Museu Pelé
O museu orçado em R$ 20 milhões já começou a ser construído na cidade de Santos no litoral do Estado de São Paulo. A obra é mais um projeto de Oscar Niemeyer. A previsão é que as obras terminem em dezembro de 2012. A inspiração foi pelo pulo do jogador de futebol Pelé com o braço levantado, refletindo como símbolo do monumento. O jogador costumava comemorar seus gols dessa forma.
O acervo vai agregar mais de três mil peças, inclusive uma réplica da taça do mundial de 1970, a Taça Jules Rimet.
Oscar Niemeyer também produziu mobílias de design, levando à madeira prensada as curvas que já aplicava ao concreto. Foi um dos pioneiros no design de móveis no Brasil. Projetou o mobiliário do Palácio da Alvorada, o da Sede do Partido Comunista Francês e alguns móveis em parceria com a filha, na década de 1970. Os móveis de Oscar Niemeyer foram expostos em diversos museus brasileiros e salões e feiras internacionais.
Esculturas
- 1982 - Monumento a Carlos Fonseca Amador, Nicarágua
- 1986 - Monumento "Tortura Nunca Mais", Rio de Janeiro
- 1988 - Monumento "Nove de Novembro" (Dedicado aos três operários assassinados durante a greve de novembro de 1988), Volta Redonda
- 1989 - Escultura Mão, na Praça Cívica do Memorial da América Latina
- 1991 - Memorial da Ilha de Gorée, Largo de Dakar, Senegal
- 1995 - Marco à Coluna Prestes, Santo Ângelo
- 2000 - Esculturas "Forma no Espaço II", "Mulher I", "Violêcia","Retirantes" e "Forma no Espaço I" (Encomendadas pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, expostas na praia do Leme em 2000 e atualmente instaladas no Parque Dois Irmãos, também no Rio de Janeiro)
- 2007 - Escultura "Uma Mulher, Uma Flor, Solidariedade", Parque Bercy, Paris
- 2007 - Escultura para Cuba (doação), Havana, 2007
Literatura
- 1968 - Quase Memórias: Viagens, Tempos De Entusiasmo E Revolta
- 1961 - Minha Experiência Em Brasília (Editado posteriormente na França, Cuba e Rússia)
- 1980 - A Forma Na Arquitetura
- 1980 - Rio: De Província A Metrópole
- 1986 - Como Se Faz Arquitetura
- 1989 - Trecho De Nuvens
- 1994 - Conversa De Arquiteto
- 1998 - As Curvas Do Tempo - Memórias
- 1999 - Meu Sósia E Eu
- 2000 - As Curvas Do Tempo
- 2000 - Minha Arquitetura
- 2002 - Conversa De Amigos - Correspondência Entre Oscar Niemeyer E José Carlos Sussekind (Com José Carlos Sussekind)
- 1937-2004 - Minha Arquitetura
- 2006 - Sem Rodeios
Filmografia
Em 2007 foi lançado o documentário sobre vida e obra de Oscar Niemeyer, "A Vida É Um Sopro", com direção e roteiro de Fabiano Maciel.
Impressões Sobre o Arquiteto
Ele tem sido exaltado pelos seus admiradores como grande artista e um dos mais importantes arquitetos de sua geração. Aqueles que não o admiram dizem que é vaidoso, frívolo e contraditório. Ironicamente, estes últimos deram-lhe a alcunha de"arquiteto oficial", graças ao seu grande prestígio junto aos políticos.
Em 2007 foi eleito o nono gênio mundial vivo em uma lista compilada pela empresaSyntetics (Lista dos 100 maiores gênios vivos).
"Se é certo - como acredito - que nós, homens, inventamos a vida, o mundo imaginário em que habitamos, Oscar Niemeyer é um dos que mais contribuíram para isso, inventando uma arquitetura que parece nascida do sonho e, com isso, nos ajuda a viver."
(Ferreira Gullar)
"Para os arquitetos criados pelo movimento moderno, Oscar Niemeyer posiciona-se no mais alto grau de sabedoria. Invertendo o ditado familiar de que 'forma segue a função', Niemeyer demonstrou que 'quando a forma cria beleza, ela se transforma em funcional, e, portanto, fundamental na arquitetura'.
Dizem que Iuri Gagarin, o pioneiro cosmonauta russo, visitou Brasília e comparou a experiência com aterrissar em um planeta diferente. Muitas pessoas quando vêem a cidade de Niemeyer pela primeira vez devem sentir o mesmo. É audaciosa, escultural, colorida e livre - e não se compara a nada que se tenha feito antes. Poucos arquitetos na história recente têm sido capazes de convocar tal vocabulário vibrante e estruturá-lo em tal linguagem tectônica brilhantemente comunicativa e sedutora."
