Scarlet Moon
Scarlet+Moon+Capa.jpg
SCARLET MOON DE CHEVALIER
(62 anos)
Atriz, Escritora, Jornalista e Compositora
* (1950)
+ RJ (05/06/2013)
 
Scarlet Moon de Chavalier era uma personagem carioca que beirava o caricato. Humorada, inteligente, raciocínio rápido, a jornalista se divertia também no papel de escritora, compositora e atriz. Foi casada com dois personagens também badalados da noite carioca: o surfista Petit, consagrado como "Menino do Rio" e eternizado em música de Caetano Veloso, e Lulu Santos, a quem inspirou em várias canções. Lulu Santos chegou a fazer uma música com o nome da amada, que fez parte do álbum "Tempos Modernos".
 
Scarlet+Moon+2.jpgAo longo da carreira, Scarlet Moon trabalhou na TV e em jornais do Rio de Janeiro, além de lançar os livros "Dr. Roni e Mr. Quito", uma biografia de seu irmão falecido, Ronald de Chevalier, intitulado como um personagem popular da cena carioca, e "Areias Escaldantes". Desde 1996 assinava a coluna"Abalo", do caderno Zona Sul do jornal O Globo.
 
Durante 28 anos foi casada com o cantor Lulu Santos, de quem se separou em 2006. Scarlet Moon teve três filhos de relacionamentos anteriores: GabrielaChristovam TheodoraLulu Santos já tinha dito em entrevistas, que considerava os três como sendo seus próprios filhos.
 
Como atriz, Scarlet Moon chegou a atuar em dois episódios do extinto "Você Decide" e participou dos filmes "Até Que o Casamento Nos Separe" (1968),"Quando o Carnaval Chegar" (1972) e "Quilombo" (1984). Seu último trabalho foi em 2009, no documentário "Fumando Espero".
 
Scarlet Moon foi uma precursora da moda carioca que se tornou frequentar aIpanema do Tropicalismo. Algumas figuras clássicas da geração que ficou conhecida "Pier" eram os surfistas e campeões Otávio Pacheco e Daniel Friedman, o "Menino do Rio" PetitGal CostaEvandro MesquitaAndré de Biase,Monique EvansCaetano Veloso e Pepê.
 
Scarlet+Moon.jpg
 
Morte
 
Scarlet Moon morreu no início da madrugada de quarta-feira, 05/06/2013, no Rio de Janeiro, aos 62 anos.
 
Ela lutava contra uma doença degenerativa, a Síndrome de Shy-Drager, há três anos. Segundo familiares, Scarlet Moon estava em casa, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória e morreu pouco depois da 00:00hs.
 
O corpo de Scarlet Moon foi velado na manhã de quarta-feira, 05/06/2013, na capela 2 do Cemitério de São João Batista, no bairro do Botafogo, no RJ. Depois o corpo foi  cremado no Caju, na quinta-feira, 06/06/2013.
 
Scarlet+Moon+-+Lulu+Santos,+Amin+Kader+e+Scarlet+Moon.jpg
Lulu Santos, Amin Kader e Scarlet Moon
Síndrome de Shy-Drager
 
Síndrome de Shy-Drager é um distúrbio degenerativo caracterizado por danos progressivos ao sistema nervoso autônomo (parte do sistema nervoso que controla as funções involuntárias), tremores musculares, rigidez, movimentos lentos e outras perdas neurológicas generalizadas.
 
A doença é uma condição degenerativa rara, similar ao Mal de Parkinson, porém com danos neurológicos mais generalizados, além de prejudicar o sistema nervoso autônomo.