LÊDO IVO
(88 anos)
Jornalista, Poeta, Romancista, Contista, Cronista e Ensaísta
* Maceió, AL (18/02/1924)
+ Sevilha, Espanha (23/12/2012) - AQUARIO
Quinto ocupante da Cadeira nº 10, eleito em 13 de novembro 1986, na sucessão de Orígenes Lessa e recebido em 7 de abril de 1987 pelo acadêmico Dom Marcos Barbosa. Recebeu os acadêmicos Geraldo França de Lima, Nélida Piñon e Sábato Magaldi.
Lêdo Ivo nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió, AL, filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004), tem o casal três filhos: Patrícia, Maria da Graça eGonçalo.
Fez os cursos primário e secundário em sua cidade natal. Em 1940, transferiu-se para o Recife, onde ocorreu sua primeira formação cultural. Em 1941, participou doI Congresso de Poesia do Recife. Em 1943 transferiu-se para o Rio de Janeiro e se matriculou na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, pela qual se formou. Passou a colaborar em suplementos literários e a trabalhar na imprensa carioca, como jornalista profissional.
Em 1944, estreou na literatura com "As Imaginações", poesia, e no ano seguinte publicou "Ode e Elegia", distinguido com o Prêmio Olavo Bilac, da Academia Brasileira de Letras. Nos anos subsequentes sua obra literária avolumou-se com a publicação de livrosde poesia, romance, conto, crônica e ensaio.
Em 1947, seu romance de estréia "As Alianças" mereceu o Prêmio de Romance da Fundação Graça Aranha. Em 1949, pronunciou, no Museu de ArteModerna de São Paulo, a conferência "A geração de 1945". Nesse ano, formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, mas nunca advogou, preferindo continuar exercendo o jornalismo.
No início de 1953, foi morar em Paris. Visitou vários países da Europa e, em fins de 1954, retornou ao Brasil, reiniciando suas atividades literárias e jornalísticas.
Em 1963, a convite do governo norte-americano, realizou uma viagem de dois meses (novembro e dezembro) pelos Estados Unidos, pronunciando palestras em universidades e conhecendo escritores e artistas.
Ao seu livro de crônicas "A Cidade e os Dias" (1957) foi atribuído o Prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras.
Como memorialista, publicou "Confissões de um Poeta" (1979), distinguido com oPrêmio de Memória da Fundação Cultural do Distrito Federal, e "O Aluno Relapso"(1991).
Seu romance "Ninho de Cobras" foi traduzido para o inglês, sob o título"Snakes’ Nest", e em dinamarquês, sob o título "Slangeboet". No México, saíram várias coletâneas de poemas seus, entre as quais "La Imaginaria Ventana Abierta", "Oda al Crepúsculo", "Las Pistas", "Las Islas Inacabadas", "La Tierra Allende", "Mía Patria Húmeda" e "Réquiem".
Em Lima, foi editada uma antologia, "Poemas"; na Espanha saíram "La Moneda Perdida" e "La Aldea de Sal"; nos Estados Unidos, "Landsend", antologia poética; na Holanda, a seleção de poemas "Vleermuizen em blauw Krabben" (Morcegos e Goiamuns).
No Chile, saiu a antologia "Los Murciélagos". Na Venezuela, foi publicada a antologia "El Sol de los Amantes".
Na Itália foram publicados "Illuminazioni" e "Réquiem".
Em 1973, foram conferidos a "Finisterra" o Prêmio Luísa Cláudio de Sousa (poesia) do PEN Clube do Brasil, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Casimiro de Abreu do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
O seu romance "Ninho de Cobras" conquistou o Prêmio Nacional Walmap de 1973. Em 1974, "Finisterra" recebeu o Prêmio Casimiro de Abreu, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Em 1982, foi distinguido com o Prêmio Mário de Andrade, conferido pela Academia Brasiliense de Letras ao conjunto de suas obras.
Ao seu livro de ensaios "A Ética da Aventura" foi atribuído, em 1983, o Prêmio Nacional de Ensaio do Instituto Nacional do Livro. Em 1986, recebeu o Prêmio Homenagem à Cultura, da Nestlé, pela sua obra poética.
Eleito "Intelectual do Ano de 1990", recebeu o Troféu Juca Pato do seu antecessor nessa láurea, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns. Ao seu livro de poemas "Curral de Peixe" o Clube de Poesia de São Pauloatribuiu o Prêmio Cassiano Ricardo em 1996.
Em 2004 foi-lhe outorgado o Prêmio Golfinho de Ouro do Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo conjunto da obra.
No plano internacional, Lêdo Ivo é detentor do Prêmio de Poesia del Mundo Latino Victor Sandoval (México, 2008), do Prêmio de Literatura Brasileira da Casa de las Américas (Cuba, 2009) e do Prêmio Rosalía de Castro, do PEN Clube da Galícia(Espanha, 2010).
Ao longo de sua vida literária, Lêdo Ivo foi convidado numerosas vezes para representar o Brasil em congressos culturais e participar de encontros internacionais de poesia.
