Norton Nascimento
Norton%2BNascimento.jpg
NORTON CÂNDIA NASCIMENTO
(45 anos)
Ator, Produtor e Apresentador
* Belém, PA (04/01/1962)
+ SP (21/12/2007) - CAPRICORNIO

O ator, produtor e apresentador Norton Nascimento também é creditado como Northon Nascimento.

Ele jogou basquete dos 9 aos 27 anos e foi técnico dos 20 aos 30 anos.

A carreira como ator se iniciou em 1987, na escola de teatro. Um ano depois foi para o SBT, onde ficou até 1991. Depois, foi para a Rede Globo onde participou de novelas e minisséries.

Trabalhou em várias peças de teatro mas é lembrado por suas atuações na TV e no cinema como em "Sítio do Picapau Amarelo", a novela "A Padroeira"; seriado "Brava Gente" - "História de Carnaval"; minisséries "Aquarela do Brasil" e "Chiquinha Gonzaga".

Em 2003, o ator submeteu-se a um transplante de coração. Diante do risco iminente de morrer, um mês antes da internação, tornou-se evangélico.

Para estar vivo, Norton Nascimento precisou de 73 doações, entre sangue, plaquetas, plasma e um coração. Ficou 52 dias internado.

Depois da cirurgia, Norton ficou à frente de uma campanha nacional de doação de órgãos lançada TV Globo.

Em 2004, voltou aos palcos com a comédia "Estações", de Ricardo Hofstetter. No mesmo ano, Norton esteve no filme "Conspiração do Silêncio", sobre a Guerrilha no Araguaia.

O ator, produtor e apresentador Norton Nascimento também é creditado como Northon Nascimento.

Ele jogou basquete dos 9 aos 27 anos e foi técnico dos 20 aos 30 anos.

A carreira como ator se iniciou em 1987, na escola de teatro. Um ano depois foi para o SBT, onde ficou até 1991. Depois, foi para a Rede Globo onde participou de novelas e minisséries.

Já trabalhou em várias peças de teatro mas é lembrado por suas atuações na TV e no cinema como participação especial no "Sítio do Picapau Amarelo", a novela "A Padroeira"; seriado "Brava Gente" - "História de Carnaval"; minisséries "Aquarela do Brasil" e "Chiquinha Gonzaga".

Em 2003, o ator submeteu-se a um transplante de coração. Diante do risco iminente de morrer, um mês antes da internação, tornou-se evangélico.

Para estar vivo, Northon Nascimento precisou de 73 doações, entre sangue, plaquetas, plasma e um coração. Ficou 52 dias internado.

Depois da cirurgia, Norhton ficou à frente de uma campanha nacional de doação de órgãos lançada TV Globo.

Em 2004, voltou aos palcos com a comédia "Estações", de Ricardo Hofstetter. No mesmo ano, Norhon esteve no filme "Conspiração do Silêncio", sobre a Guerrilha no Araguaia.

Em meio a carreira de ator Norton também gravou um CD com o nome de "Olhar".

Contratado pela TV Gospel, em 2005 dirigiu os programas "Renascer Rio", "Renasce Brasília" e o "Gospel Kids". Em 2006, apresentou o programa de entretenimento "Ser Renascer". Também em 2006 encenou a peça "Josué".

O ator morreu aos 45 anos. Norton estava internado há alguns dias na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa, na Capital, recuperando-se de um quadro de complicações. De acordoarrow-10x10.png com o boletim médico, Norton teve "falência cardíaca secundária por quadro infeccioso pulmonar".

 
Atuação na Televisão:

2007 - Maria Esperança .... Nocaute (Bento de Jesus)
2001 - As Filhas da Mãe .... Investigador Marcelo
2001 - A Padroeira .... Zacarias
2001 - Brava Gente .... Marcelo
2001 - Sai de Baixo ... Felipe
2000 - Aquarela do Brasil .... Bemol
1999 - Chiquinha Gonzaga .... Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior
1994 - Você Decide
1997 - Malhação .... Fausto
1996 - O Fim do Mundo .... Frei Eusébio
1995 - A Próxima Vítima .... Sidney Noronha
1993 - Fera Ferida .... Wotan
1993 - Agosto .... Chicão
1992 - De corpo e alma
1981 - Os Imigrantes
1992 - De Corpo e Alma
1981 - Os Imigrantes

 
Atuação no Cinema:

2004 - Araguaya - A Conspiração do Silêncio .... Osvaldão
1999 - Até que a Vida nos Separe .... Pedro
1998 - Drama Urbano .... Waldo
1995 - Carlota Joaquina - Princesa do Brasil .... Fernando Leão