Bertha Rosanova
BERTHA ROZENBLAT
(78 anos)
Bailarina
* Santos, SP (31/08/1930)
+ Rio de Janeiro, RJ (13/10/2008) - VIRGEM
Bertha Rosanova nasceu no Rio de Janeiro em 31/08/1930 e era filha única de pais poloneses. Aos 8 anos de idade entrou para a Escola de Danças criada por Maria Olenawa, que foi sua professora.
Entrou para o Corpo de Baile Oficial do Teatro Municial do Rio de Janeiro aos 13 anos de idade através de uma seleção, e despontou como a primeira bailarina doTeatro Municipal aos 15 anos. No Corpo de Baile teve grandes mestres como, por exemplo, Yuco Lindenberg, Igor Schwezoff, Madelene Rosay, Leonide Massine, Aurélio Millors, Willam Dólar, Tatiana Lescova e Eugenia Feodorova, que lhe deu o nome artístico Bertha Rosanova.
Trabalhou com Aurélio Millors, William Dólar, Leonid Massine, entre outras figuras importantes do ballet nacional e internacional. Dançou grandes clássicos do repertório tradicional, e ballets especialmente criados para ela. Viajou, dançou no exterior e recebeu vários prêmios e medalhas de ouro.
Após sua apresentação do ballet "Lago dos Cisnes" completo, montado pela primeira vez na América do Sul, recebeu da direção do Teatro Municial do Rio de Janeiro o título de Primeira Bailarina Absoluta, título exclusivo de artistas considerados perfeitos, e inédito no ballet brasileiro.
Primeira Bailarina Absoluta do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Bertha Rosanova recebeu por três vezes a Medalha de Ouro das Associações dos Críticos Teatrais, como melhor bailarina brasileira, em 1948, 1951, e 1959. Sempre com enorme sucesso de crítica e público, Bertha Rosanova excursionou por diversos países da América do Sul, França, África do Norte e Suíça.
Bailarina de inigualável dom artístico permanece como símbolo do ballet brasileiro,"A Magnífica", sem dúvida nossa bailarina maior.
Em 1983, Bertha Rosanova recebeu o Prêmio Pedro Ernesto da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, como gratidão a uma das mais eminentes expressões da dança aqui radicadas.
Bertha Rosanova dirigia e dava aulas na sua própria academia fundada em 1957, e periodicamente ensaiava as bailarinas do Teatro Municipal.
Vítima de câncer nos brônquios e nos pulmões, estava internada desde sexta-feira, 10/10/2008, mesmo dia em que foi homenageada em um grande espetáculo noTeatro Municipal, mas não chegou a ver a homenagem. A bailarina deixou marido, uma filha e dois netos, além de inúmeras admiradoras e alunas de sua escola de ballet.