José Ricardo
JOSÉ ALVES TOBIAS
(60 anos)
Cantor e Compositor
* Rio de Janeiro, RJ (06/03/1939)
+ Rio de Janeiro, RJ (11/05/1999) - PEIXES
José Ricardo foi um cantor brasileiro, integrante da Jovem Guarda, destacou-se ainda pela ajuda aos velhos artistas.
Cantor e compositor, nascido no bairro da Tijuca, mudou-se aos dez anos para o IAPI - Penha, onde seu pai, o Srº Philemon, recebera por sorteio um apartamento financiado. Iniciou sua carreira artística ainda criança, apresentando-se no programa Ritmos da Polícia Militar, na Rádio Guanabara. Sua avó materna, italiana, estimulava sua vocação. Posteriormente, apresentou-se em programa de calouros comandado por Isaac Zaltman, na Rádio Mauá. Começou a cantar na Rádio Guanabara, logo se apresentando em outras emissoras.
Sua primeira gravação aconteceu num teste na RCA Victor, onde cantou um sucesso de Altemar Dutra, Tudo de Mim, em setembro de 1963. Neste ano, recebeu da Revista do Rádio o prêmio de Revelação do Ano.
Contratado pela RCA Victor, gravou em 1964, um compacto simples com a cançãoEu Que Amo Somente a Ti, versão deAldacir Louro para a canção italiana Io Che Amo Solo Te, de Sergio Endrigo. A gravação foi hit em programas de rádio como Grande Parada Pastilhas Valda, apresentado por César de Alencar na Rádio Nacional.
Em 16 de fevereiro de 1965, foi lançado o LPEu Que Amo Somente a Ti. Participou do LP Rio de Janeiro 400 Anos, interpretandoTerra Carioca e Rio de Janeiro. Com o sucesso, participou de diversos programas no rádio e TV, apresentando-se por todo o país.
Na década de 1960, o programa Encontro Com os Brotos, apresentado por José Messias na Rádio Guanabara, permitiu-lhe ser um dos precursores da Jovem Guarda que, na mesma época a partir do programa na TV, começava a estourar em São Paulo. Seu nome eternizou-se na música Festa de Arromba e a carreira seguiu. Realizou centenas de gravações em mais de 60 compactos simples/duplos, LPs, CDs, coletâneas e regravações.
De voz possante, não limitou-se ao repertório romântico da Jovem Guarda, realizando diversas gravações para meio de ano e carnaval. Realizou várias temporadas no exterior. Gravou disco em espanhol e foi homenageado pelo presidente de Portugal.
A partir de 1991, lutou pela criação dos bailes populares da Cinelândia, buscando a revitalização do Carnaval Carioca. O projeto abriu novo campo de trabalho para inúmeros artistas e é realizado até hoje. No Reveillon de 1998/1999, fez, na praia de Copacabana, seu último grande show.
Além da atuação artística, sempre lutou para ajudar artistas em dificuldade. Foram vários colegas que auxiliou com sua personalidade solidária. A partir dos anos 1980, assumiu, como membros de sua família, as Irmãs Batista, Linda Batista,Dircinha Batista e Odete Batista.
Faleceu pouco depois de completar 60 anos de idade, vitimado por um Câncer. Foi velado na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e, quando o carro do Corpo de Bombeiros deixava a Cinelândia, foi acompanhado por uma pequena multidão que o aplaudia.
Por sua história e lição de vida, em 2000, foi homenageado com seu nome sendo dado à Fundação Sócio-Cultural José Ricardo (Funjor).