Dizem que Iuri Gagarin, o pioneiro cosmonauta russo, visitou Brasília e comparou a experiência com aterrissar em um planeta diferente. Muitas pessoas quando vêem a cidade de Niemeyer pela primeira vez devem sentir o mesmo. É audaciosa, escultural, colorida e livre - e não se compara a nada que se tenha feito antes. Poucos arquitetos na história recente têm sido capazes de convocar tal vocabulário vibrante e estruturá-lo em tal linguagem tectônica brilhantemente comunicativa e sedutora."
(Sir Norman Foster - Arquiteto)
Todavia, há personalidades que não concordam com a genialidade de Oscar Niemeyer:
Sobre o projeto da biblioteca no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo:
Sobre o projeto da biblioteca no Memorial da América Latina, na Barra Funda, em São Paulo:
"A casca é uma forma inteligentíssima porque trabalha somente à compressão, sob medida para o concreto, que não tem resistência à tração. Ora, romper o trânsito dos esforços que se dirigiam tranquilamente ao solo, para remetê-los a uma viga reta gigantesca, 'a maior do mundo', é no mínimo um tremendo non sense, 95 metros. Niemeyer insiste na ideia de que isso é 'avanço tecnológico' e às vezes apresenta suas 'intuições estruturais' como uma homenagem à engenharia nacional. É preciso que alguém aponte a ingenuidade dessa deslocada pretensão que, ao contrário do que dizem e repetem seus admiradores, não constitui intuição estrutural: tudo não vai além de investir recursos públicos no alto custo de uma proposta tecnicamente ineficiente."
(Joaquim Guedes)
"Sei que isso pode soar chocante, porque há um consenso quase universal aqui no Brasil de que Niemeyer é um gênio. (…) Deixando de lado a política stalinista de Niemeyer, que é execrável, há uma contradição fundamental e irreconciliável entre o que ele professa e a obra que ele produziu. Ele afirma querer uma sociedade baseada em princípios igualitários, mas sua arquitetura, para usar a linguagem do mundo da computação, não é user-friendly. Ao contrário: ela é profundamente elitista e mesmo egoísta, concentrada principalmente em fazer declarações grandiosas e eloquentes por si mesmas, para satisfação de Niemeyer e seus admiradores, mesmo que cause desconforto ou inconveniência ao usuário."
(Larry Rohter)
Premiações e Reconhecimentos
- 1963 - Prêmio Lênin da Paz, Governo da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
1963 - Membro Honorário do Instituto Americano de Arquitetos
1964 - Membro Honorário da Academia Americana de Artes e Letras e do Instituto Nacional de Artes e Letras
1988 - Prêmio Pritzker de Arquitetura, dos Estados Unidos
1989 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília
1989 - Prémio Príncipe das Astúrias das Artes Espanha
1989 - Medalha Chico Mendes de Resistência
1990 - Cavaleiro Comendador da Ordem de São Gregório Magno, Vaticano
1995 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade de São Paulo
1995 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Minas Gerais
1996 - Prêmio Leão de Ouro da Bienal de Veneza, VI Mostra Internacional de Arquitetura
1998 - Royal Gold Medal do Royal Institute Of British Architects
2001 - Medalha da Ordem da Solidariedade do Conselho de Estado da República de Cuba
2001 - Medalha do Mérito Darcy Ribeiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro
2001 - Prêmio UNESCO 2001, na categoria Cultura
2001 - Título de Grande Oficial da Ordem do Mérito Docente e Cultural Gabriela Mistral, do Ministério da Educação do Chile
2001 - Título de Arquiteto do Século XX, do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil
2004 - Praemium Imperiale, Japan Art Association
2005 - Patrono da Arquitetura Brasileira, declarado pela Lei nº 11.117, de 18 de maio de 2005
2007 - Medalha Ordem do Mérito Cultural, Brasil
2007 - Medalha e título de Comendador da Ordem Nacional da Legião da Honra, Governo da França
2007 - Medalha da Ordem da Amizade, Governo da Rússia
2007 - Medalha Oscar Niemeyer do Partido Comunista Marxista-Leninista
2008 - Prêmio ALBA das Artes, Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua
2009 - Orden de las Artes y las Letras de España
2009 - Título de Doutor Honoris Causa da Universidade Técnica de Lisboa
2009 - XXXIII Encontro Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Mostrando-se ainda jovem, participou como pôde do maior evento realizado no ano pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA): recebeu membros da comissão organizadora para gravação de um bate-papo a ser exibido aos dois mil participantes do encontro, sediado no Ginásio do Mineirinho (Complexo Esportivo da Pampulha), em Belo Horizonte.