É sócio efetivo da Academia Alagoana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, sócio efetivo da Academia de Letras do Brasil, sócio honorário da Academia Petropolitana de Letras, sócio correspondente doInstituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.
Morte
Lêdo Ivo morreu, na madrugada de domingo, 23/12/2012, em Sevilha, na Espanha, vítima de Infarto, aos 88 anos.
Segundo informações de familiares, o jornalista passou mal quando almoçava num restaurante. Ele seguiu até o hotel onde recebeu atendimento médico, mas acabou falecendo antes mesmo de ser encaminhado ao hospital da cidade.
O corpo de Lêdo Ivo vai ser cremado na Europa. As cinzas serão trazidas para o Rio de Janeiro e serão sepultadas no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras no Cemitério São João Batista.
O imortal vai ser homenageado numa sessão extraordinária da Academia Brasileira de Letras no dia 10 de janeiro de 2013.
Condecorações
Ordem do Mérito dos Palmares, no grau de Grã-Cruz
Ordem do Mérito Militar, no grau de Oficial
Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador
Medalha Manuel Bandeira
Cidadão honorário de Penedo, Alagoas
Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas
Pertence ao PEN Clube Internacional, sediado em Paris
Ordem do Mérito Militar, no grau de Oficial
Ordem do Rio Branco, no grau de Comendador
Medalha Manuel Bandeira
Cidadão honorário de Penedo, Alagoas
Grande Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas
Pertence ao PEN Clube Internacional, sediado em Paris
Bibliografia
Conjunto da obra de Lêdo Ivo
Poesia
- 1944 - As Imaginações
1945 - Ode e Elegia
1948 - Acontecimento do Soneto. Barcelona: O Livro Inconsútil
1948 - Ode ao Crepúsculo
1949 - Cântico. Ilustrações de Emeric Marcier
1951 - Linguagem: (1949-19041)
1951 - Ode Equatorial. Com xilogravuras de Anísio Medeiros
1951 - Acontecimento do Soneto. Incluindo Ode à Noite
1955 - Um Brasileiro em Paris e O Rei da Europa
1960 - Magias
1962 - Uma Lira dos Vinte Anos
1964 - Estação Central
1965 - Rio, a Cidade e os Dias: Crônicas e Histórias
1972 - Finisterra
1974 - O Sinal Semafórico
1980 - O Soldado Raso
1982 - A Noite Misteriosa
1985 - Calabar
1987 - Mar Oceano
1990 - Crepúsculo Civil
1995 - Curral de Peixe
1997 - Noturno Romano. Com gravuras de João Athanasio
2000 - O Rumor da Noite
2004 - Plenilúnio
2008 - Réquiem
2004 - Poesia Completa - 1940-2004
2008 - Réquiem. Com pinturas de Gonçalo Ivo e desenho de Gianguido Bonfanti
Antologias
- 1965 - Antologia Poética
1966 - O Flautim
1966 - 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor
1976 - Central Poética
1983 - Os Melhores Poemas de Lêdo Ivo (2ª edição, 1990)
1986 - 10 Contos Escolhidos
1987 - Cem Sonetos de Amor
1991 - Antologia Poética
1995 - Os Melhores Contos de Lêdo Ivo
1988 - Um Domingo Perdido (Contos)
2000 - Poesia Viva
2004 - Melhores Crônicas de Lêdo Ivo
2004 - 50 Poemas Escolhidos Pelo Autor
2005 - Cem Poemas de Amor
2010 - O Vento do Mar
Romance
- 1947 - As Alianças (Prêmio da Fundação Graça Aranha)
1948 - O Caminho Sem Aventura
1964 - O Sobrinho do General
1973 - Ninho de Cobras (V Prêmio Walmap)
1984 - A Morte do Brasil
Conto
- 1961 - Use a Passagem Subterrânea
1966 - O Flautim
1986 - 10 Contos Escolhidos
1995 - Os Melhores Contos de Lêdo Ivo
1998 - Um Domingo Perdido
Crônica
- 1957 - A Cidade e os Dias
1971 - O Navio Adormecido no Bosque
2004 - As Melhores Crônicas de Lêdo Ivo
Ensaio
- 1951 - Lição de Mário de Andrade
1955 - O Preto no Branco. Exegese de um poema de Manuel Bandeira
1958 - Raimundo Correia: Poesia (apresentação, seleção e notas)
1961 - Paraísos de Papel
1963 - Ladrão de Flor
1963 - O Universo Poético de Raul Pompéia
1967 - Poesia Observada
1972 - Modernismo e Modernidade
1976 - Teoria e Celebração
1976 - Alagoas
1982 - A Ética da Aventura
1995 - A República da Desilusão
2009 - O Ajudante de Mentiroso
2009 - João do Rio
Autobiografia
- 1979 - Confissões de um Poeta
1991 - O Aluno Relapso
Literatura Infanto-Juvenil
- 1990 - O Canário Azul
1995 - O Menino da Noite
2000 - O Rato da Sacristia
2009 - A História da Tartaruga
Edição Conjunta
- 1971 - O Navio Adormecido no Bosque (reunindo A Cidade e os Dias e Ladrão de Flor)