Chica da Silva
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-V9bf1NzBKFo%2FTraESYm4lKI%2FAAAAAAAADIs%2FJNNliqXESYs%2Fs320%2Fchica.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
FRANCISCA DA SILVA DE OLIVEIRA
(64 anos)
Escrava
* Arraial do Tijuco (Atual Diamantina), MG (1732)
* Arraial do Tijuco (Atual Diamantina), MG (15/02/1796)
 
A data de nascimento de Chica da Silva é imprecisa. A maioria dos historiadores, porém, aponta o ano de 1732. Mas há quem também informe que a ex-escrava nasceu em 1731.
 
Foi uma escrava, posteriormente alforriada, que viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século XVIII. Manteve durante mais de quinze anos uma união consensual estável com o ricoproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*contratador dos diamantes João Fernandes de Oliveira tendo com ele treze filhos. O fato de uma escrava alforriada ter atingido posição de destaque na sociedade local durante o apogeu da exploração de diamantes deu origem a diversos mitos.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-Mc-7GZQnyP0%2FTraFIhsAAJI%2FAAAAAAAADI0%2F4_9H3lddCwA%2Fs320%2FCasa%2BChica%2Bda%2BSilva%2B1.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Fachada da casa de Chica da Silva
Era filha do português Antonio Caetano de Sá e da escrava da Costa da Mina,Maria da Costa, por meio de um relacionamento extraconjugal. Foi libertada por solicitação de João Fernandes de Oliveira, um contratador de diamantes.
 
Foi escrava do sargento-mor Manoel Pires Sardinha, proprietário de lavras no Arraial do Tijuco. Nesta época teve pelo menos um filho, Simão Pires Sardinha, nascido em 1751, que teve como padrinho de batismo o então Capitão dos Dragões do Distrito Diamantino, em homenagem ao qual recebeu o nome. O registro de batismo deste filho não declara a sua paternidade, mas Manoel Pires Sardinha deu-lhe alforria e nomeou-o como um de seus herdeiros no seu testamento, daí o uso do mesmo sobrenome. Simão Pires Sardinha foi educado na Europa e veio a ocupar cargos importantes no governo da Corte. Embora não haja comprovação, alguns autores pretendem que ele teria tido parte na Inconfidência Mineira.
 
Em seguida, Chica da Silva foi vendida ou dada como escrava a José da Silva e Oliveira Rolim, o Padre Rolim. Ele foi, posteriormente, condenado à prisão pela importante participação que teve na Inconfidência Mineira. Também veio a viver com Quitéria Rita, uma das filhas de Chica da Silva e João Fernandes.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-Y8YhhhHjV_o%2FTraFoEigpiI%2FAAAAAAAADI8%2FiW7AkaFjAFI%2Fs320%2FCasa%2BChica%2Bda%2BSilva%2B2.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Casa de Chica da Silva
Pouco tempo depois, em 1753, João Fernandes de Oliveira chegou ao Arraial do Tijuco para assumir a função de contratador dos diamantes, que vinha sendo exercida por seu pai homônimo desde 1740. Em 1754,Chica da Silva foi adquirida, ou alforriada, pelo novo explorador de diamantes João Fernandes com o qual passou a viver sem que nunca tivessem se casado oficialmente.
 
O casal Chica da Silva e João Fernandes teve 13 filhos durante os quinze anos em que conviveu: Francisca de Paula (1755)João Fernandes (1756)Rita (1757),Joaquim (1759)Antonio Caetano (1761)Ana (1762)Helena (1763)Luiza (1764),Antônia (1765)Maria (1766)Quitéria Rita (1767)Mariana (1769)José Agostinho Fernandes (1770). Todos foram registados no batismo como sendo filhos de João Fernandes, ato incomum na época quando os filhos bastardos de homens brancos e escravas eram registrados sem o nome do pai.
 
Entre 1763 e 1771, João Fernandes e Chica da Silva habitaram a edificação existente atualmente na Praça Lobo de Mesquita, nº 266, em Diamantina.
 
A união consensual estável de João Fernandes e Chica da Silva não foi um caso isolado na sociedade colonial brasileira de envolvimento de homens brancos com escravas. Distinguiu-se por ter sido pública, intensa e duradoura, além de envolverum dos homens mais ricos da região durante o apogeu econômico.
 
Os amantes separaram-se em 1770, quando João Fernandes de Oliveira necessitou retornar a Portugal para receber os bens deixados em testamento pelo pai. Ao partir, João Fernandes levou consigo os seus quatro filhos. Em Portugal, os filhos de Chica da Silva receberam educação superior, ocuparam postos importantes na administração do Reino e até receberam títulos de nobreza.
 
Chica da Silva ficou no Arraial do Tijuco com as filhas e a posse das propriedades deixadas por João Fernandes, o que lhe garantiu uma vida confortável. Suas filhas receberam a melhor educação que se dava às moças da aristocracia local naquela época, sendo enviadas para o Recolhimento das Macaúbas onde aprenderam a fazer tricô, foram letradas, receberam instrução musical. Dali, só saíram em idade de se casar, embora algumas tenham seguido a vida religiosa.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-YJwOoIzwscs%2FTraF4mKC8jI%2FAAAAAAAADJE%2FyjKGoJZOEEc%2Fs320%2FCasa%2BChica%2Bda%2BSilva%2B3.JPG&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Casa de Chica da Silva
Apesar de ser uma concubina, Chica da Silva alcançou prestígio na sociedade local e usufruiu das regalias privativas das senhoras brancas. Na época, as pessoas se associavam a irmandades religiosas de acordo com a sua posição social. Chica da Silva pertencia à Irmandade de São Francisco e Irmandade do Carmo, que eram exclusivas de brancos, mas também à Irmandade das Mercês (composta por mulatos) e Irmandade do Rosário, reservada aos negros. Portanto, Chica da Silva tinha renda para realizar doações a quatro irmandades diferentes, era aceita como parte da elite local composta quase que exclusivamente por brancos, mas também mantinha laços sociais com mulatos e negros por meio de suas irmandades. Apesar disto, como era costume da época, logo que foi alforriada passou a ser dona de vários escravos que cuidavam das atividades domésticas de sua casa.
 
Faleceu em 1796. Como era costume na época, Chica da Silva tinha o direito de ser sepultada dentro da igreja de qualquer uma das quatro irmandades a que pertencia. Foi sepultada dentro da Igreja de São Francisco de Assis pertencente a mais importante irmandade local, um privilégio quase que exclusivo dos brancos ricos, o que demonstra que mantinha a condição social mais alta mesmo vários anos após a partida de João Fernandes para Togo.
 
O jornalista Antônio Torres em seus apontamentos sobre Diamantina contou que o corpo de Chica da Silva foi encontrado alguns anos após sua morte, intacto, conservando ainda a pele seca e negra.