Dino Franco
 
proxy?url=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-B9IjigLoKXU%2FU1BkgbwLSjI%2FAAAAAAAAudY%2FEiakjlkuVJM%2Fs1600%2FDino%2BFranco%2B(Capa).jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
OSVALDO FRANCO
(77 anos)
Cantor e Compositor
* Paraguaçu Paulista, SP (08/09/1936)
+ Rancharia, SP (04/04/2014) - virgem
 
Sua paixão pela música começou ao ouvir, na infância, os grandes ídolos da música sertaneja Tonico & TinocoPalmeira & LuisinhoTorres & Florêncio, entre outros. Já aos 12 anos trocou a enxada pela carreira artística, abandonando de vez a lavoura, seu ganha-pão.
 
Em 1949, começou a cantar na Rádio Marconi em Paraguaçu Paulista, SP. Apresentava um repertório constituído essencialmente pelas músicas de seus ídolos. Exibia-se ainda em circos e festivais de música na região.
 
Em 1956, mudou-se para São Paulo e logo em seguida, usando o nome artístico de Pirassununga, passou a atuar com Tibagi, que desfizera sua dupla com Zé Marciano, e que depois formaria famosa dupla com Miltinho, a quem conhecera no interior. Surgiu então a dupla Tibagi & Pirassununga, que passou a apresentar-se na então Rádio Nacional de São Paulo em programa diário de 15 minutos, que ia ao ar às 19:00 hs. Na mesma época, a dupla foi contratada pela RCA Victor e lançou o xote "Peão de Minas" (Zé Claudino e Anacleto Rosas), e a rancheira"Falsos Carinhos" (Pirassununga e Benedito Seviero).
 
A dupla atuou durante três anos com bastante sucesso, desfazendo-se em fins dos anos 1950.
 
Em 1960, adotou o nome artístico de Junqueira e formou dupla com Juquinha. A dupla gravou 11 discos em 78 rotações, interpretando, entre outras, o xote "Mineiro Não Perde Trem" e a canção rancheira "Cela Fria", as duas de Silveira eJunqueira, a cana-verde "Moça Linda" (Lourival dos Santos e Piraci), e o tango"Traidor" (Piraci e Jeca Mineiro). A dupla teve um programa na Rádio Tupi paulista e durou cerca de três anos.
 
Ao longo dos anos 60, formou duplas com outros 15 parceiros, entre os quais Biá,Belmonte e Piratininga. Atuou também durante algum tempo sozinho quando gravou músicas mexicanas, gaúchas e folclóricas. Produziu e apresentou peças de teatro com Liu & LeuAbel & Caim e Zico & Zeca.
 
Em 1961, com pseudônimo de Pirassununga, em parceria com Piratininga (Nelson Martins), gravou "Dança da Chula" (Arlindo Pinto e Zé Cupido), e "Tafuleira" (Ado Benatti e Marinho).
 
Em 1962, a dupla Pirassununga & Piratininga gravou outro 78 rpm para a CBS com"Aventureira" (Dino Franco) e "Capricho do Destino" (Dino Franco e Bráz Hernández).
 
Em 1963, a mesma dupla lançou dois discos, incluindo "Cuidado Moço" (Arlindo Pinto e Zé Cupido), e "Somos Alguém" (Pirassununga e Piratininga).
 
Em 1964, a dupla se desfez com a morte de Piratininga. Logo depois, formou dupla com Belmonte, da dupla Belmonte & Amaraí. A nova dupla gravou pela Chantecler"A Fronha" (Belmonte e Anacleto Rosas Júnior), e "Coração de Fera", de autoria da dupla.
 
Em 1965, mudou seu pseudônimo para Junqueira, formando dupla com José Duarte da CostaJunqueira & Juquinha gravaram "Retrato do Boi Soberano", de autoria da própria dupla e "Mineiro Não Perde o Trem" (Juquinha e Silveira).
 
Em 1966, foi campeão do festival de música sertaneja da Rádio Nacional. Na época morava em Goiás e apresentou na cidade goiana de Anicuns a composição"Natureza", defendida pela dupla Abel & Caim. Venceu outro festival com a música"Casa Pobre", defendida pela dupla Matogrosso & Mathias.
 
