Audit%25C3%25B3rio+do+Ibirapuera.jpg
Auditório Ibirapuera
 
No ano de 2002 foi concluída a 12ª versão do projeto do Auditório Ibirapuera, projetado para o local desde 1952 e cujas obras foram finalizadas em 2005.
 
Museu+Nacional+Honestino+Guimar%C3%A3es.JPG
Museu Nacional Honestino Guimarães
 
Em 15 de dezembro de 2006, com quase 50 anos de atraso, foi inaugurado oMuseu Nacional Honestino Guimarães e a Biblioteca Nacional Leonel de Moura Brizola, que formam, juntas, o maior centro cultural do Brasil, denominadoComplexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios em Brasília. O Complexo, de 91,8 mil metros quadrados custou 110 milhões de reais ao Governo do Distrito Federal. A inauguração foi programada para coincidir com o 99º aniversário de Oscar Niemeyer.
 
Caminho Niemeyer de Niterói
 
Conjunto, projetado por Oscar Niemeyer, de construções na orla da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em caráter complementar ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, em um caminho entre o centro da cidade e os bairros da zona sul, formando um complexo cultural, o Caminho Niemeyer. Integram, além do Museu de Arte Contemporânea, a Estação de Catamarãs de Charitas, o Teatro Popular de Niterói, o Memorial Roberto Silveira, a sede da Fundação Oscar Niemeyer e a Praça JK. Está em construção o Museu do Cinema Brasileiro. Foram acrescentados recentemente, ao projeto, uma torre panorâmica, uma nova estação de barcas e um centro de convenções.
 
Centro+Cultural+Oscar+Niemeyer.jpg
Centro Cultural Oscar Niemeyer
 
Em 2006 concebeu em Goiânia um complexo que leva o nome Centro Cultural Oscar Niemeyer, em sua homenagem. Também foi convidado a elaborar o projeto arquitetônico do novo centro administrativo do governo de Minas Gerais. Este centro localiza-se entre a capital mineira e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). Mais um projeto ousado que - dentre outras edificações no local - prevê uma laje de quase 150 metros apoiada em apenas dois pilares.
 
2007: Seu centenário
 
Oscar Niemeyer completou em 2007 o centésimo aniversário perfeitamente lúcido e ativo. Neste mesmo ano, no dia 12 de dezembro, recebeu a mais alta condecoração do governo francês pelo conjunto de sua obra, o título deComendador da Ordem Nacional da Legião de Honra.
 
Vladimir Putin, presidente da Rússia, conferiu-lhe a condecoração da Ordem da Amizade no dia 14 de dezembro. No mesmo ano de 2007 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) tombou 35 obras do arquiteto, das quais 24 foram selecionadas pelo próprio Oscar Niemeyer.
 
Fora do Brasil, em 2007, o arquiteto iniciou as obras do seu primeiro projeto na Espanha: um centro cultural com o seu nome, Centro Niemeyer, em Avilés, Astúrias. Este projeto foi oferecido à Fundação Príncipe das Astúrias como agradecimento pela condecoração que Oscar Niemeyer recebeu, em 1989, Prémio Príncipe das Astúrias das Artes. O projeto consta de cinco peças separadas e complementares: praça, auditório, cúpula, torre e um edifício polivalente. Foi inaugurado na primavera de 2011.
 
Ainda em 2007, ano de comemoração do seu centenário, Oscar Niemeyer aceitou ser presidente de honra do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES), centro de estudos fundado por Luís Carlos Prestes.
 
Havia projetado um balneário para Potsdam, na Alemanha, com inauguração marcada para 2007, cujas obras foram canceladas antes do início da edificação devido às suas dimensões faraônicas.
 
Em dezembro de 2007 foram iniciadas as obras do complexo da Cidade Administrativa de Minas Gerais, no bairro Serra Verde, região norte de Belo Horizonte. O projeto do complexo arquitetônico do Centro Administrativo previa a construção de uma praça cívica e cinco edificações: a Sede do Governo de Minas Gerais, duas torres com 15 andares, um auditório, e um centro de convivência em uma área de 804 mil metros quadrados. O término das obras se deu em março de 2010. Oscar Niemeyer é autor de quinze obras na cidade, incluindo esta em construção.
 
