no Brasil. Sua maior e mais conhecida obra está na Rua Manoel Carneiro, no bairro de Santa Teresa: é a "Escadaria do Convento de Santa Teresa", também conhecida como "Escadaria do Selarón", que liga a Rua Joaquim Silva, no bairro da Lapa, à Ladeira de Santa Teresa, no bairro de Santa Teresa.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-rbK-1djfBQQ%2FUSgtYEY9wpI%2FAAAAAAAAezM%2Fz9I5cmacPUA%2Fs400%2FBanheiras.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Banheiras
Após fixar residência na escadaria em 1990, Jorge Selarón inicialmente instalou uma série de banheiras ajardinadas nas calçadas, que foram subsequentemente pintadas e adornadas com azulejos. A partir de 1994, sobre a pintura verde-amarela com que os moradores decoraram a escadaria para a copa do mundo de futebol de 1994, Jorge Selarón passou a azulejar os espelhos dos degraus. Trabalhando solitárioproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* e contando apenas com o rendimento obtido com a renda de seus quadros e eventuais doações de moradores, com dificuldade atingiu sua meta de ter os 215 degraus e 125 metros da escadaria concluídos antes do ano 2000.
 
Após esta data, com renda gradativamente aumentada devido à crescente inclusão da escadaria nos roteiros turísticos, pôde dedicar-se à ornamentação das calçadas laterais e realizar inúmeras modificações, em coerência com sua concepção da escadaria como obra de arteproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* mutante. Para isto contou também com azulejos remetidos por fãs do mundo inteiro, chegando ter a mais de 2000 azulejos diferentes, provenientes de mais de sessenta países.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-Q8ZbeNfDp4o%2FUSguTpsBxkI%2FAAAAAAAAezc%2F2X41rgq6SWI%2Fs320%2FJORGE%2BSELAR%25C3%2593N%2B4a.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Teve igualmente condições realizar grandes acréscimos, como a pirâmide de banheiras, do lado direito da entrada da escadaria, em 2005 e 2006, e a calçada ao início da Ladeira de Santa Teresa, ao pé dos Arcos da Lapa, em 2007. Esta última obra foi interrompida após protestos de que estaria interferindo com o monumento histórico, e acabou sendo demolida pela prefeitura em 2012.
 
Em 2010 concluiu a imponente bandeira na parte alta da escadaria, na esquina da Rua Pinto Martins. As muretas frontais das residências da escadaria foram executadas em épocas diferentes, de acordo com a solicitação ou permissão de seus proprietários.
 
Segundo o artista, ele só conseguiu se manter financeiramente e prosseguir com sua grande obra pintando e vendendo mais de 25000 quadros, quase sempre com um tema motivado por um problema pessoal: o tema da mulher negra grávida.
 
A famosa escadaria já correu o mundo, ora como tema principal para reportagens de revistas e programas de televisão, ora servindo de palco para videoclipes,campanhas publicitárias e até para fotos de uma edição da revista Playboy estadunidense.
 
Reconhecimento
 
Em maio de 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Jorge Selarón recebeu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-rBFCVHK3pjc%2FUSgt01C03iI%2FAAAAAAAAezU%2FvDIrG5ciXXA%2Fs400%2FJORGE%2BSELAR%2525C3%252593N%2B3.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Morte
 
O pintor foi encontrado morto nas escadarias da Lapa na manhã do dia 10/01/2013. O corpo queimado do artista estava junto a uma lata de thinner. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação da morte de Jorge Selarónmas, ao que tudo indica, foi assassinato motivado por vingança.
De acordo com o jornal O Dia, ele vinha sofrendo ameaças de morte de um ex-colaborador e registrou queixa na 7ª Delegacia de Polícia, em Santa Teresa, onde o caso está sendo investigado. Ainda segundo a publicação, o corpo foi encontrado com marcasproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* de queimaduras.
O desentendimento teria acontecido quando o ex-colaborador de Jorge Selaróndanificou obras do artista chileno. O ex-colaborador seria irmão de um preso, condenado por tráfico de drogas e roubo, de acordo com informações do jornal O Globo.
Sob aplausos, o corpo do artista plástico Jorge Selarón foi enterrado às 14:00 hs de quarta-feira, 16/01/2013, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Amigos usaram uma blusa em homenagem ao artista. Em um cartaz na parede estava escrito:
"A escada é algo que nunca vai ficar pronto, ela vai ficar no dia da minha morte, quando eu mesmo me transforme na própria escada e fique eterno para sempre. Eu sou Selarón, a escadaria é minha vida
Muitos também vestiram vermelho e branco, cores preferidas do artista.
 
Durante o velório, um amigo de Jorge Selarón, o ator Losferato Luiz, leu uma carta enviada pela família do chileno. "Cada um de nós vive a perda da alma. Mas seguimos tranquilos, porque ele esta em paz", dizia parte do texto.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-hg9WZii50gE%2FUSgvAE_PFxI%2FAAAAAAAAezk%2FeWomVzM_s0w%2Fs400%2FJORGE%2BSELAR%25C3%2593N%2B2.JPG&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Corpo Será Cremado
 
Segundo uma amiga do artista, Lena Moraes, o corpo de Jorge Selarón também será cremado. No entanto, segundo ela, a cremação só acontecerá quando uma carta de autorização do irmão do pintor chegar ao Brasil. "Ele não tem parentes aqui. Então para cremar o corpo dele, nós precisamos de uma autorização de algum parente dele do Chile. Assim que esta chegar, a cerimônia será realizada", explicou Lena Moraes.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-05-7e-AiE3g%2FUSgvQjCLwlI%2FAAAAAAAAezs%2FRju5NhKJ8js%2Fs400%2FVista%2Bda%2BEscadaria.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
 
Custos Pagos Pela Prefeitura
 
Todos os custos do velório e do enterro foram pagos pela Prefeitura, como foi anunciado. De acordo com o presidente do Instituto Rio Patrimônio da HumanidadeWashington Fajardo, a decisão foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes, após amigos do ceramista pedirem publicamente ajuda financeira para pagar as despesas.
 
"Essa foi uma determinação do prefeito Eduardo Paes. A Prefeitura vai se responsabilizar pelo velório e cremação. Agora, vamos fazer contato com os assistentes dele. O Selarón foi um grande artista popular carioca e é um exemplo de como uma pessoa faz a diferença. A Prefeitura vai contribuir para que o velório possa acontecer com o máximo de dignidade", disse Washington Fajardo.