Em 1968, assumiu o nome artístico de Dino Franco e gravou sozinho o LP "Rincão Gaúcho", título de uma das faixas, de sua autoria com Zico.
 proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-GE9jEqfINSM%2FU1Bli-zyMiI%2FAAAAAAAAudk%2FfTSpcMQj4c0%2Fs1600%2FDino%2BFranco%2Be%2BMoura%25C3%25AD.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Dino Franco e Mouraí
Entre 1971 e 1972, excursionou por diversas cidades, compondo nesse período, um de seus maiores sucessos, "O Sertanejo é Um Forte" (Dino Franco e Ari Guardião). Em 1972, foi contratado como produtor e diretor sertanejo pela gravadora Chantecler. Em seguida, formou dupla com Mouraí, sendo os pioneiros em regravações de grandes sucessos como "Sertaneja""A Volta do Caboclo", entre outros. Fizeram shows por todo o Brasil, interpretando canções como "Minha Mensagem", uma moda ecológica de sua autoria e Nhô Chico"Família do Interior"e outras. A dupla gravou cerca de 10 LPs, cultivando o estilo raiz, sem desprezar guarânias, boleros, polcas e querumanas.
 
Em 1980, compôs com José Ricoproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*"Filho de Ninguém" e "Berço de Deus", gravadas na Chantecler pela dupla Milionário & José Ricoproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*, músicas que fizeram parte da trilha sonora do filme "Estrada da Vida".
 
Em 1984, teve a música "Pousada de Boiadeiro" (Dino Franco e Tião Carreiro) gravada no LP "Modas de Viola Classe A", da dupla Tião Carreiro & Pardinho.
 
Em 1987, teve as músicas "Velho Pouso de Boiada" (Dino Franco e Indio Vago) e"Amor e Saudade" (Dino Franco e José Milton Faleiros) gravadas por Sérgio Reis.
 
Nos anos 90, formou dupla com Mouraí com quem gravou cerca de 10 discos. Em 1998, teve a música "Amargurado" (Dino Franco e Tião Carreiro) relançada no disco "Sucessos de Ouro", da dupla Tião Carreiro & Pardinho.
 
Teve diversas composições gravadas com sucesso pela dupla Liu & Leu, entre as quais, "Meu Ranchinho" (Dino Franco e Sebastião Victor), "Derradeira Morada","Mágoa""Rei da Capa""Ingrata""Retrato do Boi Soberano""Um Pouco de Minha Vida" e "Paineira Velha", esta última, em parceria com Juquinha. Teve ainda sucessos gravados pela dupla Lourenço & Lourival como "A sementinha" (Dino Franco e Itapuã), "Minha Infância""O Preço da Mentira" (Dino Franco e Tuta) e"As Três Namoradas" (Dino Franco e José Fortuna).
 
Em 2000, teve a música "Cheiro de Relva" (Dino Franco e José Fortuna) gravada por Daniel no CD "Meu Reino Encantado I".
 
Em 2004, compôs a música "Fronteira" especialmente para o CD de lançamento da dupla Denis & Fabiano.
 
Em 2005, para comemorar os 50 anos de carreira gravou um CD pela gravadora Atração que contou com a participação de diversos artistas.
 
Possui ainda cerca de 500 letras de músicas inéditas.
 
Em 2011, teve a sua música, "Amargurado" (Dino Franco e Tião Carreiro), regravada pela cantora e compositora Paula Fernandes, no DVDproxy?url=http%3A%2F%2Fcdncache1-a.akamaihd.net%2Fitems%2Fit%2Fimg%2Farrow-10x10.png&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F* "Paula Fernandes Ao Vivo", lançado pela Universal Music. O álbum ultrapassou a marca de 700 mil cópias vendidas.
 
proxy?url=http%3A%2F%2F1.bp.blogspot.com%2F-Zx6h9v089ts%2FU1BmHRZd1iI%2FAAAAAAAAuds%2FqgF7UZYq3DU%2Fs1600%2FDino%2BFranco%2B000.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*
Morte
 
Dino Franco foi encontrado morto aos 77 anos por sua irmã em seu quarto na sexta-feira, 04/04/2014, em Rancharia, interior de São Paulo. De acordo com a delegacia da cidade, ele chegou a tomar café da manhã, mas voltou a dormir antes da morte.
 
Dino Franco faleceu no dia 04/04/2014, vítima de cirrose hepática. O velório ocorreu na Câmara Municipal de Rancharia. O sepultamento está ocorreu às 09:00 hs de sábado, 05/04/2014, no Cemitério Municipal de Rancharia.