Ainda 2007 Oscar Niemeyer foi convidado para redesenhar o prédio do Detran, de sua autoria, em São Paulo, que abrigaria o novo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. No entanto, devido à grande intervenção proposta, o projeto foi vetado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) em abril de 2009. Orçada em 120 milhões, a reforma proposta por Oscar Niemeyer ficou além da verba disponível.
 
2008
 
Esta%C3%A7%C3%A3o+Cabo+Branco.jpg
Estação Cabo Branco
 
Em 2008 foi inaugurada a Estação Cabo Branco, em João Pessoa no estado da Paraíba. O complexo, localizado na Ponta do Seixas, extremo oriental das Américas, tem como foco central "uma torre espelhada erguida em forma octogonal, com 43 metros de distância entre lados opostos e apoiada sobre uma parede cilíndrica com 15 metros de diâmetro". O projeto tem 8.571m².
 
Parque+da+Cidade+Dom+Nivaldo+Monte.jpg
Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
 
Em 21 de julho de 2008 foi inaugurado na cidade de Natal o Parque Urbano Dom Nivaldo Monte, com o projeto arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer. O parque ocupa uma área de 64 hectares, sendo composto por dois estacionamentos, dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.
 
Outras Obras No Período
 
Ainda em 2008 Oscar Niemeyer apresentou um novo projeto. A sede do Centro Cultural Casa das Américas que será na cidade de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
 
Oscar Niemeyer já se dispôs a projetar um estádio de futebol no Brasil para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.
 
As obras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) ou declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, caso de Brasília, só podem ser alteradas com autorização do arquiteto.
 
O centenário arquiteto entregou também por volta de 2008 um projeto nada modesto para a construção da Holoteca, no bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu. Se trata de uma mega-biblioteca com auditório que custará pelo menos R$ 13 milhões.
 
2010
 
Cidade+Administrativa+de+Minas+Gerais+Presidente+Tancredo+Neves.jpg
Cidade Administrativa de Minas Gerais Presidente Tancredo Neves
 
Curvas, concreto armado e o maior prédio suspenso do mundo. A Cidade Administrativa de Minas Gerais é considerada o projeto mais ousado de Oscar Niemeyer. A obra, realizada no governo Aécio Neves, abriga as Secretarias e órgãos do Estado e foi inaugurada 4 de março de 2010.
 
Dar vida às formas desenhadas por Oscar Niemeyer foi um grande desafio conquistado pela a engenharia. O conjunto abriga ao todo cinco edificações. OPalácio Tiradentes, sede do governo, é totalmente suspenso por cabos de aço, formando um vão livre de 147 metros no térreo. As Secretarias foram alocadas em dois prédios idênticos com os nomes "Minas" e "Gerais", feitos em curva, com 15 andares cada um.
 
Completam o cenário, um centro de convivência em formato redondo, com lojas, restaurantes e bancos, e o Auditório JK com 490 lugares. A construção côncava, com um espaço vazado na parte de cima, representa a figura de um olho e lembra a Igrejinha da Pampulha, obra que reflete bem o estilo arquitetônico de Oscar Niemeyer.
 
Universidade de Música e Arte de Araraquara
 
Ousado, o projeto da Universidade de Música de Araraquara prevê três prédios: duas cúpulas e um extenso bloco, distribuídos numa área de 9 mil m² de construção. Uma enorme rampa fará a ligação entre os três locais. As dependências da Universidade de Música terão, além das salas de ensino, biblioteca, área de convivência interna, teatro, auditório e refeitório. Oscar Niemeyerestava empolgado com um projeto e priorizou a beleza dentro das limitações do local. A previsão de inauguração da  Universidade de Música de Araraquara era novembro de 2011, mas até agosto do mesmo ano, nenhum tijolo havia sido colocado.