Anthony Steffen
Anthony%2BSteffen.jpg
ANTÔNIO LUÍS TEFFÉ VON HOONBOLZ
(74 anos)
Ator
* Roma, Itália (21/07/1929)
+ RJ (04/06/2004) - CANCER
 
Antonio de Teffè ou Anthony Steffen tinha dupla nacionalidade. Ele era ítalo-brasileiro, já que nasceu na Embaixada do Brasil em Roma, filho do embaixador Manuel de Teffè. Seu verdadeiro nome era Antonio Luís de Teffè von Hoonbolz, em homenagem ao bisavô, um aristocrata de origem prussiana que foi almirante-chefe da frota brasileira na época de Dom Pedro II e que recebeu do imperador o título nobiliárquico de Barão de Teffè.
 
Estreou no cinema em 1955 em uma fita sobre a 2ª Guerra Mundial e desenvolveu várias funções por trás das câmeras, inclusive como assistente de direção e produtor. Em 1965, quando o spaghetti western já se tornara o gênero dominante da produção industrial italiana, foi convencido a estrelar um daqueles bangue bangues italianos que ficaram famosos após sucessos como Django, Sartana, Ringo e outros mais.
 
Como Anthony Steffen, no alto dos seus 1m90 e possuidor de belos olhos azuis, fazia o maior sucesso entre as mulheres e tinha o respeito dos homens pelos seus personagens mal-encarados. Ele fez mais de 60 filmes, dos quais 23 foram spaghetti westerns.
 
Ele foi casado duas vezes e teve dois filhos do primeiro casamento. Na tela e fora dela, ele foi sempre sinal de encrenca ou de alguma confusão. Quando entrava em cena estava sempre envolto em um poncho surrado e com a barba por fazer, e seus personagens eram sempre cruéis, duros e muito realistas.
 
Ele se afastou do cinema em 1989 e passou seus últimos anos morando no Rio de Janeiro, em uma cobertura no Leblon, onde lutava contra o câncer.