Lammot du Pont 
(1831 - 1884) - 53 ANOS 
lossy-page1-220px-DupontCAPTAIN.tif.jpglossy-page1-220px-DupontCAPTAIN.tif.jpg
Químico e homem de negócios norte-americano nascido em Wilmington, Delaware, grande pesquisador e criador no ramo dos fogos de artifício. Formou-se em química pela University of Pennsylvania, e começou a trabalhar numa refinaria de enxofre e salitre em Brandywine (1849). 
Tornou-se sócio da DuPont (1857) e viajou pela Europa (1858) em busca de novas tecnologias para fabricação de pólvora. Durante a guerra civil trabalhou como emissário do governo norte-americano, e foi para o Grã Bretanha para comprar 3 milhões de libras de salitre. 
Patenteou (1865) uma prensa horizontal que poderia ser operada por potência hidráulica ou a vapor, capaz de reduzir a possibilidade de explosões. Foi eleito (1872) presidente da Gunpowder Trade Association, entidade que regulava os preços regulados e a produção de explosivos para a indústria. Em seguida investiu pesado para a aquisição da California Powder Works, na época a principal produtor de dinamite norte-americana. 
Venceu a resistência interna do sócio majoritário Henry du Pont para fundar a Repauno Chemical Company em uma joint venture com a Laflin & Companhia de Rand (1880). Em sua própria companhia, dedicou-se ao empreendimento da Repauno em detrimento das outras atividades da DuPont e em suas pesquisas para fabricar dinamite. Então considerado o maior químico da DuPont. 
infelizmente morreu em seu trabalho com nitroglicerina (1884) durante uma explosão acidental, deixando para trás um legado de inovação que veio caracterizar a DuPont durante o século seguinte. Foi o primeiro líder da família a usar a investigação científica de modo que esta pudesse contribuir para o crescimento da corporação e fez algumas inovações significantes, como a maneira de substituir nitrato de sódio por nitrato de potássio e a composição de produtos para produção de fogos de artifício. Baseado em seus estudos seu filho Pierre Samuel (1870-1954) tornou-se um grande fomentador da pirotenia.
--------------------------------------------