João Lorêdo
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-IO9b3Iezk8c%2FUDVXNc9TGMI%2FAAAAAAAAVjw%2FfPXUsPXmSoQ%2Fs320%2FJo%25C3%25A3o%2BLoredo%2B2a.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
JOÃO LUIZ RODRIGUES MAIA DE ALVARENGA LORÊDO
(81 anos)
Ator, Cantor, Diretor e Escritor
*  Campo Grande, RJ (04/07/1930)
+   Juiz de Fora, MG (25/01/2012) - cancer
 
João Lorêdo foi um cantor e ator brasileiro, irmão do humorista Jorge Lorêdo. Foi autor do livro "Era Uma Vez… a Televisão" (Editora Alegro, 2000), cujos primeiros capítulos foram publicados inicialmente na revista Amiga em 1995. Escreveu outros dois livros, que permanecem inéditos: "A Vida Escreveu Isto...", com prefácio de Jô Soares, e "É Assim Que Se Ri"
 
É filho do comerciante Etelvino e da dona de casa Luiza, que tiveram seis filhos; o mais velho, o humorista Jorge Lorêdo, também faria carreira na televisão, com o personagem Zé Bonitinho. Foi interno do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e chegou a dar aulas de português, geografia, matemática e história. Formou-se em psicologia.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-7Uv_XW4F7JA%2FUDVZGYVHWiI%2FAAAAAAAAVj4%2F49Ik3noymKM%2Fs320%2FJo%25C3%25A3o%2BLoredo%2B3.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Grande Otelo e João Lorêdo
Começou sua carreira artística como cantor, no Coro dos Apiacás, de Mme. Lucila Villa-Lobos, primeira esposa do maestro Villa-Lobos. Em seguida, por intermédio do ator Sadi Cabral, conseguiu um emprego de radioator na Rádio Mayrink Veiga. Em 1945, transferiu-se para a Rádio Nacional e, logo depois, para a Rádio Tupi. Aos 20 anos, publicou seu primeiro livro de poemas, "Tempestade". Teve uma breve incursão no mercado publicitário, como redator da agência Standard Propaganda.
 
Sua primeira experiência no teatro amador, ainda na década de 1950, foi como ator e diretor do grupo de atores da Moderna Associação Brasileira de Ensino (Mabe). Com o grupo, venceu um concurso promovido pelo programa Teatrinho Kibon, dirigido por Alcino Diniz na TV Tupi. Em seguida, começou a trabalharproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* como ator e diretor de atores na TV Tupi, onde assumiria, tempos depois, a função de diretor artístico e de produção. Em 1954, foi eleito melhor ator pela revista Radiolândia. Contratado pela TV Rio, também como diretor artístico e de produção, assinou o programa Variety.
 
Trabalhou durante 10 anos na TV Continental, ao lado do diretor Costa Lima. Na mesma época, acumulou o trabalho na emissora carioca com um emprego na TV Cultura de São Paulo, onde dirigiu programas com a apresentadora Tia Amélia e a cantora Stellinha Egg. Na capital paulista, passou também pela TV Paulista, dirigindo programas de humor, e foi um dos fundadores da primeira produtora independente de televisão no Brasil, a Videum Produções. Em seguida, assumiu a direção da Rádio Piratininga e, logo depois, ocupou o cargo de diretor de teledramaturgia da Rede Tupi.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-eREM4Y3VStg%2FUDVZcWyC6BI%2FAAAAAAAAVkA%2F9HRtfqB-5ao%2Fs400%2FJo%25C3%25A3o%2BLoredo%2Be%2Bseu%2Birm%25C3%25A3o%2BJorge%2BLor%25C3%25AAdo.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
João Loredo e seu irmão Jorge Lorêdo
João Lorêdo começou a trabalharproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* na TV Globo, convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, no final da década de 1960. Participou da criação do Fantástico, o Show da Vida, que estreou em agosto de 1973, e foi o primeiro a dirigir o programa. Trabalhou durante 12 anos na emissora, dirigindo atores como Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Chico Anysio e Costinha, em programas de sucesso como Dercy Espectacular (1966) e Dercy de Verdade (1967), Alô Brasil, Aquele Abraço (1969), Linguinha x Mr. Yes (1969) e Chico em Quadrinhos (1972). Em 1971, por seu trabalho à frente do programa Faça Humor, Não Faça Guerra(1970), ganhou o Troféu Helena Silveira, o Antena de Ouro, entre outros.
 
Em 1973, dirigiu o programa Globo de Ouro, na época apresentado por artistas como Antonio Marcos, Vanusa, Jerry Adriani, Sandra Bréa, Wanderley Cardoso,Odair José e Murilo Néri.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-QmR_HZCs7sI%2FUDVaRHdFiyI%2FAAAAAAAAVkI%2FykTz9IV9OXE%2Fs400%2FJo%25C3%25A3o%2BLoredo%2B5.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
João Lorêdo e Jô Soares
Em 1976, foi o coordenador do programa Domingo Gente, que integrava uma faixa de programação chamada Bom Domingo, da qual também faziam parte: Esporte Espetacular (1973), Moacyr TV (1976) e 8 ou 800? (1976). Domingo Gente era produzido pela antiga Divisão de Reportagens Especiais da Rede Globo, que havia sido responsável por programas com perfis mais próximos do documentário, como Globo Repórter (1973) e O Mundo Em Guerra (1975).
 
Ainda nos anos 1970, trabalhou na TV Record e na TV Bandeirantes, onde dirigiu os programas do apresentador J. Silvestre. Também trabalhou na RTP, contratado para dirigir o programa de humor que marcou a volta do ator Raul Solnado à televisão portuguesa. Anos depois, voltou a trabalharproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* na TV Bandeirantes, como consultor artístico de seriados.
 
Morte
 
João Lorêdo era cardíaco e diabético e passou por uma cirurgia no dia 10/01/2012, onde acabou amputando uma das pernas. Seu estado de saúde se agravou e ele teve um edema e uma pneumonia. João Lorêdo não resistiu e morreu na manhã do dia 25/01/2012 aos 81 anos. Foi sepultado em Juiz de Fora, no Cemitério Municipal.